Cubo de roda: o que é e para que serve?

O cubo de roda está presente em todos os veículos, de todos os modelos e tamanhos, e tem uma função muito importante, que é proporcionar uma direção tranquila e segura ao motorista. Embora seja um item durável e resistente, ele pode apresentar uma série de problemas causados por má instalação, peso excessivo ou falta de manutenção. A seguir, vamos saber o que é o cubo de roda e como ele funciona. Vamos saber também quais problemas ele costuma apresentar e como evitá-los investindo, dentre outras coisas, em uma manutenção eficiente. Continue lendo e saiba mais.
O cubo de roda é uma peça de formato cilíndrico e possui, em sua estrutura, entradas para porcas e parafusos de fixação. É um dos dispositivos que compõem o sistema de freio do veículo, fixando discos, tambores e rodas.
No centro do cubo de roda, existe uma abertura onde deve ser introduzida a manga do eixo e também os rolamentos. O cubo de roda é uma peça pequena, porém robusta e durável, especialmente se for feita de aço e não de ferro fundido.
A principal função do cubo de roda é garantir que a junta homocinética transmita o toque necessário para as rodas, iniciando o movimento dos pneus.
Também é ele que suporta o peso das rodas, alinhando-as ao eixo. Por fim, o cubo de roda serve de suporte para o disco de freio, ou para o tambor, se for o caso.
O cubo de roda está diretamente ligado à movimentação do automóvel, permitindo um deslocamento fluido e tranquilo. Por isso, é tão importante que essa peça esteja em perfeitas condições de uso.
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O cubo de roda é uma peça durável, criada para acompanhar a vida inteira de um veículo. Entretanto, a sua resistência não afasta o risco de problemas. Conheça as alterações mais comuns no cubo de roda e a causa desses transtornos.
É possível que, durante a instalação ou manutenção, o cubo de roda receba um torque acima do necessário. Quando isso acontece, os rolamentos ficam superaquecidos, podendo causar travamento ou desligamento dos componentes do cubo, situações que podem gerar graves acidentes de trânsito.
O cubo de roda pode sofrer quebras, trincas e outros tipos de desgastes decorrentes de várias situações diferentes. Geralmente, esses danos são causados por torque excessivo, pancadas, trepidações durante a viagem e sobrecarga.
O desgaste é um dos problemas mais comuns do cubo e pode fazer com que o veículo apresente algum sintoma característico, como barulhos estridentes, ruídos e vibrações tanto no volante quanto no pedal de freio.
Sabemos o quanto a lubrificação é importante para o correto funcionamento de peças e engrenagens. Não seria diferente com o cubo de roda. Usar uma quantidade insuficiente ou excessiva de lubrificante e aplicar produtos de má qualidade são situações comuns que interferem no desempenho do veículo.
Além disso, a falta de limpeza no sistema onde está o cubo de roda favorece o acúmulo de poeira e outros resíduos que, ao se misturarem com o lubrificante, danificam a formulação e atrapalham a sua função.
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A oxidação do cubo de roda pode surgir após os veículos trafegarem por ruas alagadas. O contato direto e frequente com a água danifica a superfície do cubo, fazendo surgir pontos de corrosão e de ferrugem.
A oxidação aumenta o risco de desgastes mais profundos, como fendas e trincas, o que é inadmissível para esta peça. Esse é um problema que vai se agravando a longo prazo, portanto, precisa ser verificado durante os períodos de manutenção.
Se o excesso de torque é um problema, a falta dele também é. O cubo de roda não pode estar muito apertado e nem folgado demais, pois essas situações impedem o seu funcionamento correto.
Uma maneira de saber se o carro apresenta essa alteração é observando o movimento dos pneus quando o veículo está suspenso. Caso eles estejam balançando além do normal, é conveniente buscar ajuda de um profissional de mecânica para verificar a situação do cubo de roda.
A má instalação pode acontecer por falta de habilidade do profissional ou por uso de ferramentas inadequadas durante a fixação. Como consequência, temos peças frouxas, desajustadas, desalinhadas ou apertadas demais.
O cubo de roda deve ser instalado com o auxílio de acessórios corretos, como o aplicador de cubo, o torquímetro, as chaves, os soquetes e sacadores específicos.
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O cubo de roda pode sofrer deteriorações naturais com o passar do tempo, dependendo da intensidade de uso e também da qualidade da peça. No entanto, muitos dos problemas citados são provenientes de maus hábitos praticados ao volante. Além disso, a falta de manutenção e conservação do veículo também aumenta a incidência desses infortúnios. Confira algumas dicas para amenizá-los:
Muitos motoristas adiam a manutenção do seu veículo e deixam para levar o carro ao mecânico apenas quando percebem algum problema mais grave. A manutenção, na verdade, é uma necessidade do automóvel e deve ser realizada com frequência.
Além de ser benéfica para o carro e suas peças, a manutenção confere mais segurança para o motorista, para os demais ocupantes do veículo e também para as outras pessoas que compõem o trânsito.
De maneira geral, a orientação de especialistas é que o carro passe por manutenção a cada 10.000 km rodados. Esse prazo pode ser maior se, ao longo desse período, o motorista adotar boas práticas e realizar os cuidados mínimos.
A recomendação é que a manutenção seja feita de forma preventiva, ou seja, com foco em identificar problemas antecipadamente. A partir dessa verificação, fica mais fácil e eficiente pensar em maneiras de evitá-los.
Uma dica interessante é criar um cronograma de manutenção e um check list com tarefas que devem ser executadas durante a inspeção. Algumas dessas tarefas são:
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Vimos que a perfeita execução do cubo de roda é fundamental para o desempenho do veículo. Para que isso aconteça, contudo, um dos requisitos básicos é a qualidade da peça, o que deve ser observado no ato da compra.
O cubo de roda precisa ser durável e resistente para suportar o peso do veículo, suas manobras e impactos.
O material do qual é feito o cubo de roda também conta. O aço é uma matéria-prima naturalmente mais resistente do que o ferro fundido, material que também é utilizado para a fabricação da peça em questão.
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