Autopeças

Como escolher uma boa oficina mecânica para caminhão?

Como escolher uma boa oficina mecânica para caminhão?

Você está procurando uma oficina mecânica para caminhão, mas teme não fazer uma boa escolha? Saiba que essa preocupação faz todo o sentido. Os caminhões são veículos pesados, com características específicas e que precisam de um cuidado mais rigoroso e personalizado durante o reparo e a manutenção. Para facilitar a sua escolha, resolvemos listar algumas dicas que vão orientar melhor a sua decisão. Confira!

10 dicas para escolher uma boa oficina mecânica para caminhão

O que levar em conta na hora de escolher uma boa oficina mecânica? Será que só o preço compensa? É verdade que o custo influencia na escolha, mas existem outros critérios que também devem ser analisados. Veja:

1. Reputação e credibilidade

A primeira dica é verificar a reputação que a oficina tem no mercado. Ou seja, você vai tentar conhecer as experiências que outras pessoas tiveram ao contratar aquele serviço.

Para isso, vale investigar o nome da oficina em sites de reclamação, nos comentários das páginas e redes sociais da empresa ou em sites especializados nos quais o estabelecimento esteja cadastrado.

Experimente fazer uma busca simples na internet, lançando o nome da oficina no buscador. Você vai encontrar comentários importantes de clientes que, certamente, irão facilitar a sua decisão.

Outra forma de avaliar a reputação da oficina é pedir recomendações a outros motoristas de caminhão. Procure saber sobre a qualidade do serviço, agilidade na entrega, atendimento e o que mais for importante para você nesse momento.

As indicações de pessoas de confiança, amigos ou especialistas ainda são uma excelente maneira de encontrar profissionais capacitados e aptos a realizar um bom trabalho.

2. Qualificação dos profissionais

Assim como acontece em vários estabelecimentos que prestam serviço, existem profissionais de excelência e existem aqueles que parecem não saber o que estão fazendo, seja por falta de experiência ou baixa qualificação mesmo.

Prefira sempre as oficinas que tenham profissionais capacitados, com qualificação técnica e que estejam em constante atualização a respeito dos serviços que executam.

No caso de caminhões mais modernos, com aparelhagem que exige um conhecimento mais específico e personalizado, é ainda mais importante optar por especialistas e profissionais experientes que possam, de fato, solucionar o seu problema.

Como saber se aquele profissional tem um bom currículo? Mais uma vez, as indicações podem ajudar. Além disso, busque informações sobre os mecânicos no site da oficina ou converse diretamente com o profissional e procure saber sobre as qualificações e experiência que ele possui.

Leia também: Quando trocar a correia dentada?

3. Infraestrutura e equipamentos

Uma boa oficina mecânica precisa ter uma estrutura adequada, com espaço físico apropriado para a manobra tranquila e segura de veículos de grande porte. 

Já os equipamentos de trabalho devem estar em perfeitas condições de uso. Evite oficinas que usam ferramentas obsoletas e prefira aquelas que investem em equipamentos modernos e diversificados.

As empresas que procuram modernizar seus equipamentos e capacitar seus funcionários demonstram que estão preocupadas em oferecer um serviço de qualidade e, portanto, merecem um voto de confiança. 

Na infraestrutura, observe se a oficina possui um pátio amplo, com piso resistente e local para guardar o veículo com segurança durante o tempo em que ele estiver aguardando atendimento.

Verifique se a oficina possui valas de inspeção. As valas são usadas quando os elevadores não sustentam corretamente os veículos pesados, assegurando a integridade dos funcionários e do caminhão.

Já em relação aos equipamentos, segue uma lista de itens importantes:

  • guinchos hidráulicos: ideais para içamento de veículos pesados;
  • máquinas pneumáticas: garantem uma fixação segura e rápida de peças durante a substituição ou reparo;
  • scanner automotivo: ferramenta importante para identificar problemas eletrônicos do veículo;
  • peças originais: na hora de substituir peças, prefira sempre as originais e recuse peças sem origem definida ou recondicionadas;
  • produtos e serviços específicos para o seu tipo de caminhão: algumas oficinas são especializadas em veículos a diesel ou com outras características específicas. 
  • cabine de pintura: opte por oficinas que tenham cabine com elevadores e plataforma com suporte para veículos pesados;
  • manômetro: verifica a pressão de gases e líquidos que o caminhão possui, facilitando a identificação de problemas relacionados.

