As porcas fazem parte de um conjunto de itens muito importantes na montagem de máquinas e equipamentos domésticos e industriais: os acessórios de fixação para rolamentos. Existem tipos diferentes de porcas e escolher o modelo mais adequado é fundamental para a eficiência e durabilidade da máquina que vai recebê-lo. A seguir, vamos conhecer mais sobre as porcas, suas variações e benefícios. Vamos saber também como escolher cada tipo e descobrir qual o momento ideal para substituir esse pequeno acessório.
O que são os acessórios de fixação?
Os acessórios de fixação são pequenas peças metálicas que, como o próprio nome sugere, possuem a função de fixar os rolamentos sobre os eixos. Portanto, são itens fundamentais para o funcionamento, a montagem e a desmontagem de ferramentas e maquinários diversos.
Fazem parte do grupo de acessórios de fixação as arruelas, as travas, as buchas, as porcas e suas variações. As buchas podem ser de fixação e desmontagem, enquanto as porcas podem ser de fixação e de precisão, além da versão hidráulica.
Leia também: Saiba quais são as principais peças para indústria
Para que servem as porcas para rolamentos?
As porcas para rolamentos são pequenos elementos metálicos, que ajudam na fixação dos rolamentos sobre os eixos, garantindo a precisão, o funcionamento e a firmeza das máquinas. Os rolamentos, por sua vez, estão presentes em objetos que realizam movimentos de rotação.
Os demais acessórios de fixação, como as buchas e as arruelas, têm relação direta com as porcas. As arruelas têm o papel de travar as porcas, evitando que elas saiam da sua posição inicial desejada.
As buchas, por sua vez, possuem a porca e a arruela como partes de sua estrutura, por isso alguns modelos não são vendidos separadamente. É o caso das buchas de fixação, por exemplo, que são disponibilizadas junto com as porcas de fixação.
No caso das buchas de desmontagem, não há essa obrigatoriedade e as porcas devem ser solicitadas à parte.
Quais são os benefícios das porcas para rolamentos?
As porcas para rolamentos são componentes essenciais para garantir a fixação adequada dos rolamentos em um sistema. Elas são projetadas para suportar cargas elevadas e proporcionar estabilidade e segurança a esse processo. A seguir, confira alguns dos benefícios destes acessórios:
Fixação adequada
Essa é a principal função da porca de fixação: manter os rolamentos e demais peças presos em seus devidos lugares para que o dispositivo que a utiliza desempenhe seu papel corretamente.
Por ser esta a atribuição básica da porca, devemos lembrar a importância de investir em peças de qualidade, que sejam duráveis, resistentes e que cumpram bem o seu papel.
Redução de vibrações e ruídos
Vibrações e ruídos em máquinas que executam movimentos, dentre eles o de rotação, são muito comuns e considerados normais na maioria dos casos. Contudo, quando as peças estão frouxas, esses barulhos costumam ser mais intensos.
As porcas de fixação garantem a permanência das peças em seus devidos lugares, evitando o atrito entre as partes. Com isso, o desgaste causado por esse contato constante também é reduzido, o que diminui a necessidade de substituição de peças e aumenta a durabilidade do equipamento.
Facilidade de instalação
As porcas são de fácil instalação, sem a necessidade de ferramentas específicas. Devido a essa característica, são peças que podem ser aplicadas e removidas com frequência, rapidez e sem o risco de causar danos.
Melhor desempenho do sistema de rolamentos
Obviamente, quando está bem fixado ao eixo, o rolamento tem um desempenho melhor, dentro do que é esperado para a sua função. Vale ressaltar que quando o rolamento não funciona corretamente, temos a elevação da temperatura local, o aumento do atrito e do ruído produzido, além do desgaste entre as peças.
Essas consequências ruins também são prejudiciais à máquina, podendo levar a pausas longas e forçadas, substituição antecipada de peças e de equipamento, desgaste definitivo, elevação de custos e baixa produtividade.
Logo, contar com um rolamento em plena atividade é fundamental para o desempenho de excelência que é esperado de um dispositivo, especialmente em ambiente profissional.
Leia também: Saiba o que é manutenção preventiva e quando fazer
Quais são os tipos de porcas para rolamentos?
