Retentores: principais modelos e para que servem

Os retentores são peças fundamentais em máquinas industriais e veículos automotivos, desempenhando algumas funções consideradas essenciais. A principal delas é a vedação, que impede o vazamento de lubrificantes. A seguir, vamos saber o que é e o que faz um retentor, vamos conhecer seus tipos, como montá-lo e quando fazer a sua substituição. Continue lendo e aprenda mais sobre retentores.
Os retentores são elementos utilizados em diversos tipos de máquinas, desde aquelas que realizam movimentos mecânicos até aquelas que atuam de maneira estática, sendo imprescindíveis para garantir o funcionamento desses equipamentos.
O retentor tem o formato circular e é fabricado a partir de inúmeros materiais, sendo a borracha o mais comum. Além disso, ele está disponível em vários modelos diferentes, podendo, inclusive, ser criado sob medida, de acordo com as necessidades do dispositivo.
A principal função do retentor, como o nome sugere, é reter fluidos. Ou seja, a peça faz a vedação de um dispositivo ou sistema, evitando que o lubrificante utilizado neste local sofra com vazamentos. Conheça outras funções do retentor a seguir.
O retentor foi fabricado com uma intenção bem específica: garantir que graxas, óleos e outros tipos de lubrificantes permaneçam dentro do sistema em que foram aplicados, evitando vazamento e perda do material.
Além de reter essas substâncias, o retentor também atua como um mecanismo de proteção, impedindo que sujeiras e outros agentes nocivos invadam e contaminem a peça, prejudicando a integridade e a vida útil do maquinário.
Desta forma, podemos resumir a função dos retentores em duas:
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Vimos que o retentor exerce, ao menos, duas funções básicas: vedar e impedir a entrada de sujeiras. Mas, como é feito isso? Vamos conhecer, agora, o funcionamento das partes desta peça tão importante.
O sistema de vedação do retentor é feito em dois níveis: vedação principal e auxiliar. A vedação principal exerce a primeira barreira, mantendo os fluidos seguros e impedindo o seu vazamento. Também chamada de lábio, a vedação principal é a parte do retentor que fica em contato direto com o eixo.
Já a vedação auxiliar é chamada de lábio externo ou guarda-pó e sua função é reforçar a barreira de proteção, mas, dessa vez, impedindo a entrada de resíduos indesejáveis no interior do dispositivo.
A principal função da mola é compensar a carga radial exercida sobre o eixo. Esse suporte garante o funcionamento regular da peça e ainda fortalece a função de vedação realizada pelo retentor.
A carcaça é a parte externa do retentor, que cobre e gera sustentação. Esse revestimento costuma ser feito de um material resistente, que pode ser o aço ou outro tipo de metal. A escolha é feita conforme a necessidade e a característica da máquina que vai receber o retentor.
Os retentores são indispensáveis ao motor de máquinas e equipamentos automotivos e industriais, uma vez que são eles os responsáveis pelo armazenamento seguro de lubrificantes e demais fluidos aplicados.
Como sabemos, os lubrificantes são cruciais no desempenho do maquinário, pois reduzem o atrito entre as peças, diminuindo o desgaste, o reparo e a substituição de componentes, além de permitirem um movimento mais fluido do equipamento.
Além disso, o lubrificante mantém a temperatura da máquina estabilizada, devido ao desempenho regular do retentor, e também protege contra a corrosão.
Tudo isso faz com que a vida útil da máquina seja prolongada, claro, com a ajuda do retentor que mantém a graxa ou o óleo corretamente no lugar adequado. Confira um resumo dos benefícios do retentor:
Considerando que o retentor é utilizado em equipamentos que possuem eixo com rotação, podemos dizer que ele é vital em máquinas que realizam movimentos repetitivos, sejam eles mecânicos, hidráulicos, elétricos ou pneumáticos.
Aliás, muitas máquinas que não executam movimento, com condição estática, apresentam retentores em sua composição devido à necessidade de proteção do lubrificante, ou seja, elas precisam da função primordial da peça.
Desta forma, sempre que for necessário manter o lubrificante seguro dentro do seu compartimento, evitando que ele vaze e escorra para outras peças, e quando for preciso barrar o acesso de resíduos nocivos à máquina, o retentor deve ser, obrigatoriamente, utilizado.
O retentor vai auxiliar no prolongamento da vida útil da máquina, no aumento da eficiência do equipamento e na redução de custos, em geral. Vale lembrar que o retentor pode ser usado na vedação de substâncias de diferentes formatos: pastosas, gasosas e líquidas.
Os retentores são itens versáteis e podem ser encontrados em modelos variados. Vamos conhecer os principais tipos de retentores e como eles trabalham?
O retentor de válvula é usado em motocicletas e fica instalado no cabeçote do veículo. Desta forma, o lubrificante e demais fluidos são impedidos de invadir a área de combustão. É por esta razão que a motocicleta libera fumaça escurecida quando acontece a queima equivocada desses fluidos, desperdiçando o óleo da válvula.
