Peças industriais

O que é anel de vedação e para que serve?

O que é anel de vedação e para que serve?

O anel de vedação é uma peça de uso contínuo e obrigatório no segmento industrial, sendo responsável por manter fluidos diversos dentro do seu local de circulação, impedindo escapes e reduzindo o risco de acidentes e contaminações. A seguir, vamos conhecer os principais tipos de anéis de vedação, suas aplicações e algumas dicas para aumentar a sua durabilidade. Continue lendo e saiba mais.

O que é um anel de vedação? 

O anel de vedação é um elemento pequeno, com uma abertura na região central e feito a partir de um material resistente e com propriedades elásticas, que pode ser variações de borracha, etileno-propileno, neoprene, silicone, dentre outros.

A principal função do anel de vedação é evitar vazamentos, sendo fundamental em diversas aplicações industriais, mecânicas e automotivas.

Apesar de ser um objeto pequeno e simples, o anel de vedação exerce um papel fundamental em ambientes domésticos e profissionais, pois possibilita o funcionamento correto da máquina e contribui para o seu bom desempenho.

Leia também: Para que serve o óleo hidráulico?

Como funciona o anel de vedação? 

O anel de vedação é feito de um material que é, ao mesmo tempo, resistente e maleável. Seu tamanho costuma ser maior do que o orifício onde será instalado, de forma que suas bordas exerçam uma pressão sobre as paredes da abertura e façam uma vedação eficiente.

Quando está em perfeito estado, o anel evita o vazamento de ar, líquido, óleo e outros fluidos e, ao mesmo tempo, permite o fluxo contínuo dessas substâncias de forma segura e sem perdas.

Por isso, o anel de vedação foi desenvolvido para ser aplicado em tubulações, juntas, válvulas e equipamentos com funcionamento pneumático. É uma peça versátil, que pode ser encontrada em formatos, cores e tamanhos variados, apesar de desempenhar a mesma função em todas essas variações.

Ao garantir o transporte e a transferência segura de substâncias, o anel de vedação promove vários benefícios, como:

  • redução do desperdício e perda de produtos, como lubrificante e água;
  • redução do risco de contaminação causado pela invasão de poeira e outros agentes externos;
  • redução dos desgastes causados pelo contato da substância com as peças, o que pode acelerar o seu envelhecimento;
  • melhor desempenho da máquina, que necessita daquele fluido para operar com efetividade.

Leia também: Quando utilizar uma porca hidráulica?

Tipos de anéis de vedação 

Existem vários tipos de anéis de vedação. Cada um deles possui um design e um material específico voltado para determinada aplicação, de acordo com a necessidade. Conheça os modelos principais:

V-ring

O anel de vedação do tipo V-ring é um modelo circular, mas quando sua área externa é seccionada, apresenta a forma da letra “V”. Esse tipo é o mais indicado para máquinas que realizam movimentos circulares e que precisam de uma proteção maior contra a entrada de agressores externos.

O anel V-ring costuma ser feito de borracha e seu sistema de vedação tem algumas características específicas. Além de atuar no sentido axial, o bloqueio acontece em superfícies secas e sem pressão. Esse modelo de anel possui inúmeras variações. Conheça as principais:

  • V-A: versão mais apropriada para motores elétricos, que precisam de uma vedação com baixa pressão e que possuem sistemas de montagem com um porte menor;
  • V-S: tem forma de cone e uma superfície mais larga, detalhes que mantêm o anel mais firme. O modelo é muito utilizado na indústria automotiva;
  • V-L: esse tipo de anel de vedação tem um acabamento reto em um dos lados. Essa característica, assim como acontece com o anel V-S, garante uma fixação maior da peça e facilita a aplicação em blocos de apoio;
  • V-E: modelo bem similar à versão anterior, mas com uma abertura um pouco maior. É o tipo de anel de vedação que atua muito bem em sistemas mais pesados e que precisam de uma pressão axial maior.

O-ring

O O-ring tem o formato arredondado, como se fosse um “o”, de onde vem o seu nome. Devido à estrutura circular, este modelo de anel de vedação é indicado para equipamentos com sistemas pneumáticos e hidráulicos.

O anel O-ring possui alta resistência a situações extremas, como temperatura elevada, acidez e corrosão. Além de se adequar a superfícies circulares, esta peça também se adapta muito bem a áreas planas.

X-ring ou Quad-ring

O anel de vedação X-ring tem o formato quadrangular, mas com bordas arredondadas. Por isso, também é chamado de Quad-ring. 

Esse anel é bastante parecido com o modelo O-ring e pode até substituí-lo, mas possui algumas diferenças e vantagens, como a estabilidade e a resistência

Essas características fazem do anel X-ring o mais apropriado para máquinas com sistema hidráulico ou pneumático e também para equipamentos que executam movimentos bilaterais.

Retangular

Anel com formato retangular, uma variação desenvolvida para operar em locais muito pequenos e que exigem uma aplicação mais específica e personalizada. É o caso das prensas e fornos industriais.

