Indústria

Os pilares da produção industrial

Maquinários e linhas de produção em interior de indústria

A produção industrial pode ser definida como um conjunto de atividades que visam a fabricação de produtos em larga escala. Ela é formada por diversas etapas, com máquinas e necessidades específicas.

Atualmente, com o desenvolvimento de tecnologias modernas, o processo produtivo industrial está mais complexo e, ao mesmo tempo, eficiente.

A seguir, vamos conhecer os pilares da produção industrial e saber de que forma esses elementos estão contribuindo para o crescimento e o fortalecimento da produção em massa. Acompanhe!

Evolução da produção industrial

A evolução da produção industrial começou no século 18 com a Primeira Revolução Industrial. 

Nessa época, o trabalho manual, predominante no processo produtivo até então, foi substituído pela máquina a vapor, dando início à produção em grandes quantidades.

Já no século 19, a Segunda Revolução Industrial trouxe outro agente transformador da produção em larga escala: a eletricidade. Ela é uma fonte de energia fundamental para o surgimento de novas indústrias e para a rapidez dos processos operacionais.

O século 20 foi marcado pela Terceira Revolução Industrial, que transformou a produção fabril com técnicas de automação, fortalecendo ainda mais o uso de máquinas e equipamentos em detrimento do trabalho humano. 

Atualmente, estamos vivenciando a Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, cuja principal característica é a implantação de novas tecnologias digitais, como a Inteligência Artificial, o Big Data, a Internet das Coisas (IoT) e outros recursos inovadores.

O resultado dessa evolução foi uma produção otimizada, ou seja, mais rápida, sustentável, organizada, realizada com menos esforço e que culminou em produtos de maior qualidade. 

Esses fatores foram essenciais para o crescimento do setor industrial e para o modelo de produção atual.

Leia também: Como evitar a oxidação em máquinas?

Pilares da produção industrial 

Os pilares da produção industrial podem ser definidos como princípios, objetivos e parâmetros que orientam o trabalho da indústria, visando o alto desempenho e seu crescimento sustentável. Vamos conhecê-los?  

Veja quais são os pilares da produção industrial:

1. Planejamento e controle da produção

O planejamento e controle da produção formam um conjunto de atividades cujo objetivo é auxiliar o processo produtivo.

O planejamento define o que será fabricado, de acordo com a demanda, decide os recursos que serão empregados e estipula o tempo dedicado às tarefas. 

O controle é a segunda parte desse processo e engloba várias subtarefas, como a fiscalização das etapas, o cumprimento dos prazos e do fluxograma e a reposição de materiais.

Essas medidas estimulam o uso equilibrado dos recursos, garantindo que os resultados esperados sejam alcançados. Assim, é possível conquistar a eficiência das atividades operacionais.

Para isso, o planejamento e controle da produção são divididos em três atividades básicas:

Planejamento de demanda

A previsão da demanda é uma estimativa de consumo do mercado. Com base nessa informação, são feitos os cálculos relativos a recursos, prazos e insumos necessários.

Programação da produção

É o levantamento da capacidade de trabalho da produção. A comparação desse dado com a previsão de demanda deve resultar em uma adaptação do setor produtivo, aumentando ou diminuindo o seu trabalho.

Controle de inventário

No controle de inventário é feita a contagem do estoque da empresa. O objetivo é entender como funcionam as entradas e saídas, mensurar o consumo de produtos e facilitar a reposição de mercadorias. O controle de inventário deve ser feito regularmente para que os dados sejam sempre atuais.

Leia também: Motor elétrico: como funciona, tipos e aplicações

2. Qualidade

A qualidade é um pilar que conversa diretamente com a satisfação do consumidor. Trata-se da busca pela conformidade dos produtos para que eles atendam às necessidades do cliente.

Para isso, são definidas e aplicadas diferentes metodologias de controle durante todo o processo produtivo e não só na verificação final do resultado.

O nível de qualidade de um produto é crucial na busca por competitividade, pois pode fortalecer ou fragilizar a imagem que a empresa constrói junto ao seu público.

O controle da qualidade agrega valor ao produto, reduz trocas e devoluções e, consequentemente, evita os custos com perda de material, tempo e recursos empregados.

Para garantir bons resultados, são aplicados três medidas importantes: 

Controle de qualidade

O controle de qualidade é um conjunto de atividades que avalia se o produto está de acordo com as normas estabelecidas. Essa análise é feita mediante inspeções, revisões e testes.

Garantia de qualidade

A garantia da qualidade é um processo usado para definir metodologias a serem seguidas e, desta forma, prevenir a incidência de erros. Dois métodos muito usados aqui são o Seis Sigma e o Ciclo PDCA.

No Seis Sigma é possível identificar a taxa de desvio dos produtos fabricados em relação ao padrão estabelecido.

Já o Ciclo PDCA se divide em quatro tarefas: Planejar, Executar, Checar e Agir. O seu objetivo é melhorar os processos de produção.

Melhoria contínua

Por fim, temos a melhoria contínua, uma prática de gestão com foco no aperfeiçoamento constante de processos, produtos e serviços, visando a eficiência dos processos.

3. Eficiência e produtividade 

Eficiência e produtividade são termos que se relacionam. A eficiência é a capacidade que uma empresa possui de executar suas operações corretamente, utilizando os recursos disponíveis da melhor forma possível.

Já a produtividade é a capacidade de produção da empresa, de forma eficiente, com os materiais que estão à disposição. 

