Manutenção

Hora da manutenção: e agora?

A importância da escolha correta para o alcance de bons resultados

Você já parou para pensar na quantidade de caminhões que circulam neste exato momento pelas avenidas e estradas do nosso país? E quanto ao setor agrícola, que ao lado da indústria segue como um dos principais pilares da economia brasileira, como manter os processos a todo o vapor sem a ameaça de comprometer sua capacidade de expansão e produtividade a médio ou curto prazo? A solução reside no grau de atenção dado aos tipos de manutenção.

Seja para garantir o bom funcionamento de um veículo, seja para o trabalho otimizado em uma rede de alta produção, o gerenciamento de manutenção no maquinário é essencial para evitar agravantes, como: trabalho dobrado, equipamentos ociosos, prazos comprometidos e, por fim, prejuízos financeiros. Sabe aquele velho ditado: “É melhor prevenir do que remediar.”? Então, nesse contexto, o melhor é dar ouvidos à tradição.

Compreender os processos para atuar com estratégia na resolução representa aprimorar as operações e não errar durante ou na iminência de alguma ocorrência. Investir em uma boa gestão torna possível contornar os problemas sem ser pego de surpresa, gerenciar melhor os recursos e não comprometer o padrão e a qualidade.

Por essas e outras, é importante entender a diferença entre os tipos de manutenção e, principalmente, saber quando aplicar cada uma delas. Você conseguiria apontar exemplos de manutenção preventiva corretiva e preditiva? Como definir um plano e qual o melhor momento para dar início aos procedimentos? O que é manutenção preditiva? Qual a diferença entre manutenção preventiva e manutenção corretiva? Dúvidas pertinentes e comuns cujas respostas podem ser elucidadas a seguir.

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O que é manutenção corretiva?

Aqui o processo acontece com o propósito de “apagar incêndios”, seja para o caso de o equipamento pifar, seja para quando a eficiência estiver comprometida. Recebe o nome de corretiva por ser um serviço realizado quando já há um problema presente. Identificada a ocorrência, o objetivo passa a ser o de efetuar o conserto com o fim de recuperar (ou até melhorar) a performance do maquinário. Existem dois tipos de manutenção corretiva:

Manutenção corretiva planejada: torna o processo mais seguro e direcionável, uma vez que ela foi programada com a finalidade de corrigir um erro previsto.

Manutenção corretiva não planejada: implica no fator surpresa, aleatoriedade essa que pode gerar altos custos e comprometer a segurança dos colaboradores.

Manutenção preventiva

Como o próprio nome sugere, manutenções preventivas têm o objetivo de precaver a ocorrência de um problema por meio de algumas atividades. Exemplos de manutenção preventiva: inspeções, substituições de peças, limpezas, lubrificações, etc. Ela atua no sentido de evitar o desgaste precoce do maquinário, para isso estabelece uma previsão para trocas. Outro ponto positivo é que através das manutenções preventivas diminui-se o risco de acidentes envolvendo trabalhadores, já que os serviços são programados antes do surgimento da falha.

O que é manutenção preditiva?

Dos tipos possíveis de manutenção, talvez essa seja a que mais gere dúvidas, o que não a torna menos importante, pelo contrário. Manutenção preditiva é o monitoramento realizado por meio da análise de dados, como avaliação de vibração, desgaste de peças, etc. Por meio do uso de dispositivos, é possível diagnosticar o problema com um nível maior de detalhamento e definir o período para manutenção dos componentes do maquinário, reduzindo assim os custos.

Em resumo: tratam-se de ações essenciais com período específico para atuação e capacidade para potencializar resultados. Agora que você compreende um pouco mais a importância e as diferenças entre manutenção corretiva preventiva e preditiva é preciso ter atenção a outro relevante processo: a escolha do seu fornecedor. Nesse momento, priorize sempre a qualidade, o compromisso e a tradição.

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