4. Variedade de serviços oferecidos

Uma oficina bem planejada deve oferecer um catálogo completo e diversificado de serviços. Dessa forma, o dono do veículo pode fazer tudo que precisa em um só lugar, sem precisar se deslocar para outros estabelecimentos, o que é muito desgastante.

Na manutenção periódica, por exemplo, várias áreas do caminhão são avaliadas e diferentes serviços são executados, e se você puder resolver todas essas questões em um único lugar, terá menos custos e ganhará muito mais tempo.

Um serviço muito interessante, mas que não é muito comum em oficinas mecânicas, é o arquivamento das informações e serviços realizados em um determinado veículo.

Ao criar essa espécie de prontuário do caminhão, o mecânico ganha um embasamento melhor para, nas próximas visitas e manutenções, descobrir a causa de problemas, a necessidade de troca de peças, a realização de novos ajustes etc.

Leia também: Para que serve o óleo hidráulico?

5. Qualidade das peças de substituição

Procure saber se a oficina trabalha com peças originais e deixe claro sua preferência por itens originais, caso seja preciso fazer substituições. Elas têm boa procedência, são mais resistentes e duráveis e contribuem para o bom desempenho do veículo.

Nesse quesito, é importante conhecer os fornecedores da oficina, pois, com essa informação é possível saber se as peças que você está adquirindo realmente têm um bom custo-benefício e valem a pena o investimento.

A Imdepa, por exemplo, é uma fornecedora de peças, equipamentos e acessórios de caminhão que garante sempre a qualidade dos produtos que oferece, proporcionando uma aquisição segura para você e para o seu veículo.

Levou o caminhão para o conserto ou para a manutenção e precisa trocar peças? Solicite produtos da Imdepa. Assim, seu veículo terá as melhores peças, um desempenho sempre superior e uma vida útil prolongada.

6. Localização

A localização da oficina mecânica é um ponto que também deve influenciar na sua escolha. Um endereço que é de difícil acesso ou que está em uma área considerada de risco pode fazer com que a visita não valha a pena.

O ideal é que a oficina escolhida esteja em um bairro bem localizado, com serviços importantes e comodidades no entorno, como restaurantes, além de ruas de acesso bem asfaltadas e com boa iluminação.

A segurança também é um fator determinante. Evite locais considerados perigosos, com índice elevado de assaltos e outros delitos. Investir em segurança e evitar riscos nunca é demais.

Lembre-se que, dependendo do tipo de serviço realizado ou, até mesmo, da sua satisfação com o trabalho prestado, é provável que você volte outras vezes à oficina. Então, é importante que ela tenha uma localização estratégica e adequada às suas necessidades.

7. Prazos de entrega e garantias

Nada mais chato do que deixar o veículo na oficina, combinar um prazo de entrega, se programar para retirar o veículo e, no dia marcado, receber a informação que o caminhão ainda não está pronto.

Essa prática é muito comum nas oficinas mecânicas e pode ocorrer por vários motivos. Uma das razões é a oficina aceitar muitas solicitações, mas não ter pessoal e nem material de trabalho condizentes com a demanda.

A demora na entrega também pode ser causada pela falta de qualificação do mecânico, baixo estoque de peças de substituição ou, em alguns casos, por defeitos novos encontrados durante o reparo do veículo.

Para evitar dores de cabeça, converse previamente com o mecânico e deixe claro para ele quanto tempo disponível você tem para aguardar pelo veículo. Saiba se ele realmente tem disponibilidade para resolver o seu problema e peça um prazo honesto e que seja satisfatório para as duas partes.

Outro ponto importante é a garantia, que deve ser oferecida pela realização dos serviços e pelas peças substituídas. Além disso, dê preferência para guias de serviço e orçamentos escritos, com descrição detalhada, prazos e garantias firmados.

Visite a loja virtual da Imdepa. São mais de 19 mil produtos e muitos benefícios: cashback, clube de vantagens, pagamento facilitado e muito mais. Confira!

8. Orçamento transparente

O orçamento é um critério importante que pode determinar a sua decisão. Além disso, é uma ferramenta que vai evitar que você pague além do combinado, mantendo as suas despesas mais equilibradas.

