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Cubo de roda: o que é e para que serve?

Cubo de roda: o que é e para que serve?

O cubo de roda está presente em todos os veículos, de todos os modelos e tamanhos, e tem uma função muito importante, que é proporcionar uma direção tranquila e segura ao motorista. Embora seja um item durável e resistente, ele pode apresentar uma série de problemas causados por má instalação, peso excessivo ou falta de manutenção. A seguir, vamos saber o que é o cubo de roda e como ele funciona. Vamos saber também quais problemas ele costuma apresentar e como evitá-los investindo, dentre outras coisas, em uma manutenção eficiente. Continue lendo e saiba mais.

O que é cubo de roda? 

O cubo de roda é uma peça de formato cilíndrico e possui, em sua estrutura, entradas para porcas e parafusos de fixação. É um dos dispositivos que compõem o sistema de freio do veículo, fixando discos, tambores e rodas.

No centro do cubo de roda, existe uma abertura onde deve ser introduzida a manga do eixo e também os rolamentos. O cubo de roda é uma peça pequena, porém robusta e durável, especialmente se for feita de aço e não de ferro fundido.

Para que serve o cubo de roda? 

A principal função do cubo de roda é garantir que a junta homocinética transmita o toque necessário para as rodas, iniciando o movimento dos pneus.

Também é ele que suporta o peso das rodas, alinhando-as ao eixo. Por fim, o cubo de roda serve de suporte para o disco de freio, ou para o tambor, se for o caso.

O cubo de roda está diretamente ligado à movimentação do automóvel, permitindo um deslocamento fluido e tranquilo. Por isso, é tão importante que essa peça esteja em perfeitas condições de uso.

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Principais problemas no cubo de roda 

O cubo de roda é uma peça durável, criada para acompanhar a vida inteira de um veículo. Entretanto, a sua resistência não afasta o risco de problemas. Conheça as alterações mais comuns no cubo de roda e a causa desses transtornos.

Torque excessivo

É possível que, durante a instalação ou manutenção, o cubo de roda receba um torque acima do necessário. Quando isso acontece, os rolamentos ficam superaquecidos, podendo causar travamento ou desligamento dos componentes do cubo, situações que podem gerar graves acidentes de trânsito.

Peça danificada

O cubo de roda pode sofrer quebras, trincas e outros tipos de desgastes decorrentes de várias situações diferentes. Geralmente, esses danos são causados por torque excessivo, pancadas, trepidações durante a viagem e sobrecarga.

O desgaste é um dos problemas mais comuns do cubo e pode fazer com que o veículo apresente algum sintoma característico, como barulhos estridentes, ruídos e vibrações tanto no volante quanto no pedal de freio.

Lubrificação inadequada

Sabemos o quanto a lubrificação é importante para o correto funcionamento de peças e engrenagens. Não seria diferente com o cubo de roda. Usar uma quantidade insuficiente ou excessiva de lubrificante e aplicar produtos de má qualidade são situações comuns que interferem no desempenho do veículo.

Além disso, a falta de limpeza no sistema onde está o cubo de roda favorece o acúmulo de poeira e outros resíduos que, ao se misturarem com o lubrificante, danificam a formulação e atrapalham a sua função.

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Oxidação

A oxidação do cubo de roda pode surgir após os veículos trafegarem por ruas alagadas. O contato direto e frequente com a água danifica a superfície do cubo, fazendo surgir pontos de corrosão e de ferrugem.

A oxidação aumenta o risco de desgastes mais profundos, como fendas e trincas, o que é inadmissível para esta peça. Esse é um problema que vai se agravando a longo prazo, portanto, precisa ser verificado durante os períodos de manutenção.

Folgas

Se o excesso de torque é um problema, a falta dele também é. O cubo de roda não pode estar muito apertado e nem folgado demais, pois essas situações impedem o seu funcionamento correto.

Uma maneira de saber se o carro apresenta essa alteração é observando o movimento dos pneus quando o veículo está suspenso. Caso eles estejam balançando além do normal, é conveniente buscar ajuda de um profissional de mecânica para verificar a situação do cubo de roda.

Má instalação

A má instalação pode acontecer por falta de habilidade do profissional ou por uso de ferramentas inadequadas durante a fixação. Como consequência, temos peças frouxas, desajustadas, desalinhadas ou apertadas demais.

O cubo de roda deve ser instalado com o auxílio de acessórios corretos, como o aplicador de cubo, o torquímetro, as chaves, os soquetes e sacadores específicos.

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Como evitar problemas no cubo de roda? 

