Agricultura

Agricultura 4.0: o que é, tecnologias e vantagens

Agricultura 4.0: o que é, tecnologias e vantagens

A agricultura 4.0 chegou para transformar o jeito de plantar e de colher, levando modernização, tecnologia e agilidade à lavoura. Baseada em conectividade e automação, a agricultura moderna se tornou muito mais produtiva, sustentável e menos exaustiva para o homem do campo. Se você não sabe o que é a agricultura 4.0, descubra agora as suas características e aplicações.

O que é agricultura 4.0?

A agricultura 4.0 representa um conjunto de tecnologias e práticas modernas voltadas para o aprimoramento da gestão e da produtividade agrícola.

Esse conceito aborda técnicas específicas, como coleta e integração de dados, sistemas de monitoramento, Internet das Coisas e recursos de inteligência artificial.

O resultado é uma produção mais eficiente, rápida, prática e menos exaustiva para o agricultor.

A agricultura 4.0 é um reflexo da Indústria 4.0, um conjunto de práticas e tecnologias digitais que vem transformando a indústria, aperfeiçoando processos, elevando a produtividade e o rendimento do setor.

A agricultura digital representa uma evolução da agricultura tradicional, que possui características bem definidas, como:

  • uso de animais para movimentação de equipamentos e manejo do solo;
  • uso de ferramentas com pouca ou nenhuma tecnologia;
  • baixa produção e quase nada de excedente.

A agricultura convencional, ou de subsistência, vem cedendo espaço para a agricultura digital, impulsionada pelas vantagens oferecidas ao agricultor.

Leia também: O que é anel de vedação e para que serve?

Pilares da agricultura 4.0 

A agricultura moderna é estabelecida a partir de algumas características. Conheça os pilares da agricultura 4.0:

Conectividade 

A conectividade é o que integra os dispositivos e os sistemas agrícolas, sendo a base de uma agricultura inteligente. Para isso, é preciso de internet de qualidade, ferramentas digitais e softwares de integração.

Além de otimizar e simplificar a execução de várias tarefas agrícolas, conferindo agilidade e eficiência a esses processos, a conectividade facilita e estimula a comunicação entre máquinas, sensores e sistemas de gerenciamento.

Assim, é possível trocar dados em tempo real, agilizar a tomada de decisões e evitar ruídos causados por desencontros de informações.

Automatização e robótica 

A automatização começou a ser implantada no campo em 1990, quando iniciou a agricultura 3.0, e ganhou mais intensidade nos últimos anos, tornando-se uma característica básica da agricultura 4.0.

Na prática, a automatização substitui o trabalho humano pelo trabalho realizado por máquinas, em especial, nas atividades operacionais, consideradas mais repetitivas e que podem ser mais produtivas e eficientes com uso da mecanização.

A robótica, por exemplo, vem sendo utilizada em diversas fases da produção agrícola, desde o manejo do solo até a colheita de frutos.

Análise de dados 

A coleta e análise de dados ficam por conta dos sensores e dispositivos digitais, que também armazenam e compartilham as informações em tempo real, facilitando o acesso e o monitoramento dos dados.

Ao acessar os dados de forma instantânea, o agricultor consegue fazer análises com mais profundidade, coerência, fundamento e precisão. Além disso, é capaz de tomar decisões com mais segurança e agilidade.

Leia também: Para que serve o óleo hidráulico?

Descubra as novidades do agronegócio com o infográfico Tendências e inovações para o mercado agrícola! Baixe agora!

Tecnologias-chave da agricultura 4.0

As tecnologias digitais são as protagonistas da agricultura 4.0. A seguir, conheça um pouco mais sobre suas principais aplicações no campo:

Sensores inteligentes

Os sensores inteligentes são usados para analisar a qualidade do solo e do clima, medindo umidade, temperatura e velocidade do vento. Esses dispositivos também capturam imagens e geram gráficos, que servirão para estudo posterior. Tudo isso acontece em tempo real e sem interrupções.

Internet das Coisas (IoT) 

A Internet das Coisas pode ser definida como a conexão digital entre ferramentas e dispositivos. Essa interação permite que as máquinas e dispositivos agrícolas troquem informações entre si, conferindo agilidade e redução de custos às operações.

Na prática, a IoT promove o monitoramento da plantação, a coleta de dados, o acompanhamento dos índices de desempenho, o controle da irrigação conforme a necessidade e o rastreamento de equipamentos.

Big data

O big data funciona como um grande banco de dados de onde são extraídas as informações necessárias para o estudo das melhores práticas para a agricultura, influenciando na tomada de decisão.

O grande volume de dados permite ao gestor a definição de parâmetros a serem seguidos, a criação de métricas e indicadores de desempenho, de forma a usar esses fatores para projeções mais estratégicas e eficientes.

Com o big data, o agricultor pode identificar o melhor período para utilizar defensivos agrícolas, definindo, inclusive, a quantidade ideal para cada cultura.

Inteligência artificial (IA) e machine learning (ML) 

A inteligência artificial reúne uma série de tecnologias que conferem aos dispositivos físicos a execução independente de várias atividades que, antes, só poderiam ser realizadas com a interação obrigatória de um ser humano.