As porcas para rolamentos podem ser encontradas em três versões diferentes: porca hidráulica, porca de fixação e porca de precisão. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas?
Porca hidráulica
A porca hidráulica possui em sua composição um anel e, em seu interior, uma rosca, uma ranhura e um pistão. Além disso, esse modelo vem com um tubo de lubrificante, que vai facilitar o bombeamento do lubrificante para a porca.
Quando recebe o óleo lubrificante, o pistão libera a bucha e empurra o rolamento para a posição adequada.
Esse tipo de porca é muito útil e facilita a montagem e desmontagem de rolamentos, reduzindo o impacto dessa operação e proporcionando maior durabilidade ao equipamento montado.
O tempo de montagem e desmontagem, com uso da porca hidráulica, também é menor. Enquanto a versão tradicional utiliza martelos e outras ferramentas de força, a porca hidráulica recorre a uma bomba hidráulica manual para fazer o serviço pesado.
A porca hidráulica é feita de aço carbono e pode ser encontrada em tamanhos diferentes, com variações de 50 a 1000 mm, o que faz com que a peça se adapte às inúmeras e distintas exigências de cada dispositivo.
Máquinas que sofrem com problemas relacionados às juntas mecânicas podem se beneficiar bastante das vantagens da porca hidráulica.
Porca de fixação
A porca de fixação faz parte da bucha, mas sua função é única e indispensável, sendo responsável pela fixação do rolamento ao eixo roscado, basicamente.
Além disso, é uma porca que também pode ser usada na montagem de rolamentos que possuem furo cônico em assento de eixo cônico e em buchas de fixação. Outra utilidade da porca de fixação é na montagem e na desmontagem da bucha, sendo também considerada uma porca de extração.
A porca de fixação é muito versátil e, além de fixar rolamentos, é usada para fixar engrenagens, polias de correias e muitos outros componentes que precisam se manter estáticos em um local.
Apesar de pequeno, este componente tem uma função considerada imprescindível. Por esta razão, a fixação desse tipo de porca deve acontecer com precisão e eficiência. Do contrário, a máquina pode sofrer danos, pausas forçadas, pode causar acidentes e afetar a segurança dos operadores.
Porca de precisão
A porca de precisão, como o nome destaca, é o modelo mais indicado para equipamentos que exigem uma precisão maior e mais específica em eixos roscados. É o caso de tornos, retíficas, motores, válvulas de bloqueio, motor do tipo spindle e fresas.
A precisão desse tipo de porca acontece por meio de três pinos que pressionam o eixo com a ajuda de parafusos. Esses pinos são distribuídos de forma angular, mais precisamente a 60º, no mesmo alinhamento da rosca.
Desta forma, quando são apertados, os pinos não alteram a carga e nem o formato da porca, mantendo a sua fixação e precisão. Essas deformações e alterações são comuns quando a fixação das porcas acontece com uso de parafusos em vez de pinos.
Assim como a porca hidráulica, a porca de precisão também é feita em aço carbono e os seus pinos de trava são compostos de latão.
Leia também: O que são correias e para que servem?
Como escolher o tipo certo de porca?
Na hora de escolher a porca mais adequada para o seu maquinário, é preciso levar em conta alguns fatores que serão determinantes para a sua escolha. A seguir, conheça os principais pontos que devem ser observados antes da sua aquisição:
Tipo de rolamento
Esse detalhe é importante porque cada tipo de rolamento tem suas especificações e seus requisitos próprios de montagem, o que pode influenciar na escolha do tipo de porca. Portanto, conheça bem o seu rolamento antes de adquirir a peça de fixação.
Tamanho da peça
O tamanho da porca deve ser compatível com o tamanho do rolamento e da rosca correspondente. A escolha da porca de tamanho inadequado pode levar a problemas na montagem e na operação do sistema de rolamento.
Intensidade do torque
O torque é a força necessária para apertar a porca e garantir a fixação do rolamento. É importante escolher uma porca que ofereça o torque ideal para a aplicação em questão, evitando o aperto excessivo ou insuficiente que pode comprometer a segurança e eficiência do sistema.