O cubo de roda pode sofrer deteriorações naturais com o passar do tempo, dependendo da intensidade de uso e também da qualidade da peça. No entanto, muitos dos problemas citados são provenientes de maus hábitos praticados ao volante. Além disso, a falta de manutenção e conservação do veículo também aumenta a incidência desses infortúnios. Confira algumas dicas para amenizá-los:

  • Evite sobrecarregar o veículo, respeitando as limitações estabelecidas pelo manual de fabricação do automóvel;
  • Jamais conserte o cubo de roda. Ao identificar algum dano na peça, troque-a por outro exemplar;
  • Ao trocar o cubo de roda, substitua também as demais peças que fazem parte dessa engrenagem, sempre priorizando a qualidade do dispositivo. Manter todas as peças em igual estado de conservação contribui para um desempenho similar, contínuo e seguro de todo o sistema;
  • Evite trafegar por ruas esburacadas e desniveladas. Além do cubo de roda, outras peças podem sofrer desgastes com os impactos recorrentes causados por essas oscilações;
  • Outra prática que deve ser evitada é a circulação por ruas alagadas, com muita lama ou poeira. Se possível, dê preferência para vias mais estruturadas para que o cubo de roda não sofra com a umidade e invasão de detritos;
  • Realize a manutenção preventiva e periódica das peças. Na ocasião, devem ser observados pontos importantes, como lubrificação, quebras, folgas, peças muito apertadas etc;
  • Oriente a equipe quanto à utilização das ferramentas e das práticas corretas de instalação. O uso de martelos ou de força excessiva para encaixar o objeto não é recomendado;
  • Faça uma visita ao mecânico sempre que o veículo sofrer algum choque mais violento. Esse cuidado é imprescindível para identificar precocemente alguma alteração e corrigi-la antes que resulte em um acidente;
  • Sabe aquele contato com o meio fio na hora de estacionar? Pode parecer inofensivo, mas esse atrito também pode desgastar o cubo de roda;
  • Observe os sinais que o seu carro emite e investigue todas as situações que identificar. Fique atento a barulhos estranhos ou excessivos, peças com folgas, pneus rígidos ou frouxos, vibrações acima do normal etc.
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Manutenção do cubo de roda 

Muitos motoristas adiam a manutenção do seu veículo e deixam para levar o carro ao mecânico apenas quando percebem algum problema mais grave. A manutenção, na verdade, é uma necessidade do automóvel e deve ser realizada com frequência.

Além de ser benéfica para o carro e suas peças, a manutenção confere mais segurança para o motorista, para os demais ocupantes do veículo e também para as outras pessoas que compõem o trânsito.

De maneira geral, a orientação de especialistas é que o carro passe por manutenção a cada 10.000 km rodados. Esse prazo pode ser maior se, ao longo desse período, o motorista adotar boas práticas e realizar os cuidados mínimos.

A recomendação é que a manutenção seja feita de forma preventiva, ou seja, com foco em identificar problemas antecipadamente. A partir dessa verificação, fica mais fácil e eficiente pensar em maneiras de evitá-los.

Uma dica interessante é criar um cronograma de manutenção e um check list com tarefas que devem ser executadas durante a inspeção. Algumas dessas tarefas são:

  • Verificar a situação da lubrificação e, se for o caso, substituir a graxa ou o óleo;
  • Fazer o torque de acordo com as instruções do manual de fabricação do veículo;
  • Verificar a situação de todos os outros componentes do sistema. Peças deterioradas sobrecarregam o cubo, acelerando o seu desgaste;
  • Usar peças de qualidade na hora de fazer as substituições, incluindo o lubrificante;
  • Investir em uma boa limpeza, retirando poeira, detritos e outros resíduos que, porventura, estejam alojados.

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Como escolher um cubo de roda? 

Vimos que a perfeita execução do cubo de roda é fundamental para o desempenho do veículo. Para que isso aconteça, contudo, um dos requisitos básicos é a qualidade da peça, o que deve ser observado no ato da compra.

O cubo de roda precisa ser durável e resistente para suportar o peso do veículo, suas manobras e impactos.

O material do qual é feito o cubo de roda também conta. O aço é uma matéria-prima naturalmente mais resistente do que o ferro fundido, material que também é utilizado para a fabricação da peça em questão. 

Para acertar na escolha, compre de empresas reconhecidas no mercado e que garantem a procedência dos seus produtos, como a IMDEPA, que tem mais de 60 anos de experiência na oferta de produtos para os segmentos automotivo, industrial e agrícola.

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