Para não ter surpresas desagradáveis ao retirar o seu veículo, solicite à oficina uma descrição de tudo que será feito, incluindo valores, serviços, peças utilizadas, prazo de entrega e também a garantia. 

Tenha esse documento escrito ou em formato digital e apresente-o na hora de retirar o caminhão.

Ter esse cuidado evita outra prática comum que é, no ato da entrega do veículo, a cobrança de valores diferentes do que foi combinado anteriormente.

Se possível, disponibilize o seu telefone para que o mecânico entre em contato caso seja identificado algum problema novo no veículo e cujo conserto irá alterar o orçamento inicial.

Ao ser informado dessa necessidade, você não será pego de surpresa e se sentirá muito mais seguro para voltar à oficina em outro momento, quando precisar.

9. Certificações e autorizações

Caminhões são veículos de grande porte, com características que os diferenciam dos veículos de passeio em vários aspectos, incluindo as necessidades de manutenção e reparo.

Por isso, ao buscar uma oficina mecânica de caminhão, dê preferência para aquela que seja especialista no segmento. Essa qualificação é verificada por meio de certificações e autorizações, geralmente expostas no próprio estabelecimento.

Uma delas, considerada indispensável, é a certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Mas, existem outras igualmente importantes, como:

  • Qualificação de Mecânico de Manutenção: segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em relação à padronização, capacitação e atuação dos profissionais de mecânica.
  • Iso 9001: destaca o comprometimento da oficina com técnicas de gestão, boas condições de trabalho, práticas sustentáveis e segurança.

10. Atendimento ao cliente

Por fim, mas não menos importante, verifique como é feito o atendimento ao cliente, um diferencial de qualquer estabelecimento e que vai ajudar a definir uma escolha bem sucedida.

Um atendimento de qualidade é aquele que acontece com honestidade, cordialidade, educação, disponibilidade para tirar dúvidas e agilidade na entrega de serviços e informações.

A avaliação deve começar pelo primeiro contato que você faz com a oficina, seja para solicitar um orçamento ou para tirar as dúvidas iniciais, como localização e tipo de serviço realizado.

A presteza e a proatividade na hora da visita presencial também devem ser analisadas, pois mostram o desejo da oficina em agradar ao cliente. Ainda no primeiro contato, observe como os outros clientes são tratados e converse com eles sobre a experiência naquele ambiente.

Uma dica interessante é buscar a oficina nas redes sociais e ler alguns comentários das postagens. 

Muitos clientes usam a internet para relatar problemas com prestadores de serviço. Ver de perto como as empresas lidam com essas questões é importante para prever comportamentos e presumir futuras negociações.

Um comportamento que pode ser visto como um diferencial no atendimento ao cliente em oficinas mecânicas é a transparência nas informações repassadas, algo que nem sempre acontece como deveria.

Valorize a oficina que relata tudo que foi feito no seu veículo, que oferece opções de peças e serviços, que estabelece e cumpre prazos honestos e realistas, que mantém você informado, além de pedir a sua opinião quando necessário.

Leia também: Quais são as peças do kit embreagem?

Dica extra: tenha conhecimentos básicos sobre o seu veículo e sobre mecânica

Essa dica é muito importante para evitar que você seja ludibriado por pessoas que agem de má-fé. Infelizmente, esse tipo de profissional existe em todos os lugares e uma oficina mecânica não está isenta disso.

Procure saber sobre o funcionamento básico de um caminhão, conheça as peças e engrenagens consideradas mais importantes, descubra quais são os sinais que indicam mau funcionamento, dentre outros pontos importantes.

Essas informações estão disponíveis gratuitamente na internet, em páginas especializadas, e você pode acompanhá-las para se manter sempre atualizado. 

Além de reduzir as chances de cair em armadilhas, essa postura proativa e curiosa vai ajudar você a reduzir os custos com reparos de emergência e a programar melhor as manutenções, aumentando a vida útil do veículo e o seu desempenho.

IMDEPA: distribuindo peças com qualidade e confiança

Na hora de escolher uma boa oficina mecânica para caminhão, preze pela qualidade do serviço prestado e pela transparência no atendimento. E, claro, não esqueça de optar pelas peças distribuídas pela IMDEPA. Temos um catálogo completo de peças originais, com a qualidade necessária para garantir o desempenho e a segurança do seu veículo. Acesse a loja virtual da IMDEPA e confira os nossos produtos.

Categorias: Autopeças , Manutenção