Aplicação específica
Como vimos, existem situações que exigem uma fixação com precisão maior. Nesses casos, é necessário investir em porcas de precisão. Já aqueles casos nos quais há montagem e desmontagem frequentes, talvez o uso da porca hidráulica seja o mais indicado, uma vez que esse modelo reduz o tempo dedicado à tarefa e torna essa atividade mais simples de ser realizada.
Ambiente em que o sistema de rolamento será utilizado
Fatores diversos, como a temperatura, a umidade e a vibração, vão influenciar na resistência e na durabilidade das peças envolvidas na fixação de rolamentos. Portanto, são detalhes que precisam ser levados em consideração antes da decisão final.
Como exemplo, podemos citar um equipamento que opera com alta umidade. Nessa situação hipotética, é de extrema importância que os acessórios de fixação sejam resistentes à corrosão para que tenham mais durabilidade.
Custo do material
Sim, o valor das peças também é um ponto importante, embora não seja imprescindível. Isso porque, mais importante do que preço baixo é o custo-benefício do material.
De qualquer forma, vale a pena avaliar a necessidade e as condições da máquina, optando por aquela peça que atende ao que o equipamento precisa e que, ao mesmo tempo, também se encaixe no orçamento da empresa.
Disponibilidade do tipo de porca
Ao precisar substituir uma porca, é possível que você não encontre facilmente aquela peça que tanto deseja. Nestes casos, optar por uma versão mais próxima do que você procura pode ser uma boa opção, como uma peça similar.
Leia também: Como escolher um bom fornecedor de rolamentos
Quando substituir uma porca?
Assim como acontece com qualquer outra peça, as porcas sofrem desgastes e precisam ser substituídas dentro de algum tempo após o uso. Ter esse cuidado é imprescindível para garantir suas funções e benefícios, já citados.
Mas, quando fazer isso? A dica é observar o funcionamento das peças, com uma atenção maior às alterações apresentadas pela máquina que comporta aquele acessório. De uma maneira geral, existem situações que indicam o momento de substituição de uma porca. São elas:
- Sinais de desgaste: Eles podem ser verificados durante o procedimento de manutenção. Aliás, vale ressaltar a importância de fazer essa análise periodicamente;
- Danos na peça: Eles podem ser causados por má utilização, uso prolongado, fixação inadequada e outras formas incorretas de manuseio;
- Folga: Peças frouxas são comuns após uso constante e por falta de manutenção frequente, resultando em barulhos excessivos e mau funcionamento da máquina;
- Torque excessivo ou insuficiente: Usar mais ou menos força do que é preciso pode danificar as peças de fixação e também o equipamento. Caso seja percebida essa alteração, além do conserto, é preciso orientar o operador acerca do uso correto do sistema;
- Tempo de uso: Todas as porcas e demais acessórios de fixação possuem uma vida útil determinada pelo seu fabricante, que pode ser definida em horas ou tempo de uso. Vale a pena conferir esta informação no manual de cada peça.
A manutenção das porcas também é um ponto a ser observado. A durabilidade desses elementos está relacionada às suas características de fabricação, mas também depende da forma com que eles são utilizados.
Por isso, inclua a verificação das peças de fixação nas avaliações periódicas de manutenção.
Em seguida, oriente a pessoa responsável sobre o que ela deve buscar nesse momento e faça as correções que forem necessárias, antes que elas evoluam para complicações mais graves e mais custosas para a empresa.
Conheça os produtos com a qualidade Imdepa
Verificamos com um pouco mais de detalhes o funcionamento e a importância das peças de fixação, em especial, as porcas e suas variações. Mesmo sendo peças bem pequenas, são imprescindíveis para o funcionamento de um maquinário.
O desempenho das porcas tem total relação com a qualidade que possuem. Logo, ressaltamos a importância de adquirir peças para montagem ou reposição de máquinas com foco na qualidade e na durabilidade desses elementos.
A IMDEPA é uma distribuidora de peças e acessórios, com mais de seis décadas de experiência no segmento. Temos orgulho de oferecer aos nossos clientes e parceiros as melhores soluções em reposição de produtos da área automotiva, agrícola e industrial. Conheça a Loja da IMDEPA e veja como é fácil ter em mãos peças que se destacam pela durabilidade, resistência e variedade.
Categorias: Peças industriais