Rolamentos

Rolamentos: tudo que você precisa saber

Rolamentos: tudo que você precisa saber

Você já se perguntou o que faz com que máquinas, veículos e tantos outros objetos do nosso dia a dia desempenhem funções de rotação com tanta eficiência e rapidez? Esse detalhe tão importante acontece com a ajuda dos rolamentos. Vamos saber o que são e como funcionam esses dispositivos? 

O que são rolamentos? 

Rolamentos são peças mecânicas, de diferentes formatos, tipos e tamanhos, utilizadas para facilitar e possibilitar o movimento de rotação de objetos, veículos e maquinários.

O uso do rolamento adequado e em bom estado é fundamental para a eficiência dos mais variados tipos de equipamentos, permitindo o seu funcionamento e sua perfeita execução

Qual é a função de um rolamento? 

Como vimos, o rolamento é um componente indispensável em sistemas e estruturas que funcionam por rotação. A sua função principal é facilitar o movimento realizado, reduzindo o atrito entre as peças, e guiar as partes móveis com precisão.

No setor automotivo, o rolamento permite que as rodas dos veículos rotacionem corretamente nas estradas, com o menor atrito possível. Já no setor industrial, o rolamento é o elemento que permite o funcionamento regular das máquinas.

Sabendo disso, fica fácil perceber a importância do rolamento nos mais diferentes ambientes e objetos que desenvolvam as suas funções realizando movimentos rotativos

E, claro, percebemos que o desempenho de um veículo ou de uma máquina está diretamente ligado às boas condições físicas do rolamento que, por sua vez, estão atreladas a um processo contínuo e efetivo montagem e de manutenção

Leia também: Autopeças: conheça os tipos e como escolher

Principais tipos de rolamentos 

O rolamento possui uma estrutura formada por elementos básicos, que são: 

  • Pistas ou anéis de rolamento, que podem ser externos ou internos: recebem os esforços dos elementos rolantes;
  • Esferas ou elementos rolantes: transfere os esforços entre as pistas e os anéis de rolamento;
  • Gaiola: separa e organiza as esferas para distribuir e equilibrar as cargas;
  • Blindagens e vedações: protegem o rolamento contra penetração de contaminações para evitar a diminuição da vida útil do lubrificante e, consequentemente, prolongar a vida do rolamento.
  • Lubrificação: evita o contato metálico entre os corpos rolantes, gaiola e pistas, prevenindo desgastes, aquecimentos e oxidações.

Apesar dessa composição ser comum a boa parte dos rolamentos, existem tipos diferentes do componente, de acordo com a necessidade do equipamento que vai utilizá-lo. Conheça os principais modelos a seguir:

Rolamento Rígido de Esfera 

O rolamento rígido é o modelo mais comum dentre todas as opções de rolamento de esferas. Além deste, temos também o rolamento de contato angular e o rolamento axial.

Esse modelo de rolamento é bastante utilizado devido à sua versatilidade, tamanhos variados e finalidades abrangentes, como o tipo de carga, por exemplo.

O rolamento rígido de esfera é considerado um rolamento para cargas combinado ou misto, pois suporta cargas radiais e axiais, operando corretamente nos dois sentidos.

As cargas axiais seguem o sentido paralelo ao eixo. Já as cargas radiais atuam no sentido transversal ao eixo. 

Esse tipo de rolamento consegue operar em altas velocidades, com maior precisão e eficiência de rotação.

Por esta razão, é um bom modelo para atividades mais exigentes, como o segmento têxtil, o setor alimentício, agrícola e automotivo, na construção civil, em eletrodoméstico e bombas e nos demais setores industriais.

É uma peça única, inseparável, simples, de baixa manutenção e com longa durabilidade, o que eleva o seu custo-benefício. 

Rolamento de Fixação Rápida 

O rolamento de fixação rápida possui o anel interno prolongado e é fácil de montar, podendo ser fixado no eixo através de anel excêntrico, parafuso roscado no anel interno de bucha de fixação.

