Para que serve o óleo hidráulico?

O óleo hidráulico é um componente fundamental em máquinas que operam com sistemas hidráulicos e que exigem fluidos específicos para o seu funcionamento. Hoje, vamos saber mais sobre este elemento tão importante, conhecer sua composição, classificação e benefícios. Vamos saber também como escolher o óleo hidráulico mais adequado para a sua máquina ou veículo. Continue lendo e saiba mais.
O óleo hidráulico é um lubrificante utilizado em sistemas hidráulicos. Pode ter origem sintética ou mineral. Este último é o mais consumido devido ao custo mais acessível, se comparado ao óleo de origem sintética.
Para ser usado em sistemas hidráulicos, o óleo também precisa ter essa especificação, além de aditivos que irão melhorar o desempenho e a vida útil das peças e do próprio equipamento.
Lembrando, ainda, que este lubrificante precisa estar registrado na Agência Nacional de Petróleo (ANP), onde também deve constar o seu nível de desempenho.
Leia também: Para que serve a graxa e como escolher
O óleo hidráulico possui duas funções básicas e, a partir delas, outras aplicações acabam surgindo, junto com algumas vantagens.
A primeira função do óleo hidráulico é transmitir força e energia para que as engrenagens do sistema funcionem corretamente, com mais fluidez e desenvoltura, sem exigir tanta força de quem está manipulando o dispositivo.
O óleo hidráulico também é um lubrificante, logo, a sua segunda função nada mais é do que lubrificar as peças internas da máquina, melhorando o seu desempenho. Além disso, ele também possui outras finalidades, tais como:
Para atingir todos esses objetivos, o óleo hidráulico recebe uma série de aditivos de base refinada. Esses aditivos têm a finalidade de aperfeiçoar ou desenvolver novas propriedades no lubrificante, além de reduzir aquelas características consideradas não muito interessantes.
Confira os principais aditivos utilizados e suas respectivas funções:
Existem, basicamente, dois tipos de óleo hidráulico: o óleo de base mineral HLP e o óleo de base sintética biodegradável HEES. Vamos conhecer as características de cada um deles, a seguir:
Esse tipo de óleo é feito a partir de óleos minerais refinados e tem um custo mais acessível. Por esta razão, é um dos mais utilizados. Em sua composição, encontramos facilmente os aditivos anticorrosivos e os antioxidantes.
Dentro dessa classificação, o óleo hidráulico pode variar em relação à saturação, o que influenciará também nos seus resultados. Um óleo mineral mais saturado, em regra, também tem um desempenho mais elevado, já que é mais resistente à oxidação.
O óleo de base sintética biodegradável HEES é considerado um lubrificante de alta performance. Entretanto, tem um custo elevado, o que diminui a sua utilização.
Além do alto desempenho, o óleo hidráulico biodegradável causa menos impactos ao meio ambiente, reduzindo a poluição causada pela queima do óleo mineral. Empresas com uma visão mais sustentável vêm optando por este tipo de óleo em seus equipamentos e máquinas industriais.
Além de sustentável e favorável ao meio ambiente, o óleo hidráulico biodegradável também é considerado menos insalubre, uma vez que reduz a exposição de indivíduos à liberação de agentes químicos nocivos à saúde.
Outro tipo de lubrificante disponível no mercado é o óleo hidráulico sintético vegetal. É uma opção interessante para máquinas que trabalham em elevadas temperaturas ou muito próximas ao fogo, pois é resistente a incêndios e evita a propagação das chamas.
Leia também: Saiba quais são as principais peças para indústria
O óleo hidráulico, além de obrigatório para máquinas que operam com sistemas hidráulicos, é um lubrificante que também oferece muitos benefícios para esses tipos de motores. Confira algumas das vantagens deste fluido:
O óleo hidráulico é utilizado em qualquer máquina ou equipamento que disponha de um sistema hidráulico de transmissão de força. Desta forma, este lubrificante pode estar presente nos mais diversos segmentos. Como exemplos, podemos citar:
Alguns exemplos de máquinas que utilizam o óleo hidráulico são elevadores e veículos automotivos, máquinas de corte e estampagem, máquinas de mineração, máquinas de moldagem, máquinas de prensa e secagem, escavadeiras, retroescavadeiras, guindastes, cilindros hidráulicos, bombas hidráulicas e muitos outros dispositivos.
Leia também: Por que utilizar um aplicador de graxa?
Vimos que existem tipos diferentes de óleos hidráulicos. Afinal, como escolher o melhor lubrificante para a sua máquina ou equipamento? Existem alguns fatores que precisam ser avaliados e que vão nortear essa decisão. Confira:
Seguir as orientações do manual do fabricante deve ser sempre a primeira opção. Afinal, ninguém melhor do que o desenvolvedor da máquina para saber o que pode e o que não pode ser usado no equipamento. Caso esta informação não esteja disponível, analise os pontos a seguir:
O óleo hidráulico deve ter registro válido na Agência Nacional de Petróleo, além de seguir as orientações definidas pelo órgão regulador em relação à viscosidade, desempenho, qualidade e aditivos.
A viscosidade é a característica mais importante do óleo hidráulico e deve ser observada com atenção porque faz toda a diferença no desempenho do sistema. Em regra, os limites de viscosidade também são definidos pelo fabricante.
Apesar de ser multifuncional, o óleo hidráulico pode ter aditivos mais específicos, de acordo com o que a máquina precisa. Então, é preciso conhecer as necessidades do equipamento para cobrir essa deficiência com os aditivos adequados.
O preço dos óleos hidráulicos sempre é um fator muito observado na hora da compra, mas não deve ser determinante.
A prioridade deve ser o custo-benefício do fluido. Ao optar apenas por um lubrificante mais barato, há o risco de adquirir um produto de qualidade ruim, mais propenso a danificar peças e forçar a parada de máquinas e da equipe de produção.
Como vimos, aquelas máquinas que trabalham com grande exposição ao fogo ou que operam em altas temperaturas podem optar pelo óleo hidráulico sintético vegetal, que é resistente a incêndios. É uma maneira de garantir o desempenho do equipamento sem interferir na segurança.
O óleo hidráulico com maior grau de saturação é considerado mais eficiente, tem um melhor desempenho e mais resistência à oxidação e desgaste das peças. Verifique essa informação no rótulo do produto.
Precisa de peças e acessórios para a manutenção das suas máquinas, veículos e equipamentos? Conte com a qualidade e a variedade da IMDEPA. Disponibilizamos os mais diversos produtos, como óleo hidráulico, correias, mancais, rolamentos, retentores, correntes, embreagens, porcas, arruelas, parafusos e muito mais.
Tudo isso com a melhor qualidade do mercado e o melhor custo-benefício do segmento. Conheça a nossa loja virtual e veja como é fácil, simples e rápido adquirir as melhores peças do mercado.
A IMDEPA tem mais de 60 anos de experiência no segmento e possui clientes das mais diversas áreas, dentre elas, o setor agrícola, automotivo e industrial. Venha fazer parte dessa história.
Categorias: Lubrificantes