Indústria

Indústria 4.0: o que é, transformações e benefícios

Indústria 4.0: o que é, transformações e benefícios

A Indústria 4.0 chegou para ficar e a expectativa é de que, nos próximos anos, ela se torne ainda mais forte e presente nas empresas de todas as áreas e de todos os portes. Mas, o que é essa tal Indústria 4.0 e por que esse termo vem sendo tão discutido nos últimos tempos? De uma forma geral, trata-se da modernização das linhas de produção com a implantação de novas tecnologias digitais, visando mais eficiência e produtividade. Vamos saber como isso funciona na prática?

O que é Indústria 4.0? 

Mais do que um conceito, a Indústria 4.0 é um movimento que vem se aperfeiçoando dentro das unidades de produção, por meio da automação industrial e das novas tecnologias com o objetivo de modernizar e aumentar a produtividade das organizações.

Na prática, diversas atividades que antes eram executadas por operários, hoje, são realizadas por máquinas modernas, inteligentes e seguras. Além disso, os processos realizados de forma digital são otimizados, com uso eficiente de tempo e da força de trabalho.

Indústria 4.0 é um termo recente. Foi apresentado ao público em 2011, na Feira de Hannover, na Alemanha. O evento acontece todos os anos e é considerado o maior do mundo em tecnologia industrial. 

Também chamada de quarta revolução industrial, a Indústria 4.0 surgiu com o propósito de aperfeiçoar o trabalho desenvolvido por máquinas e equipamentos, adquirindo características específicas, como:

  • uso de tecnologias digitais, como Inteligência Artificial;
  • linha de produção moderna e robusta;
  • aumento da produtividade;
  • processos mais rápidos, precisos e seguros;
  • produção em larga escala;
  • eficiência energética;
  • integração de sistemas;
  • aperfeiçoamento contínuo de ferramentas e processos;
  • maior controle sobre o ciclo produtivo;
  • redução de custos, entre outros.

Leia também: Entenda os benefícios da mecanização agrícola

As transformações da Indústria 4.0

Além de características específicas, a Indústria 4.0 tem como base alguns pilares considerados inconfundíveis quando falamos em tecnologia industrial. Saiba quais são:

1. Automação e robótica avançada

A automação industrial é um dos avanços mais expressivos da Indústria 4.0. Consiste no uso de máquinas e equipamentos para o cumprimento de tarefas operacionais, o que confere mais agilidade à cadeia produtiva.

É verdade que essa substituição já vem acontecendo desde a Revolução Industrial do século XVIII, que transformou o processo produtivo com a introdução de máquinas no chão de fábrica.

Entretanto, o que vivenciamos hoje é um momento de uso mais sofisticado e robusto dessas máquinas, cada dia mais aperfeiçoadas. Como exemplo, temos a robótica avançada

Os robôs conseguem desempenhar uma infinidade de tarefas, passando por todas as etapas da produção e atuando também na limpeza e organização. Além disso, são capazes de interagir com humanos e, até mesmo, reproduzir seus comportamentos.

2. Internet das Coisas (IoT) e conectividade

A internet das coisas utiliza a alta conectividade para transformar máquinas e equipamentos em objetos inteligentes. Além de coletar e interpretar dados, esses objetos se integram a outros dispositivos, permitindo um controle mais preciso de suas funções e necessidades.

Com a IoT, é possível analisar o comportamento das máquinas em tempo real, acessá-las com uso de aplicativos e outras ferramentas e, a partir disso, tomar decisões com mais direcionamento e segurança.

3. Big Data e análise de dados

O Big Data refere-se ao armazenamento de dados coletados e produzidos pelas empresas. Tudo que é coletado servirá de orientação para a tomada de decisões do gestor e deverá auxiliar na programação de máquinas e equipamentos.

A utilização desse material, no entanto, só é feita após a análise de dados, outro pilar da Indústria 4.0, responsável por inspecionar, extrair e organizar aquelas informações consideradas realmente importantes para a empresa.

Leia também: Diferenças entre peças genuínas, originais e genéricas

4. Manufatura aditiva

A manufatura aditiva, mais conhecida como impressão 3D ou manufatura personalizada, permite a criação de vários tipos de objetos a partir de softwares e outros programas digitais avançados.

É uma inovação inteligente, capaz de criar protótipos detalhados de equipamentos dos mais diversos tamanhos e finalidades, podendo investir também em personalização de acordo com a necessidade da empresa e exigência do cliente.

5. Inteligência artificial e aprendizado de máquina 

A Inteligência Artificial (IA) e o Machine Learning são duas tecnologias que caminham juntas dentro da Indústria 4.0. Com recursos de Inteligência Artificial, as máquinas e os softwares são capazes de funcionar de forma similar ao comportamento humano.

