Manutenção

Manutenção preditiva e os benefícios para a indústria

Investimento inteligente que coloca sua empresa à frente no alcance da solução

Você já ouviu falar em manutenção preditiva? Caso seja da indústria e ainda não saiba os benefícios desse processo para ganhos na produtividade, está na hora de conhecer. Dentre os tipos de manutenções existentes no mercado, esta talvez seja a que mais suscite dúvidas – o que, claro, não a torna menos importante comparada às demais.

Para entender o que é manutenção preditiva e sua importância, principalmente para o mundo dos negócios, vamos iniciar pelo básico: o conceito! No dicionário, encontramos a palavra preditivo relacionada à predição, que nada mais é do que a ação de afirmar antecipadamente o que poderá ocorrer num momento futuro.

Saindo do conceito para voltar à esfera prática, o investimento em manutenção preditiva representa se colocar um passo à frente na resolução de problemas. Processo esse que provém uma série de benefícios a médio e longo prazo, entre os quais: limitar as despesas causadas por falhas inesperadas e indesejadas interrupções na produção.

Diferentemente da manutenção corretiva (que é mais imediatista), a manutenção preditiva visa a busca de soluções com apoio na coleta prévia de informações. Com constantes avanços tecnológicos em setores como o de análise de dados e de inteligência artificial, simultaneamente surgem instrumentações cada vez mais específicas e capazes de garantir informações assertivas acerca de um determinado equipamento.

Com base nos dados coletados, é possível corrigir o erro na raiz por estar preparado para verificar: condições mecânicas, eletrônicas, hidráulicas, elétrica e, havendo ou não a necessidade, implementar os trabalhos corretivos necessários a fim de antecipar qualquer falha ou mau funcionamento.

Visite a loja virtual da Imdepa. São mais de 19 mil produtos e muitos benefícios: cashback, clube de vantagens, pagamento facilitado e muito mais. Confira!

Como pode ser aplicada a manutenção preditiva?

Onde houver um equipamento de alta performance (de maior valor agregado) será possível, e até recomendado, investir neste importante processo de prevenção via análises. Na indústria, por exemplo, onde fábricas trabalham para atender grandes demandas e cumprir cronogramas, a ação preditiva, seja para manutenção agrícola, manutenção industrial ou manutenção automotiva, se revela não só necessária como altamente eficaz.

Com o modo de aplicação da manutenção preditiva, que contempla o monitoramento constante, será possível: evitar paradas forçadas, potencializar a vida útil de máquinas e equipamentos, eliminar a necessidade de manutenção corretiva e potencializar a produtividade. Entre as técnicas adotadas para o bom exemplo de manutenção preditiva industrial, existem:

– Termografia: método que possibilita a detecção de rachaduras, falhas de acoplamento e atritos diversificados em redutores ou fornos.

– Ferrografia: é o estudo tribológico de partículas que permite a detecção de resíduos diversos e que podem prejudicar o interior das máquinas.
No setor automotivo, temos na forma de manutenção preventiva exemplos como:

– Análise de vibrações: método que visa descobrir falhas nos componentes de um equipamento rotativo, além de verificar a taxa de variação das forças dinâmicas geradas. Técnica que pode ser aplicada sem precisar interromper o funcionamento do maquinário

– Análise estrutural: por meio desse processo é possível encontrar rachaduras, fissuras, trincas ou mesmo vazamentos em diversificados pontos durante as inspeções de frota.

Gostou das dicas? Agora que você compreende melhor sobre manutenção preditiva, o que é e qual o seu real valor, o próximo passo é ter um fornecedor de confiança para a compra de produtos de qualidade certificada.

Para investir em peças de reposição para os mercados agrícola, industrial e automotivo, conte com a Imdepa. Possuímos uma ampla gama de soluções e variadas formas de contato para melhor atendê-lo.

Categorias: Manutenção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *