Autopeças

Saiba tudo sobre peças e acessórios para caminhão

Saiba tudo sobre peças e acessórios para caminhão

As peças e os acessórios para caminhão ocupam posições diferentes no quesito “necessidade”, mas ambos muito valiosos para o veículo e seu condutor. As peças são itens essenciais e executam as funções básicas do veículo. Já os acessórios para caminhão são mais voltados para o conforto e utilidade. Seu papel é tornar a viagem do caminhoneiro um pouco mais segura, prazerosa e agradável. A seguir, vamos conhecer mais sobre as peças e acessórios para caminhão, sua importância e como utilizá-los.

Como as peças influenciam no desempenho do caminhão? 

As peças são elementos estruturais do veículo e permitem que o caminhão siga corretamente os seus trajetos, transportando produtos por todo o país.

Além de compor o caminhão, as peças aumentam a sua durabilidade e valorização, reduzem a necessidade de manutenção e melhoram a eficiência no transporte de carga, acelerando as entregas e tornando a viagem mais segura para todos.

Para garantir esses e outros benefícios, é muito importante conhecer a procedência das marcas e escolher fornecedores de confiança, que garantam a qualidade dos produtos comercializados.

Vamos tomar como exemplo um pneu, peça indispensável ao caminhão. É um objeto simples, mas que, para desempenhar bem o seu papel precisa ser durável, resistente, ter boa procedência, ter o tamanho adequado e deve ser trocado com frequência, conforme a intensidade de uso.

A ausência desses cuidados pode resultar em vários problemas para o motorista, como a redução do controle sobre o veículo, alteração da aderência do pneu ao asfalto, desgastes frequentes e, até mesmo, acidentes nas estradas causados por essas alterações.

Outra composição com relevância ainda mais evidente é o sistema de freios do caminhão que deve estar sempre em perfeito estado e plena execução.

Peças desgastadas podem danificar outros elementos importantes além do sistema de freios, como rolamentos e pneus, o que também aumenta o risco de acidentes por falhas mecânicas.

Leia também: Quais são as peças do kit embreagem?

Tipos de peça para caminhão 

Sempre que precisa adquirir uma peça nova, seja para formar estoque ou para substituir um item danificado, o consumidor se depara com três versões diferentes: peça genuína, peça original e peça genérica. Afinal, qual escolher? Confira as diferenças entre cada uma delas.

Genuína

A peça genuína é vendida apenas nas concessionárias autorizadas e possui a embalagem exclusiva da marca fabricante. É chamada de peça de reposição porque é utilizada na linha de montagem do veículo.

Devido a essas características, é uma peça com valor mais alto do que as demais. Contudo, possui garantia e qualidade reconhecidas pela fabricante original do caminhão.

Original

A peça original é conhecida como substituta da peça genuína, uma vez que é produzida pela fabricante do veículo para revenda no mercado alternativo. Entretanto, não possui a identificação da empresa.

Por não apresentar a marca que caracteriza a procedência, a peça original corre o risco de ser modificada ou criada por empresas distintas da fabricante original, o que também pode alterar a sua estrutura e qualidade.

Genérica

A peça genérica, também conhecida como alternativa ou paralela, é confeccionada por diferentes empresas e, depois, é disponibilizada para venda em diversos setores automotivos.

É uma peça mais barata se comparada às outras versões, mas que pode não apresentar a mesma resistência, durabilidade ou desempenho das peças genuínas e originais.

Nem sempre é possível identificar a procedência real da peça paralela, conhecer seu processo de fabricação e atestar o cumprimento das exigências para a criação de uma peça segura e eficiente. Por isso, é uma aquisição que envolve alguns riscos para o consumidor.

Na hora da compra, prefira as peças genuínas ou originais e deixe as paralelas para as situações de emergência, lembrando de substituí-las logo que possível.

Visite a loja virtual da Imdepa. São mais de 19 mil produtos e muitos benefícios: cashback, clube de vantagens, pagamento facilitado e muito mais. Confira!

Principais peças para caminhão 

Agora, vamos conhecer as principais peças que compõem um caminhão e saber mais sobre o seu funcionamento.

Motor

O motor é a peça mais importante do caminhão, conhecido como o “coração” do veículo. Por isso, precisa de atenção redobrada do motorista, principalmente em relação à manutenção.

Em caso de pane total, o motor pode, simplesmente, parar de funcionar, deixando o motorista em situações difíceis e, até mesmo, perigosas, dependendo do local ou do horário em que isso acontecer. Sem contar nos custos de reparo, que costumam ser elevados nesses casos.