Essa inovação é possível devido ao Machine Learning, uma ramificação da Inteligência Artificial para que determinado objeto aprenda e reproduza as informações e as ações solicitadas pelo sistema digital .

6. Cibersegurança na Indústria 4.0

A cibersegurança reúne um conjunto de práticas voltadas para a segurança dos dados e sistemas que são armazenados ou manipulados em rede, ou seja, com o uso de internet, o que é indispensável na Indústria 4.0.

Para evitar que informações sigilosas sejam acessadas e subtraídas por pessoas não autorizadas, que sistemas sejam corrompidos, além de outros riscos digitais, a cibersegurança utiliza diversas formas de proteger e blindar esses dados, como programas antivírus, criptografia e autenticação de acesso em várias etapas.

Benefícios da Indústria 4.0 

A Indústria 4.0 transformou o trabalho realizado dentro das unidades fabris, proporcionando resultados nunca pensados e revolucionando o mercado industrial. Os benefícios são muitos e diversos, mas elencamos alguns para você conhecer. Confira:

Eficiência operacional aprimorada

Com tecnologias de automação, os processos operacionais se tornaram muito mais ágeis e eficientes, aumentando a capacidade produtiva da empresa, diminuindo os entraves comuns da área operacional e elevando o nível de qualidade da produção.

Redução de custos e desperdício

Com uso intenso de equipamentos rápidos e inteligentes e com a redução da ação humana, as falhas de execução diminuíram, assim como os retrabalhos. Como resultado, temos redução de custos e menos desperdício de matéria-prima, energia e outros insumos.

Melhoria na qualidade do produto

O uso de tecnologias avançadas possibilita um controle maior da produção, com análise em tempo real do desempenho do maquinário, correção rápida das falhas identificadas, além de máquinas bem orientadas e máxima redução de erros.

Assim, a indústria consegue produzir em grande quantidade sem alterar a qualidade do que é desenvolvido. Mais do que isso, a empresa pode melhorar os seus produtos e atender às diversas exigências do mercado.

Leia também: Para que serve a plataforma de corte?

Customização em massa

Falando em mercado exigente, sabemos o quanto o cliente valoriza aquele produto feito sob medida, que atende às suas necessidades específicas, não é mesmo? Atualmente, oferecer um produto personalizado é um diferencial importante.

Na Indústria 4.0, é possível ir além da personalização individual e produzir a personalização em massa, ou seja, em grande quantidade. Desta forma, mais consumidores são alcançados e mais experiências satisfatórias são geradas.

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre colheitadeira de grãos

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é aquela que acontece com base no monitoramento da máquina, observando seu desempenho, sinais e comportamentos emitidos. A Indústria 4.0 utiliza a internet das coisas para observar e acompanhar em tempo real a capacidade de trabalho de determinado equipamento.

A partir dessa observação, é possível identificar problemas em sua fase inicial e corrigi-los antes que eles piorem e causem paralisação obrigatória da peça, da máquina e do ciclo de produção.

Expansão de mercados globais 

A automação industrial otimizou o processo produtivo e aumentou a capacidade produtiva das fábricas. O melhor é que tudo isso aconteceu sem prejuízo da qualidade do produto ofertado. Aliás, atingir um padrão de qualidade é um dos benefícios dessa transformação.

Como resultado, muitas companhias conseguiram expandir os seus negócios, vendendo seus produtos para empresas e consumidores presentes dentro e fora do país.

Sustentabilidade ambiental

Empresas que investem em tecnologia e automação acabam se tornando também mais sustentáveis. Isso acontece naturalmente como consequência do baixo desperdício e do uso eficiente de energia, água e outras matérias-primas.

Além disso, por produzirem de forma mais enxuta e eficiente, as empresas geram menos resíduos, reduzindo a quantidade de lixo que seria lançado no meio ambiente. 

Complementando a sua responsabilidade ambiental, diversas empresas têm utilizado a logística reversa para gerenciar seus excedentes, uma medida positiva que tem tudo a ver com as exigências do mundo atual.

Visite a loja virtual da Imdepa. São mais de 19 mil produtos e muitos benefícios: cashback, clube de vantagens, pagamento facilitado e muito mais. Confira!

Aplicação da Indústria 4.0 na prática 

E de que forma todas essas intervenções estão influenciando o dia a dia das empresas? Bem, na prática, a indústria está vivenciando um momento de revolução e de evolução das suas metodologias de trabalho, com resultados mais expressivos, claros e com um faturamento bem acima do esperado.

A ideia da Indústria 4.0 é equilibrar, de forma útil e rentável, o melhor dos dois mundos: o virtual e o real, para que empresa e consumidor possam usufruir de todos os benefícios provenientes dessa combinação.