Esférico

Similar ao anel do tipo O-ring, a versão esférica é indicada para vedação de superfícies com o mesmo formato, ou seja, arredondado.

Leia também: Como utilizar o mancal de apoio?

Como escolher o anel de vedação ideal? 

Como vimos, o anel de vedação não é uma peça única. Em vez disso, pode ser encontrado no mercado em diversos formatos, tamanhos, espessuras e até em cores diferentes. Para escolher o componente que melhor se adapta à sua máquina, é necessário ficar atento a alguns fatores, tais como:

Material

O anel de vedação pode ser feito de borracha, silicone, neoprene e de outros materiais com propriedades necessárias ao seu trabalho, como durabilidade, elasticidade e resistência. 

Na hora de escolher, é importante conhecer as condições nas quais o anel vai operar para, desta forma, saber qual material é o mais indicado para aquela situação.

A borracha, por exemplo, é muito usada na fabricação dos anéis de vedação. Contudo, é um material com muitas variações e cada uma delas reage de formas distintas aos impactos externos.

A borracha nitrílica é mais resistente a óleo, combustível e produtos químicos, naturalmente mais agressivos. Já a borracha de etileno é durável mesmo em ambientes úmidos e expostos à radiação solar.

Enquanto isso, o silicone é um material mais indicado para operar em baixas temperaturas, pois não tem resistência para resistir ao calor intenso.

Tamanho

O anel de vedação deve ser compatível com a abertura que irá recebê-lo. Isso significa que ele não pode ser menor, apenas levemente mais largo para garantir a pressão necessária e permitir a circulação do fluido sem causar vazamentos.

Visite a loja virtual da Imdepa. São mais de 19 mil produtos e muitos benefícios: cashback, clube de vantagens, pagamento facilitado e muito mais. Confira!

Temperatura

Devido ao material usado na sua fabricação, alguns anéis não têm a resistência necessária para atuar em altas temperaturas. É fundamental ter essa informação em mente porque, usar um anel em ambiente inadequado pode resultar em acidentes de proporções diversas.

Tipo de fluido ou gás 

O fluido que circula nas tubulações também é um fator a ser considerado na hora de escolher o anel de vedação. Como vimos, alguns desses elementos bloqueadores são mais resistentes a produtos abrasivos, enquanto outros podem se deteriorar com facilidade ao entrar em contato com tais substâncias. 

Então, não esqueça de verificar se o material usado na fabricação do anel é compatível com o fluido com o qual ele manterá contato.

Pressão do fluido ou gás

Os fluidos exercem pressões diferentes quando são transportados, podendo operar em maior ou menor intensidade. Caso o anel não tenha a resistência adequada para suportar essa variação, ele pode sofrer rompimentos e gerar vazamentos.

Fornecedor

Saber a procedência do anel de vedação também é importante. Adquirir peças de origem duvidosa aumenta os riscos de acidentes causados por baixa qualidade. Portanto, adquira seus produtos apenas de empresas já conhecidas no mercado de venda e distribuição de peças.

Leia também: Conheça os principais tipos de correntes industriais e suas aplicações

Como aumentar a vida útil do anel de vedação? 

O anel de vedação é uma peça resistente, mas a sua durabilidade depende bastante das condições às quais ele é submetido. A seguir, algumas dicas de como aumentar a vida útil desta peça:

Faça a escolha correta

Na hora de escolher o anel de vedação, leve em consideração o material de fabricação, as condições de uso, a substância que será transportada pelas tubulações etc. Assim, você garante uma peça resistente e adequada às suas necessidades.

Proteja a peça de agressões externas

Escolha um local seguro para armazenar os anéis de vedação e evite expô-los ainda mais a situações desgastantes, como altas temperaturas, umidade, substâncias químicas, ácidas e corrosivas.

Faça a manutenção necessária

Crie um calendário de manutenção preventiva, estabelecendo datas específicas para avaliar as condições físicas dos anéis de vedação. Substitua-os sempre que notar falhas e outros desgastes que atrapalhem o seu rendimento.

Não esqueça a lubrificação

O lubrificante é um fluido muito importante para evitar o atrito entre as peças, reduzir a temperatura e minimizar possíveis danos causados pelo contato entre os componentes. Por isso, antes de escolher o lubrificante, veja se ele é compatível com o material do anel de vedação da sua máquina.

Invista em uma boa limpeza

Aproveite os momentos de manutenção para limpar os anéis de vedação, retirando poeira, detritos, pelos e outros resíduos que podem contaminar os fluidos e danificar a peça, resultando em vazamentos.

Compre anéis de vedação com quem realmente entende 

O anel de vedação é uma peça pequena, de fácil aplicação, manutenção e substituição. Apesar de simples, esse elemento tem um papel fundamental no desempenho de máquinas industriais. Por isso, investir em peças de qualidade é imprescindível, uma vantagem que você tem ao adquirir produtos da IMDEPA.

Na loja virtual da Imdepa, você encontra peças de qualidade, além de um atendimento rápido e totalmente personalizado. Conheça o nosso catálogo de produtos e veja como é fácil se tornar nosso cliente.

Categorias: Peças industriais