Por isso, além da manutenção em dia, é preciso observar alguns sinais que indicam problemas no motor, como presença de fumaça, aumento da temperatura, ruídos estranhos e falhas na partida.

Câmbio

O câmbio, ou embreagem, é uma engrenagem formada por peças diversas, como disco, platô e rolamento. A função dele é transferir a força do motor para o sistema de transmissão e, em seguida, para as rodas.

Quando algo não vai bem no câmbio, o condutor consegue perceber alguns sinais estranhos na hora de trocar as marchas, como resistência, barulhos estranhos, trepidações, folgas e falhas.

Eixos

Os eixos são responsáveis por conectar as rodas do caminhão, auxiliando o processo de suspensão e promovendo um equilíbrio maior ao veículo. Além disso, os eixos interferem no valor do pedágio cobrado e podem restringir o volume de cargas movimentadas.

Os eixos podem ser simples, duplos ou triplos. Para escolher o mais adequado ao caminhão, é preciso considerar as necessidades do veículo e também a quantidade de carga que ele transporta no seu dia a dia. 

Suspensão

A suspensão é um sistema elaborado para absorver os impactos e as vibrações sofridas pelo veículo durante o seu trajeto, protegendo outras peças importantes, como o motor, o sistema de transmissão e a carroceria.

Além disso, a suspensão também aumenta a aderência das rodas ao solo, melhorando a movimentação do caminhão nas curvas e durante as frenagens, garantindo uma viagem mais segura, fluida e tranquila.  

Por esta razão, é um dos componentes mais importantes para o transporte de carga.

Freios

O sistema de freios é essencial em qualquer meio de transporte e não seria diferente com os caminhões. A sua função é desacelerar o veículo, parando-o por completo quando o condutor assim desejar.

Estar com os freios funcionando perfeitamente é fundamental para o caminhão, pois é o que controla a velocidade e o direcionamento, evitando uma série de acidentes.

Existem vários tipos de freios, sendo os mais comuns o freio a disco, o freio ABS, o freio EBS, o freio tambor, o freio motor, o freio a ar e o freio auxiliar.

Quando apresenta algum dano, o sistema de freio pode emitir sinais específicos, como pedal rígido, ruídos estranhos durante o seu acionamento, desaceleração muito lenta e trepidações.

Pneus

Os pneus exercem várias funções diferentes, sendo responsáveis por direcionar o caminhão durante o trajeto, suportar o peso transportado, transferir as forças de tração e de frenagem e absorver os impactos.

Por estarem em constante contato com o solo, os pneus se desgastam com muita facilidade e essas alterações devem ser observadas pelo caminhoneiro em avaliações frequentes.

Rachaduras, bolhas, ressecamento, ondulações e sulcos profundos são sinais evidentes de desgaste e indicam a necessidade de substituição da peça. Além disso, pneus carecas também devem ser trocados, pois aumentam o risco de acidentes.

Leia também: Quais são os tipos de mangueira e para que servem?

Acessórios importantes para caminhão

Para tornar a rotina de viagens muito mais produtiva, segura, ágil e confortável, o caminhoneiro tem à disposição uma série de acessórios que são simples de usar e muito úteis. Confira alguns acessórios para caminhão que não podem faltar no seu veículo:

Rodas de alumínio

As rodas de alumínio oferecem muitas vantagens ao caminhoneiro, se comparadas às rodas de aço. Elas são mais leves, resistentes e ajudam a reduzir o consumo de combustível, uma vez que diminuem o peso geral do caminhão. A desvantagem é o preço, um pouco mais alto do que o valor das rodas convencionais.

Extintor de incêndio

O extintor de incêndio é um item obrigatório nos caminhões, de acordo com a Resolução 556/2015, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e devem estar sempre em condições de uso.

Além da disponibilidade, o condutor precisa saber como utilizar o extintor de incêndio, em caso de necessidade.

Defletores de ar

O defletor de ar fica instalado sobre a cabine do caminhão. A sua função é ajudar o veículo a lidar melhor com a resistência do ar, melhorando a sua aerodinâmica. 

O defletor diminui a força empregada pelo condutor para controlar o veículo, o que reduz o desgaste dos pneus e ajuda na economia de combustível.

Câmeras de segurança

As câmeras de segurança ajudam a manter o caminhoneiro e o veículo mais seguros ao longo da viagem e também durante as pausas. Apesar de não evitar roubos e assaltos, as câmeras podem inibir algumas práticas, além de ajudar no esclarecimento de acidentes e outras ocorrências.

