Mangueira hidráulica: o que é e para que serve?

A mangueira hidráulica é um componente muito utilizado em segmentos industriais devido à sua versatilidade e resistência. Ela é fabricada em alta tecnologia e segue rígidos padrões de qualidade, o que faz com que o acessório desempenhe suas funções mesmo em ambientes com grandes interferências, como temperaturas elevadas e grande umidade. A seguir, vamos saber o que é, para que serve e onde é utilizada a mangueira hidráulica.
A mangueira hidráulica é um tubo comprido, flexível e resistente utilizado para transportar elementos sólidos, líquidos ou gasosos de um ponto a outro. Por esta razão, é um item muito utilizado como substituto de tubulações.
Algumas substâncias comumente transportadas pela mangueira hidráulica são:
Por transportar fluidos com muita pressão e em temperaturas elevadas, a mangueira hidráulica é fabricada em um material que seja forte o suficiente para operar sem causar vazamentos ou acidentes. Assim, podemos dividi-la em três partes.
Local por onde o fluido é transportado. Esse tubo precisa ser bastante flexível e resistente, além de ser adequado ao material movimentado. Geralmente, o tubo é feito de borracha sintética, silicone, neoprene e teflon (PTFE), além de contar com cobertura externa de aço inox.
Ela é feita de fios de aço ou têxteis, em uma ou mais camadas, dependendo do nível de pressão exigido pelo líquido transportado. Esta camada tem a função de dar mais resistência e sustentabilidade ao tubo, deixando-o menos suscetível a fissuras e rasgos.
Leia também: Como utilizar o mancal de apoio?
O papel da camada externa é proteger os componentes internos da mangueira da ação de fatores prejudiciais, como temperatura, umidade e outros elementos que possam deteriorar a mangueira. A borracha sintética é um dos componentes comuns desse revestimento.
Outra característica da mangueira hidráulica é a sua variedade. Por ser útil nas mais diversas aplicações, ela pode ser encontrada em vários tipos diferentes, de acordo com a função que irá desempenhar.
Assim, as mangueiras hidráulicas podem variar conforme:
A mangueira hidráulica, como o nome já sugere, faz parte de um sistema muito importante, simples e eficiente, aplicado em equipamentos industriais, que é o sistema hidráulico.
Esse sistema funciona utilizando líquidos em alta pressão para gerar força para uma máquina e, desta forma, possibilitar o seu funcionamento e a sua movimentação, sempre com muito controle, precisão e baixo risco.
A mangueira, portanto, fica com o papel de transportar esses fluidos, transmitindo a pressão dessas substâncias para peças essenciais da máquina, como o motor e a bomba hidráulica. A partir daí, o sistema é ativado, iniciando o movimento do equipamento.
A mangueira hidráulica é bastante versátil, com inúmeras aplicações em sistemas hidráulicos. Dentre os setores que mais utilizam esse tipo de mangueira, podemos destacar:
Leia também: Quais são os tipos de porcas?
As mangueiras hidráulicas são consideradas indispensáveis em todos os segmentos em que atuam. Essa valorização decorre das suas muitas vantagens, das quais já falamos um pouco, e que vamos aprofundar mais a seguir. Veja:
As mangueiras hidráulicas são produzidas para suportar altas pressões de trabalho e desempenhar as suas funções mesmo em situações adversas. Desta forma, esses acessórios são resistentes a temperaturas elevadas, abrasão, fortes impactos e também a produtos químicos agressivos.
Isso significa que, mesmo operando em condições degradantes, a mangueira hidráulica não vai sofrer corrosão, rasgos ou outros danos que possam comprometer a sua utilidade.
Apesar disso, vale destacar que a durabilidade da mangueira depende do uso correto do produto, de acordo com o que é estabelecido pelo fabricante.
Ao contrário das tubulações, as mangueiras hidráulicas são elementos flexíveis e maleáveis. Essas características facilitam a montagem da peça e a sua instalação nos mais diversos equipamentos e sistemas.