Na agricultura 4.0, a IA permite que os tratores realizem as suas funções automaticamente, sem depender de um um operador. Já o sensoriamento remoto fornece métricas sobre as áreas cultivadas, definindo uma melhor previsão da colheita e antecipando a qualidade da safra.

Enquanto isso, o machine learning atua atribuindo características particulares às máquinas, que ganham a capacidade de aprender, como seres humanos, conforme os comportamentos praticados.

Além de potencializar a automação das máquinas, o machine learning auxilia no monitoramento da safra e na identificação, classificação e controle de pragas e doenças por meio das imagens coletadas.

Visite a loja virtual da Imdepa. São mais de 19 mil produtos e muitos benefícios: cashback, clube de vantagens, pagamento facilitado e muito mais. Confira!

Benefícios da agricultura 4.0

Agora, vamos conhecer mais de perto alguns dos muitos benefícios da agricultura 4.0. Confira:

Aumento da eficiência

As novas tecnologias implantadas na agricultura aumentam a eficiência da produção agrícola. Isso porque as máquinas, sistemas e equipamentos são muito mais precisos e menos sujeitos a falhas, quando comparados ao trabalho humano.

Operando com continuidade e com processos otimizados, sem interferências e máximo desempenho, a produtividade da lavoura aumenta, há formação de excedente para revenda em outros mercados, além do uso preciso e adequado de insumos e recursos, sem desperdícios.

Redução de custos

A redução de custos na agricultura 4.0 é percebida por meio de algumas variáveis, a começar pela redução da mão de obra humana que, agora, é alocada em funções estratégicas.

Outro exemplo importante é a precisão, que promove o uso direcionado e comedido de insumos, defensivos e outras substâncias de controle de pragas, conforme a necessidade de cada cultura, sem excessos.

Destacamos ainda os drones que fazem o monitoramento rápido e preciso da área rural, uma tarefa que, na agricultura convencional, é realizada pessoalmente pelo produtor e que demanda custos diversos, incluindo meio de transporte, tempo e combustível. 

Sustentabilidade ambiental 

A agricultura 4.0 também trouxe vantagens para o meio ambiente. A eficiência das operações diminui os gastos com retrabalhos e, consequentemente, reduz o desperdício de água, energia elétrica, defensivos agrícolas, papel e outros insumos.

A precisão na agricultura, por exemplo, evita que uma extensa área da lavoura seja manejada de forma idêntica, mas sim de acordo com as necessidades de cada solo, evitando o uso excessivo de produtos químicos.

Outras práticas agrícolas impulsionadas pela agricultura moderna, são:

  • irrigação por gotejamento;
  • compostagem;
  • uso de fontes renováveis de energia, como a energia solar;
  • redução das queimadas;
  • manejo integrado de pragas e de pastos.

Leia também: Para que serve a plataforma de corte?

Desafios da agricultura 4.0

As vantagens da agricultura 4.0 são muitas e o fato é que ela chegou para ficar. Mas, assim como acontece com todas as transformações empregadas nesse e em outros setores da economia, existem desafios a serem superados. Confira alguns deles:

Segurança de dados

Um grande desafio da agricultura 4.0 diz respeito à segurança dos dados manipulados em rede, ou seja, na internet. Para evitar acessos não autorizados, perda de dados e outras ameaças digitais, é necessário investir em proteção, como antivírus, criptografia e outras metodologias.

Capacitação profissional

Não basta investir em dispositivos e tecnologias digitais. É preciso treinar a equipe de trabalho para o uso correto, adequado e inteligente dos recursos para que todos os benefícios sejam aproveitados.

Investimentos financeiros

A digitalização da agricultura requer investimentos financeiros, isso é um fato. Para produtores menores, essa é uma barreira difícil de atravessar. A dica é fazer um bom planejamento, começar aos poucos e focar no custo-benefício da modernização.

Qualidade da conectividade

A conectividade é um dos pilares da agricultura 4.0, logo, precisa ser de qualidade para permitir o uso completo das metodologias. Em algumas localidades, alcançar esse objetivo pode ser um grande desafio que deve ser ultrapassado com investimentos do poder público.

Leia também: O que é manutenção produtiva total e quais são os benefícios

Futuro da agricultura 4.0

Diversos fatores contribuem para a evolução e para o fortalecimento da agricultura 4.0. A demanda por alimentos deve aumentar nos próximos anos devido ao crescimento da população mundial.

Essa demanda tem uma característica especial, que é a busca pela qualidade dos alimentos, incluindo sabor, nutrição e estética. Além disso, a competitividade é um estímulo para a inovação no setor.

Diante de tudo isso, é esperado que os pilares da agricultura 4.0 sejam aperfeiçoados ao longo dos próximos anos para que a produção possa dar conta deste exigente mercado consumidor. Com isso, novas tecnologias emergentes devem surgir e as atuais devem ser aperfeiçoadas.

Imdepa: inovação e qualidade em peças e acessórios

A agricultura 4.0 já chegou na sua lavoura? Não fique de fora dessa evolução do campo e comece a cultivar os benefícios da transformação rural. A IMDEPA possui uma série de produtos para equipamentos agrícolas.

Confira a loja virtual da IMDEPA e conheça a qualidade dos nossos produtos.

Categorias: Agricultura