Kit de ferramentas

As ferramentas servem para pequenas manutenções do caminhão. Chave de fenda, chave de roda, martelo, pregos, fita adesiva e outros objetos são muito úteis em momentos de urgência.

Kit de primeiros socorros

O kit de primeiros socorros vai socorrer o condutor caso ele sofra pequenos ferimentos durante o seu trajeto. Um kit básico deve conter algodão, álcool em gel, tesoura, gaze, esparadrapo, pomada cicatrizante, analgésico e antitérmico.

Cordas

As cordas atendem a vários tipos de necessidade do caminhoneiro e podem ser encontradas em tamanhos e formatos distintos. Além disso, podem conter fibras elásticas em sua estrutura, ampliando a sua utilidade e aplicação.

GPS

O GPS é um sistema de navegação que vai orientar o caminhoneiro naqueles momentos em que surgem dúvidas sobre o percurso. Além disso, o GPS identifica bloqueios em estradas, acidentes e outros problemas que podem atrapalhar a viagem, facilitando o desvio pelo condutor.

Leia também: Conheça as diferenças entre a bucha de fixação e desmontagem

A importância da manutenção para evitar problemas com caminhão

Os caminhões de carga estão diariamente expostos a um grande volume de cargas, às péssimas condições das estradas e a uma movimentação intensa de mercadorias.

Portanto, são veículos que devem passar por manutenções constantes para que sejam verificadas as condições físicas das peças que o compõem, como o motor, os freios, os pneus, os eixos e outros itens.

Com a manutenção em dia, o caminhoneiro pode se precaver de vários problemas e situações de emergência, como:

  • paralisação do motor, uma situação comum e bastante perigosa para o condutor;
  • pneus estourados, que podem causar acidentes graves;
  • acidentes e pausas não programadas;
  • sistema de freio ineficiente;
  • reparos emergenciais, que são muito mais caros do que os programados;
  • perda de mercadorias perecíveis devido às pausas longas e forçadas do caminhão;
  • insatisfação do consumidor e da empresa contratante por atrasos na entrega;
  • desvalorização do caminhão e do condutor por entregas não realizadas ou feitas fora do prazo.

A manutenção preventiva é a melhor forma de identificar previamente peças desgastadas, falhas e outras ocorrências que precisam de substituição ou reparo. Programe as manutenções do seu caminhão para períodos de menor fluxo de trabalho. Assim, seu meio de transporte estará sempre em boas condições de uso e não vai deixar você na mão.

E-book Guia completo para revendas de peças. Baixe gratuitamente.

Como escolher peças e acessórios para caminhão? 

Lá no começo deste artigo, conhecemos a importância das peças e vimos o quanto elas interferem no desempenho de um veículo. 

Agora, vamos saber como escolher corretamente as peças e os acessórios para caminhão, equilibrando preço e qualidade.

Conheça a procedência das peças

Dê preferência para as peças genuínas ou originais. São itens que já possuem uma garantia maior de qualidade e segurança e são elaborados por fabricantes reconhecidos no mercado automotivo.

Conte com fornecedores de confiança

Verifique como é feito o armazenamento das peças e procure saber como é a relação do fornecedor com outros consumidores. A ideia é conhecer melhor a empresa e perceber se ela é, de fato, confiável.

Conheça o prazo de entrega

O prazo de entrega deve atender às demandas do seu veículo e das suas viagens. Em situações de emergência, o seu fornecedor consegue disponibilizar as peças que você precisa? É possível negociar prazos melhores e mais confortáveis? Ponha tudo isso na balança na hora de fechar negócio.

Leia também: Quando utilizar uma porca hidráulica?

Faça uma pesquisa de preços  e analise o custo-benefício

Realize orçamentos com empresas diferentes, compare os preços e avalie qual delas tem o custo-benefício melhor, levando em conta não apenas o valor das peças, mas a qualidade e a entrega dos pedidos.

Tenha um cronograma de manutenção

Durante as manutenções regulares, você irá perceber o que deve ser consertado ou trocado no seu veículo, o que vai evitar substituições repentinas e desnecessárias, focando no que é, de fato, mais importante.

IMDEPA: sua distribuidora de peças automotivas e acessórios

Está procurando peças e acessórios para deixar o seu caminhão mais seguro, potente e funcional? A Imdepa tem tudo que você precisa. 

A Imdepa oferece peças e acessórios para caminhão com a qualidade que você precisa e o preço que você deseja. Tudo de acordo com a sua necessidade, com entrega rápida e atendimento personalizado. Venha conhecer mais de perto os nossos produtos, visite nossa loja virtual.

Categorias: Autopeças