Algumas séries com anéis excêntricos ou parafusos de fixação no anel interno também estão disponíveis com furos em polegada.

Rolamento Axial 

Ideal para cargas axiais, esse tipo de rolamento é encontrado em várias versões. Dentre elas, podemos citar: rolamento axial de esferas, rolamento axial de agulha, rolamento axial autocompensador de rolo etc.

Rolamento Autocompensador de Rolo 

O rolamento autocompensador de rolo é composto por um anel interno com duas carreiras e um anel externo, com pista oscilante.

Esse modelo é o mais indicado para locais que apresentam desalinhamento ou eixo com deflexão. Também é o mais adequado para equipamentos com variações de cargas axiais e radiais.

Quando trocar o rolamento? 

Você deve ter percebido o tamanho da importância de um rolamento para o funcionamento correto de máquinas dos mais diversos segmentos domésticos e profissionais.

Conforme evidenciado, o desempenho de equipamentos que funcionam por rotação tem completa relação com a qualidade física do rolamento. 

Por isso, é fundamental acompanhar e trocar a peça quando ela começar a apresentar imperfeições ou após cumprir a sua vida útil

O desgaste natural da peça, após longos períodos de operação, a falta de lubrificação correta, erros na hora da instalação e até a baixa qualidade do produto são razões para o comprometimento das funções do rolamento.

Essas disfunções podem não só afetar o funcionamento da máquina, pausar a produção, mas também danificar o equipamento de forma definitiva. 

Mas, como saber quando trocar o rolamento? Confira as principais dicas:

Observar o prazo de validade da peça

Rolamentos de veículos automotivos, quando utilizados adequadamente, podem atingir 100 mil quilômetros

Entretanto, essa média pode ser reduzida devido a inúmeros fatores, como sobrecarga, rodovias em más condições de uso, enchentes, falta de manutenção, dentre outros pontos.

Buscar sinais de mau funcionamento

Levando em consideração que a principal função do rolamento é facilitar a movimentação, garantir fluidez, rapidez, força, resistência e velocidade ao equipamento, é possível verificar se algo está fora do normal observando a presença de ruídos fora do comum.

O rolamento não funciona completamente em silêncio, mas o barulho emitido é baixo, suave e adequado à sua função, que é auxiliar no movimento. Ruídos fora do comum, desconfortáveis ou o aumento no nível de vibração devem ser verificados com urgência. Em muitos casos, talvez a peça precise ser substituída.

Visite a loja virtual da Imdepa. São mais de 19 mil produtos e muitos benefícios: cashback, clube de vantagens, pagamento facilitado e muito mais. Confira!

Como melhorar o desempenho do rolamento? 

Será que é possível melhorar o desempenho e a vida útil do rolamento? Sim, com alguns cuidados simples aplicados desde a montagem é possível prolongar a durabilidade da peça, elevando o seu custo-benefício e sem prejudicar o funcionamento da máquina. Vamos conhecer algumas dicas?

Comece pelo armazenamento

Isso mesmo, o jeito de guardar o rolamento pode contribuir para a sua vida útil. Em vez de acomodá-lo na vertical, deixe-o na horizontal e sempre na sua embalagem original. 

Mantenha os rolamentos sempre limpos, longe da umidade, da poeira e do calor extremo.

Cuidado na hora da montagem

Você sabia que muitos dos problemas encontrados nos rolamentos estão relacionados aos erros cometidos durante a sua montagem? Para evitar esse tipo de ocorrência, use sempre instrumentos e dispositivos profissionais na hora da instalação da peça.

Além disso, evite aplicar muita força durante esse processo. Sabe aquela frase que diz “não é força, é jeito”? Então, aplique esse método na hora da montagem e veja como terá resultados bem mais positivos no funcionamento e durabilidade do rolamento. 

Confira quatro dicas de montagem para não errar mais:

Verifique se a folga do rolamento está correta

Se estiver muito ajustado, o rolamento operará com pré-carga, elevando a temperatura, o que não é recomendado.