Por ser articulável, a mangueira hidráulica também confere mais movimento ao local onde está instalada. É o caso do braço de empilhadeiras, que não teriam essa flexibilidade se utilizassem as tubulações rígidas.
Como vimos, as mangueiras hidráulicas são peças extremamente versáteis, que se adequam aos mais variados tipos de equipamentos e fluidos, podendo transportar óleo, água, combustível, fluidos de refrigeração e muitos outros.
As mangueiras hidráulicas podem variar em tamanho, de acordo com a pressão e temperatura do líquido, terminal, ambiente de operação e muito mais.
Além destes benefícios, podemos listar, ainda, outras vantagens da mangueira hidráulica, tais como:
Leia também: Manutenção industrial: o que é, importância e como funciona
As mangueiras hidráulicas são duráveis e resistentes, mas possuem uma vida útil estabelecida pelo fabricante. Esse tempo disponível de uso pode se tornar ainda menor, caso não haja cuidados na utilização do componente.
Pensando nisso, destacamos algumas dicas simples, mas que irão aumentar a vida útil da mangueira hidráulica que a sua máquina utiliza. Confira a seguir:
É fundamental realizar inspeções regulares nas mangueiras hidráulicas para identificar possíveis desgastes, danos, vazamentos ou falhas que possam causar algum incidente.
Essas inspeções podem ser feitas no momento dedicado à manutenção deste acessório, um processo igualmente importante sobre o qual falaremos mais adiante.
Todas as mangueiras hidráulicas possuem parâmetros já definidos pelo seu fabricante em relação à temperatura e pressão que podem ser submetidas. Essas características precisam ser respeitadas.
Expor a mangueira a temperaturas mais elevadas do que o permitido ou a fluidos com pressão acima do determinado é muito arriscado e pode ocasionar rupturas em sua extensão, provocando acidentes graves no local de trabalho, além de elevar o risco de contaminação do ambiente onde a mangueira está sendo operada.
Nesse ponto, devemos destacar também a importância de adquirir uma mangueira adequada ao tipo de material a ser transportado, já que é possível comprar mangueiras com características específicas para cada fluido.
Leia também: Mancal de rolamento: o que é, modelos e aplicações
As mangueiras hidráulicas são fabricadas com material resistente, mas isso não significa que elas devam ser expostas a intempéries e substâncias abrasivas ou que possam causar algum tipo de dano ao seu revestimento.
Em vez disso, as mangueiras precisam estar protegidas de impactos, cortes, abrasões, altas temperaturas e outras situações desgastantes. Com esse cuidado, a sua vida útil será bem maior.
A manutenção preventiva é realizada com o objetivo de identificar possíveis problemas com a mangueira hidráulica, que poderão se agravar com o passar do tempo, especialmente devido à falta de reparo.
Durante a inspeção, devem ser averiguados alguns pontos, como presença de rasgos, vazamentos e outros defeitos.
Os fabricantes recomendam que as mangueiras hidráulicas sejam substituídas periodicamente. Desta forma, é mais fácil garantir a eficiência e a segurança do sistema hidráulico e da própria mangueira.
O intervalo de troca é definido pelo fabricante, e consta no manual do produto. Entretanto, dependendo das condições do ambiente onde a mangueira está instalada, esse prazo pode ser bastante reduzido. Por isso, investir em uma manutenção periódica é fundamental.
Devemos lembrar que todos esses cuidados para aumentar a vida útil da mangueira hidráulica só trarão resultados se a peça utilizada tiver uma boa qualidade de fabricação. Portanto, na hora de comprar ou substituir a sua mangueira, opte sempre pelas melhores peças.
A IMDEPA é uma distribuidora de peças e acessórios voltada para os mais variados segmentos, como o ramo automotivo, industrial e agrícola. São mais de seis décadas oferecendo qualidade e satisfação a muitos clientes. Nosso catálogo de produtos é diverso, completo e com o melhor custo-benefício do mercado. Venha conferir de perto os produtos disponíveis. Teremos o maior prazer em atender você.
Categorias: Peças industriais