Na prática, as empresas estão aprendendo a gerenciar uma equipe híbrida, formada por colaboradores humanos e também por robôs, chamados de robôs colaborativos.

Na hora de pensar em um novo produto, a equipe de criação pode optar por um projeto virtual e retirar o objeto do papel apenas quando todos os testes apresentarem resultados positivos, sem precisar perder peças ou material. 

Visando melhorar e fortalecer a interação entre setores, temos os sistemas de integração, que favorecem e estimulam a comunicação clara, direta e eficiente entre as áreas da empresa que se relacionam, como estoque e setor de compras, por exemplo.

Na agricultura, os drones substituem o produtor na execução de tarefas, como sobrevoo da fazenda, mapeamento de nascentes e de focos de incêndio, recuperação de animais e, até, movimentação de mercadorias.

Na logística de distribuição e armazenagem, os leitores digitais identificam e coletam os dados das mercadorias, eliminando o uso de papel e caneta e reduzindo o tempo dedicado a essa atividade.

Na prática, a Indústria 4.0 otimizou todo o processo produtivo de uma empresa, tornando-o mais rápido, seguro, eficiente e muito mais vantajoso em todos os aspectos.

Desafios da Indústria 4.0 

Para muitas empresas, e também de forma geral, a implantação da Indústria 4.0 esbarra em algumas dificuldades. São questões consideradas inerentes ao processo de modernização e que não devem ser vistas como empecilhos, mas como desafios que precisam ser superados. Conheça os três principais:

Segurança cibernética

O uso, armazenamento e compartilhamento de dados por meio da internet exigem das empresas um investimento rígido em segurança cibernética. Por não operarem apenas em locais físicos, mas virtuais, essas informações correm o risco de serem acessadas por estranhos.

Para evitar o roubo de senhas, a corrupção ou a queda de sistemas, o uso indevido de informações e outras ameaças cibernéticas, é necessário instalar mecanismos de proteção contra vírus, sistemas específicos de backup, optar por senhas fortes e com autenticação em duas ou três etapas, além de instruir os colaboradores sobre a importância de não clicar em links suspeitos e não baixar arquivos duvidosos.

Impacto nas habilidades da força de trabalho 

Uma das exigências mais importantes da Indústria 4.0 é que os colaboradores saibam utilizar corretamente os equipamentos, sistemas e demais recursos adotados na modernização da empresa.

Para isso, a gestão pode optar por contratar funcionários com um currículo mais completo, ao menos para as posições mais específicas, ou pode treinar a equipe atual através de cursos, oficinas e capacitações.

Além de habilidades básicas com ferramentas digitais, é importante que os trabalhadores tenham proatividade, interesse e competência para explorar todas as vantagens dos novos recursos, inclusive, sugerindo outras formas de aplicação.

Custos operacionais

Investir em automação industrial exige um aporte financeiro considerável e, embora os benefícios sejam realmente atraentes, é fato que muitas empresas ainda não dispõem de recursos suficientes para fazer essa transformação.

Nesses casos, a orientação é começar aos poucos, modernizando setores menores ou os mais necessários, além de criar um planejamento financeiro seguro para que a empresa não corra riscos ao investir acima do que pode suportar.

Leia também: Quais são os tipos de mangueira e para que servem?

Perspectivas para a Indústria 4.0 

Para o futuro, o que se espera é que a Indústria 4.0 se torne ainda mais presente dentro das empresas, mesmo que essa mudança aconteça de forma lenta e gradual. A popularização das ferramentas e os incentivos governamentais são dois propulsores importantes dessa mudança.

Com um número maior de empresas automatizadas, a competitividade entre as organizações também deverá aumentar, fazendo com que o mercado fique bastante aquecido e oferecendo mais oportunidades de compra para o consumidor.

Já o mercado de trabalho estará mais exigente, garantindo mais oportunidades para profissionais que possuam uma combinação equilibrada de habilidades técnicas e comportamentais.

Em resumo, as expectativas para o futuro da Indústria 4.0 são as melhores, com aperfeiçoamento de ferramentas existentes, criação de novos dispositivos e aplicações diferentes para uma mesma metodologia, entre outras medidas. Aprimoramento é a palavra-chave dessa evolução.

IMDEPA: sua solução em peças e acessórios

A sua empresa está preparada para a transformação da Indústria 4.0? Não fique de fora desse movimento e invista na competitividade do seu negócio adquirindo peças de qualidade para seus equipamentos. A IMDEPA tem mais de 60 anos de experiência em distribuição de peças e acessórios para o setor industrial, agrícola e automotivo. Visite a loja virtual da IMDEPA e conheça o nosso catálogo de produtos.

Categorias: Indústria