Verifique as condições físicas do eixo e do mancal

Devem ser observados as tolerâncias dimensionais de ajuste e presença de danos físicos.

Evite bater nas peças

Como dito, nada de usar a força para instalar o rolamento. Use as ferramentas adequadas e a competência técnica do profissional para uma montagem correta.

Escolha o método de montagem mais adequado

As duas principais formas de montagem de rolamento são a frio e a quente. A montagem a frio, também chamada de montagem mecânica, é mais indicada para rolamentos pequenos.

Já a montagem a quente deve ser escolhida na hora da montagem dos rolamentos com maior dimensão.

Temos também a montagem hidráulica, indicada para a instalação de rolamentos de grande porte. Nesse caso, também devem ser usadas ferramentas específicas para uma montagem sem falhas.

Leia também: Manutenção em tratores: quando fazer?

Use um lubrificante específico

O lubrificante forma uma película entre as superfícies rolantes que compõem o rolamento. 

Essa película evita o contato metal-metal entre as peças e, consequentemente, reduz o atrito e a temperatura durante a operação. Outra função do lubrificante é evitar a corrosão e possíveis contaminações.

Podemos perceber, portanto, que o processo de lubrificação do rolamento é uma das atividades mais importantes, pois pode determinar o bom ou o mau funcionamento da peça e, consequentemente, do veículo ou máquina em uso.

A graxa é o lubrificante mais comum devido às suas muitas vantagens, como alto poder de vedação, fácil aplicação e retenção por mais tempo, especialmente em estruturas inclinadas. Contudo, não deve ser usada em excesso, pois pode gerar aquecimento nos rolamentos em caso de rotação elevada.

Outra opção de lubrificante é o óleo. Apesar de não ser tão popular quanto a graxa, o óleo é muito usado em rolamentos que trabalham com a rotação elevada.

Na hora de lubrificar o rolamento, observe dois pontos importantes, caso opte pela graxa. O primeiro deles é a viscosidade e a temperatura de trabalho, ambas devem atender às condições de trabalho. 

O segundo ponto é a mistura de graxas, um hábito não recomendado devido às propriedades diferentes dos vários tipos de lubrificantes existentes no mercado.

Aplique o lubrificante da forma correta

A melhor forma de fazer isso é usando um lubrificador, ferramenta específica para essa finalidade. Prefira a versão automática que faz um manejo mais adequado e equilibrado do lubrificante, sem excessos.

O que é mancal de rolamento? 

Você já deve ter ouvido falar em mancal de rolamento, mas sabe dizer qual é a sua função? O mancal é uma estrutura mecânica fixa que serve de base e apoio para eixos e rolamentos em máquinas dos mais variados portes. 

Assim como os rolamentos possuem inúmeras variações, os mancais de rolamento também são apresentados em diferentes tipos. Conheça os principais a seguir:

Mancal bipartido

O mancal bipartido é dividido em duas partes, com corte horizontal: a base e a tampa. Essa característica permite a desmontagem mais rápida e segura do rolamento. 

Por serem usados em cargas radiais, os mancais bipartidos são apropriados para rolamentos autocompensadores de rolos e autocompensador de esferas.

Mancal monobloco

O mancal monobloco é feito a partir de ferro ou aço fundido. Esse modelo de mancal é mais indicado para rolamentos de fixação rápida.

Mancal chapa

O mancal chapa tem o formato achatado, composto por duas partes que envolvem o rolamento. Essas metades são fixadas com a ajuda de um parafuso e, apenas após essa etapa, os anéis externos recebem a fixação devida.

Compre suas peças com a IMDEPA

Agora você já tem um panorama sobre os rolamentos, pode utilizar esses componentes com muito mais segurança e eficiência. Mas, lembre-se: tão importante quanto conhecer bem cada produto utilizado, é avaliar a sua procedência.

Para adquirir rolamentos, mancais de rolamento, lubrificantes e outros itens similares, conte com a variedade e a facilidade da IMDEPA. Entre em contato e faça um orçamento. Teremos o maior prazer em atender você.

Categorias: Rolamentos