Manutenção

Manutenção industrial: o que é, importância e como funciona

Manutenção industrial: o que é, importância e como funciona

A manutenção industrial reúne um conjunto de ações consideradas indispensáveis em um chão de fábrica. É por meio dessa atividade que as máquinas ganham uma maior vida útil, que os acidentes e as falhas são reduzidos e que a equipe consegue trabalhar com mais segurança e produtividade. A seguir, vamos falar sobre o conceito de manutenção industrial, conhecer seus tipos, objetivos e vantagens.

Você sabe o que é manutenção industrial? 

Manutenção industrial é um conjunto de práticas operacionais, e também de ações estratégicas, realizadas para melhorar o desempenho de máquinas e colaboradores a partir da averiguação das condições físicas desses equipamentos.

Em outras palavras, são atividades que visam a correção de falhas, a reposição de peças e a conservação de máquinas para que elas continuem apresentando bons resultados ao longo da sua utilização.

Para que serve a manutenção industrial? 

A manutenção industrial tem vários objetivos diferentes. O primeiro deles é aumentar a vida útil de máquinas e equipamentos, reduzindo falhas inesperadas e, consequentemente, pausas forçadas durante o processo produtivo.

Com isso, a empresa consegue aumentar a produtividade de funcionários, otimizar os resultados, reduzir os custos envolvidos na perda ou conserto de maquinários, além de melhorar a gestão operacional desses instrumentos.

Outra finalidade da manutenção industrial, considerada uma consequência das primeiras ações, é garantir a integridade física de colaboradores, responsáveis pelo manuseio diário dos equipamentos.

Podemos citar, ainda, outros objetivos da manutenção industrial:

  • Assegurar que máquinas, equipamentos e demais dispositivos estejam disponíveis para uso quando necessário;
  • Reduzir os riscos de acidentes;
  • Aumentar a eficiência e a qualidade dos processos produtivos;
  • Melhorar a satisfação do cliente através da oferta de um serviço ou produto de qualidade;
  • Agir de forma proativa, antecipando possíveis situações que precisam ser controladas, os chamados imprevistos.

Leia também: Para que serve a graxa e como escolher

Conheça os tipos de manutenção industrial 

A manutenção industrial costuma ser lembrada quando há necessidade de reparo de alguma máquina com defeito. Mas, na verdade, ela acontece ao longo de todo o funcionamento e uso desse equipamento. Conheça os tipos de manutenção industrial:

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é um dos tipos mais conhecidos. O seu objetivo é evitar que incidentes e falhas aconteçam e, para isso, são realizadas vistorias frequentes nos equipamentos utilizados no chão de fábrica.

A base da manutenção preventiva é o planejamento, caracterizado pela criação de um calendário ou cronograma de estudo das máquinas. Nesse momento, são buscadas possíveis falhas, desgastes ou outros sinais que indiquem mau desempenho.

A manutenção preventiva acontece periodicamente de forma que o processo produtivo não precise parar suas atividades devido a imprevistos, que poderiam ter sido facilmente percebidos com uma inspeção agendada.

Manutenção Preditiva

Outro tipo de manutenção industrial é a preditiva. Nessa modalidade, as máquinas são analisadas em tempo real, enquanto estão desenvolvendo o seu trabalho. Por esta razão, é uma atividade que depende muito da observação e da ação do profissional responsável por aquele dispositivo.

O objetivo da manutenção preditiva é identificar pequenas falhas que, se não forem corrigidas, podem evoluir para complicações mais graves. Assim, o operador pode perceber ruídos excessivos, elevação da temperatura, engasgos, lentidão, vibração acima do esperado e outros indícios de desgaste do aparelho.

A principal diferença entre a manutenção preventiva e a manutenção preditiva é que, no primeiro tipo, existe um cronograma estabelecido para avaliação de cada máquina. No segundo caso, a observação é feita diariamente, durante o uso do equipamento.

Apesar da diferença, esses dois modelos de manutenção têm o mesmo objetivo: evitar o terceiro tipo de manutenção industrial, a corretiva, considerada mais cara, arriscada e que compromete bastante o ciclo de produção.

Manutenção Corretiva

Esse é o terceiro tipo de manutenção industrial e, como o nome sugere, o seu objetivo é reparar danos maiores, já instalados. 

Esse tipo de manutenção não costuma seguir um cronograma de execução, mas, dependendo do defeito a ser corrigido, é possível agendar o conserto para as pausas já planejadas, inseridas no cronograma da manutenção preventiva.

Durante esse trabalho, as atividades da fábrica precisam ser paralisadas para que a equipe técnica possa consertar as máquinas defeituosas, fazer substituições de peças ou de equipamentos e realizar os testes de funcionamento. 

Essa pausa forçada é extremamente desgastante para a empresa porque atrasa a produção, aumenta os custos e interfere em todo o planejamento da gestão. Por estas razões, a manutenção corretiva deve ser evitada com a prática correta da manutenção preventiva e da manutenção preditiva.

Quais são os benefícios da manutenção industrial? 

A manutenção industrial é indispensável e só traz benefícios para o segmento. Confira as principais vantagens desse conjunto de ações:

Aumento da produtividade

A aceleração de resultados acontece, em primeiro lugar, devido à ausência das pausas, quase sempre motivadas por defeitos e inconsistências nos meios operacionais, combatidos durante a manutenção.