Esses termos caminham juntos porque o objetivo de toda organização é produzir mais sem perder a eficiência, ou seja, garantir a lucratividade sem elevar os custos relacionados. Confira os fatores que afetam diretamente a produtividade:

Automação e tecnologias avançadas

A automação, característica básica da Indústria 4.0, agiliza operações e acelera resultados. Já as tecnologias avançadas, como a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e automação avançada, possibilitam uma produção personalizada e flexível para atender às diferentes demandas do mercado.

Maquinário e equipamentos

As máquinas e equipamentos são ferramentas essenciais da produção industrial. Mas, para que tenham um desempenho de excelência, precisam passar por manutenção preventiva e substituição de peças.

É fundamental investir em peças originais e de procedência reconhecida, como os itens comercializados pela IMDEPA, empresa referência em peças para máquinas industriais.

Capacitação e treinamento de funcionários

Para que uma empresa seja competitiva, é preciso que os seus funcionários sejam produtivos. Esse alto desempenho depende da capacitação e do treinamento que recebem da organização.

Layout da fábrica e fluxo de trabalho

A forma com que o interior da fábrica é desenhado influencia na execução das tarefas operacionais. Assim, um determinado layout pode resultar em otimização ou desperdício de tempo e outros recursos.

A mesma importância deve ser dada ao fluxo de trabalho, um conjunto sistematizado de atividades que detalha e otimiza a rotina dos setores organizacionais e que também podem atrasar ou acelerar a produção industrial.

Indicadores de desempenho (KPIs)

Os indicadores de desempenho são usados para mensurar o progresso do processo produtivo, incluindo a relação entre produtividade, qualidade, eficiência e tempo. Os mecanismos de controle identificam falhas e facilitam a correção desses erros.

Visite a loja virtual da Imdepa. São mais de 19 mil produtos e muitos benefícios: cashback, clube de vantagens, pagamento facilitado e muito mais. Confira!

4. Sustentabilidade

A sustentabilidade é um tema relativamente novo no segmento industrial. Trata-se de um conjunto de boas práticas adotadas pelas empresas com o intuito de equilibrar o sucesso da produção industrial com a preservação do meio ambiente, contribuindo para um futuro mais saudável para todos.

As ações buscam não só reduzir os impactos ambientais causados pela atividade industrial, mas também amenizar os danos sociais e econômicos gerados.

Confira as principais práticas sustentáveis adotadas pelas empresas atualmente:

Redução de resíduos e reciclagem

A redução de resíduos vem sendo alcançada com a combinação de processos precisos e monitorados, de forma a evitar o desperdício de materiais e a produção excessiva de lixo.

Além disso, o estímulo à reciclagem de materiais é uma medida importante, pois evita não só a formação de um grande volume de dejetos, mas pode atuar como fonte de renda para a comunidade local. 

Uso eficiente de recursos 

O foco é a utilização equilibrada de recursos indispensáveis à produção industrial, como a energia elétrica, a água e as matérias-primas. A ideia é praticar o consumo consciente, sem desperdícios ou perda desses elementos por uso inadequado.

Produção limpa e tecnologias verdes

Uma produção limpa prioriza um sistema de fabricação que consome recursos de forma sustentável, com máximo aproveitamento, evitando a geração excessiva de resíduos.

Todas essas medidas são implementadas por meio das tecnologias verdes, que são soluções pensadas para minimizar os impactos causados pela atividade industrial.

Nesse contexto, podemos destacar o descarte correto do lixo, incluindo o eletrônico, a redução do uso de papel, água e energia, o uso de fontes renováveis de energia, a reciclagem e a utilização de lâmpadas mais econômicas.

Leia também: Saiba quais são as principais peças para indústria

Desafios da produção industrial 

A produção industrial evoluiu muito com o passar do tempo e aperfeiçoou seus processos, mas ainda enfrenta diversos desafios para expandir suas ações. Conheça os principais obstáculos:

Globalização e competitividade

A globalização ampliou o mercado consumidor da indústria e, ao mesmo tempo, elevou os níveis de competitividade, exigindo que as empresas atinjam níveis de eficiência e qualidade cada vez mais altos.

Avanço tecnológico e digitalização

A modernização das tecnologias implantadas trouxe muitas vantagens, mas também aumentou a vulnerabilidade das empresas, que precisam investir cada vez mais em segurança de dados para proteger suas informações armazenadas em rede.

Gestão de recursos e sustentabilidade

Adotar medidas práticas de sustentabilidade ainda é um campo pouco conhecido para muitas empresas, seja porque elas têm uma visão mais conservadora ou porque não sabem ao certo como fazer.

O investimento em capacitação e treinamento e o fortalecimento de uma visão de benefícios a longo prazo são práticas que podem minimizar os problemas e acelerar os resultados da produção industrial.

Imdepa: referência em peças para máquinas industriais

Os pilares da produção industrial são elementos que sustentam um processo mais moderno, produtivo e lucrativo. Para isso, é fundamental que as empresas invistam em melhorias constantes das suas ações e das suas ferramentas de trabalho.

A IMDEPA participa dessa evolução há mais de 60 anos, disponibilizando peças e acessórios para máquinas e equipamentos industriais.

Conheça a loja virtual da IMDEPA e tenha peças originais para as máquinas da sua empresa, com a melhor qualidade do mercado.

Categorias: Indústria