Esse tipo de retentor também é utilizado em motocicletas e funciona como um reforço na proteção contra o vazamento do lubrificante. A bengala faz parte do sistema de amortecimento da moto, um movimento hidráulico que exige uma lubrificação eficiente e constante. Daí a importância desse dispositivo.
Como o próprio nome sugere, os retentores industriais são utilizados em equipamentos mais pesados, como maquinários do segmento metalúrgico, florestal, papel e celulose e do setor energético.
No mercado, esses tipos de retentores são encontrados em dimensões diferentes. Existem modelos com diâmetro abaixo de 203 mm e outros com diâmetro acima de 203 mm.
Por serem retentores voltados para atividades com grande sobrecarga de trabalho, também são mais robustos, mais resistentes, possuem variações de temperatura e de velocidade conforme as exigências de cada máquina.
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O retentor é um material bastante resistente, mas também delicado. A sua eficiência depende diretamente da forma como é montado e utilizado.
Portanto, é preciso muito cuidado na hora de encaixar um retentor para não inviabilizá-lo, não alterar a sua função e não danificar a máquina.
Confira um passo a passo simples e explicativo para fazer a montagem e a desmontagem do retentor com segurança e do jeito certo.
Seja prudente na hora de retirar o retentor para não danificar ou alterar a sua estrutura. Em seguida, verifique a presença de cantos vivos ou fissuras, por onde o lubrificante poderá fugir.
Continue buscando qualquer outra característica que possa comprometer a vedação do retentor, como a presença de trincas, fendas, rasgos ou outras deformações.
A higienização do retentor é muito importante e deve ser feita com um pano seco e limpo, que não libere resíduos ou fiapos. Faça também uma boa limpeza do alojamento.
Por ser um objeto de fácil deformação, o retentor deve ser manuseado com muita atenção, delicadeza e apenas no ato da montagem para evitar contaminação ou estragos. Esse cuidado deve ser mais intenso no lábio de vedação, que precisa ser tocado o mínimo possível.
A pré-lubrificação deve ser feita no eixo e no retentor antes da sua instalação para uma melhor acomodação. Esse lubrificante, graxa ou óleo, deve ser o mesmo que será aplicado à máquina para não ocorrer incompatibilização de produtos. Obviamente, esse fluido deve estar livre de contaminações.
No alojamento, o retentor deve ser montado observando o ponto central do revestimento. O ideal é que essa etapa seja executada com a ajuda de materiais adequados, como uma prensa mecânica ou hidráulica.
Outra observação é em relação à posição da superfície de apoio, que deve estar muito próxima do diâmetro externo do retentor. Desta forma, o risco de danos e deformações é menor.
No eixo, o retentor deve ser montado com a ajuda de luvas de proteção, para evitar danos durante a atividade. Outro cuidado é jamais usar ferramentas de força, como martelos ou chaves de fenda, pois podem entortar a carcaça e quebrar a peça.
Vale ressaltar que os eixos também devem estar em perfeitas condições de uso. Por isso, descarte aqueles que apresentarem amassados, indícios de oxidação e outras características inapropriadas e que facilitem a contaminação.
Outro cuidado importante é em relação ao armazenamento dos retentores. Mantenha-os em caixas específicas e sempre em uma temperatura que não ultrapasse os 25° C. Além disso, jamais ponha objetos pesados sobre essas caixas para não deformar as peças.
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Os retentores são elementos que devem ser incluídos na inspeção realizada pela manutenção preventiva e pela manutenção preditiva. Afinal, é um dispositivo que sofre desgaste com o passar do tempo e com o uso constante, precisando de reparo e substituição. Do contrário, altera todo o funcionamento do equipamento.
Mas, será que dá para saber a hora certa de trocar o retentor? Considerando a sua função de vedação, um simples vazamento já deve ser observado como um indício que merece ser investigado. Afinal, é uma demonstração clara da disfunção do retentor.
Portanto, a dica essencial é verificar a presença de vazamento, seja através de manchas no motor ou da produção de fumaça de cor escurecida ou azulada, resultado da queima irregular dos fluidos. No caso dos veículos automotivos, é possível observar essa alteração assim que eles são ligados pela manhã.
Os retentores de válvula apresentam uma característica de desgaste que também merece investigação. Devido ao movimento frequente e repetitivo de sobe e desce da haste da válvula, a mola fica mais frouxa e o diâmetro do retentor alarga, criando folgas que também favorecem o vazamento do lubrificante.
Essas e outras falhas devem ser averiguadas em uma avaliação rotineira e aprofundada de toda a área onde o retentor está presente.
Escolher um retentor é uma atividade que também deve ser feita com atenção, devido à variedade de peças disponíveis no mercado, como já vimos. Portanto, confira algumas dicas para fazer a melhor aquisição:
Ou seja, qualidade e durabilidade devem ser os diferenciais na hora da decisão, uma vez que oferecem também o melhor custo-benefício. Portanto, nessa situação, o preço baixo não deve ser a principal prioridade.
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Categorias: Peças industriais