Com um maquinário funcionando em perfeito estado e sempre disponível para uso, a empresa experimenta um grande aumento na sua produtividade, o que é fundamental para a expansão das suas vendas e a melhora da sua participação no mercado. 

Redução de imprevistos

Imprevisto é tudo aquilo que acontece sem que estejamos esperando. Mas, dentro do setor industrial, muitos desses acontecimentos podem ser previstos com a prática correta da manutenção e suas variações.

A ideia é se antecipar a esses eventos desagradáveis e reduzir os seus impactos negativos sobre o processo produtivo. Felizmente, com um bom planejamento e com a atenção redobrada dos colaboradores é possível, sim, “prever” o futuro. 

Aumento da vida útil dos equipamentos

Uma das consequências básicas da manutenção industrial é o prolongamento da vida útil das máquinas. Essa vantagem é bastante valiosa porque também significa redução de custos para a empresa.

Em vez de trocar equipamentos, que demanda bastante investimento financeiro, a manutenção preventiva e a preditiva, mais especificamente, fazem com que esse maquinário funcione melhor e por muito mais tempo

Diminuição das despesas

Como sabemos, prevenir é muito melhor do que remediar. Sendo assim, uma manutenção programada, como a preventiva, é muito mais econômica do que uma correção inesperada que, além de comprometer o orçamento, ainda precisará pausar todo o ciclo produtivo da fábrica.

Atuar de forma reativa, correndo contra o tempo, precisando driblar prazos e atenuar os danos causados pela paralisação da equipe de trabalho é muito mais caro porque exige decisões rápidas e que nem sempre podem contar com o benefício da negociação, já que a urgência do reparo será a prioridade.

Visite a loja virtual da Imdepa. São mais de 19 mil produtos e muitos benefícios: cashback, clube de vantagens, pagamento facilitado e muito mais. Confira!

Quando é indicado fazer uma manutenção? 

A manutenção industrial deve ser realizada periodicamente e as atividades precisam ser divididas conforme as especificidades de cada ação. Como vimos, existem três tipos de manutenção industrial e cada modalidade funciona de um jeito diferente. Veja quando cada uma delas deve ser feita.

Manutenção preventiva

Deve ser realizada a partir de um cronograma que vai levar em conta fatores importantes, como a intensidade do uso da máquina, o tempo de vida do equipamento, as orientações do fabricante, etc.

O planejamento garante que as atividades sejam melhor administradas e que os impactos negativos dessa ação sejam reduzidos. Uma equipe fica responsável por esse monitoramento e pela listagem dos procedimentos a serem realizados.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva acontece durante a utilização do equipamento. É possível que, mesmo com a manutenção preventiva, alguma máquina apresente defeitos inesperados, afinal, ela está em constante atuação.

Nessas situações, qualquer irregularidade verificada deve ser repassada para o setor responsável para que tais indícios sejam averiguados e solucionados quanto antes.

As alterações podem ser percebidas pelo profissional que utiliza a máquina, mas a empresa também pode contratar um técnico especializado para identificar, de forma mais precisa, possíveis sinais de desgaste e necessidades de reparo.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva deve ser realizada sempre que alguma peça apresentar algum defeito que impeça o seu funcionamento ou que possa evoluir para estragos maiores e mais caros.

Dependendo do caso, é possível fazer uma manutenção corretiva planejada, encaixando aquele reparo para o período destinado à manutenção preventiva. Essa alternativa, contudo, precisa ser avaliada com cuidado pelo gestor. 

Leia também: Como escolher um bom fornecedor de rolamentos

Como fazer uma manutenção industrial? 

Ao longo do texto pudemos perceber o tamanho da importância da manutenção industrial para a continuidade das atividades de produção, a segurança dos colaboradores, o alcance de resultados, a redução de custos e para a durabilidade dos equipamentos fabris.

Diante disso, é fácil perceber também que qualquer manutenção precisa ser realizada por uma equipe competente, especializada e experiente, já que existe uma grande responsabilidade embutida nessa ocupação.

Outro ponto importante é definir a manutenção necessária para a empresa, uma vez que não existe uma prática única a ser seguida por todos os segmentos. 

A manutenção industrial pode variar em relação aos testes adotados, às análises de risco, ao número de fiscalizações, à forma de correção aplicada, etc. Portanto, o ideal é adaptar a manutenção às necessidades individuais de cada unidade fabril.

A IMDEPA tem a melhor solução para a sua indústria 

A manutenção industrial põe em prática ações que vão além do segmento operacional e administrativo, mas que também atuam de forma estratégica. Afinal, o alcance de resultados de uma empresa depende diretamente do desempenho do setor de produção. Por esta razão, deve ser encarada como uma necessidade básica de qualquer negócio.

A IMDEPA oferece para a sua empresa as melhores opções de peças fabris, disponibilizando um catálogo diverso de produtos, produzidos segundo os mais rígidos padrões de qualidade para garantir eficiência e durabilidade ao seu maquinário.

Visite o site da IMDEPA, conheça a nossa história e a nossa experiência no segmento de distribuição de peças industriais, agrícolas e automotivas. Juntos, podemos firmar uma parceria de muito sucesso e de grandes resultados.

Categorias: Manutenção