Peças agrícolas

Conheça as principais peças agrícolas e suas funcionalidades

Conheça as principais peças agrícolas e suas funcionalidades

Quando vemos grandes máquinas trabalhando na produção de alimentos no setor rural nem sempre conseguimos imaginar toda a engrenagem que há por trás daquela atividade. As peças agrícolas fazem parte dessa movimentação e são consideradas essenciais para a fluidez do processo produtivo, em todas as etapas que o compõem. A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre os tipos de peças agrícolas mais comuns e suas funcionalidades.

O que são peças agrícolas? 

Peças agrícolas são dispositivos usados especificamente em equipamentos e máquinas que atuam no setor agrícola. São exemplos as colheitadeiras, as aradoras, as niveladoras, os tratores, as semeadoras e outros.

Já as peças agrícolas mais comuns são as mangueiras hidráulicas, os rolamentos, os retentores, as correias, as correntes, as porcas, as buchas e as arruelas. Falaremos um pouco mais sobre cada uma delas em um tópico adiante.

Qual é a importância das peças agrícolas para o funcionamento das atividades?

As peças agrícolas são elementos indispensáveis no trabalho realizado no campo, uma vez que delas depende o funcionamento regular do maquinário. 

Imagine que, durante uma colheita muito esperada, a colheitadeira deixa de funcionar porque uma peça quebrou. O prejuízo causado por esse acontecimento, sem dúvidas, será enorme. 

Além de atrasar a colheita, essa falha vai atrapalhar o rendimento do funcionário e elevar os custos do agricultor, que precisará repor ou consertar a peça que deu defeito.

Então, por mais que as peças agrícolas sejam pequenos dispositivos, quase sempre escondidos na carcaça das máquinas, são fundamentais para o trabalho realizado no campo e para o alcance dos resultados esperados.

Quando substituir uma peça agrícola? 

No geral, quando uma máquina está funcionando corretamente, ela trabalha com baixo ruído ou com um barulho particular característico, não sofre engasgos ou travas e cumpre o seu objetivo com sucesso.

Todas essas características podem sofrer alterações caso algum componente apresente defeito. Neste momento, é hora de substituir ou consertar a peça se for possível. Então, é importante observar:

  • Presença de ruídos estranhos e elevados;
  • Travamentos ou demora ao ligar;
  • Trabalho incompleto ou mal feito;
  • Calor excessivo produzido pelo equipamento durante o uso;
  • Turbulências fora do normal, etc.

Ou seja, sempre que alguma máquina apresenta uma movimentação, barulho ou desempenho desconhecido ou irregular, é o momento de chamar um profissional especialista, identificar o problema e fazer a correção, que pode ser a substituição da peça.

Leia também: Autopeças: conheça os tipos e como escolher

Principais peças agrícolas e suas funcionalidades 

Já vimos o que são e qual a importância das peças agrícolas. Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre os tipos mais comuns. Lembrando, claro, que essas não são as únicas. O setor agrícola possui uma grande variedade dessas peças, de acordo com a demanda da máquina utilizada.

Mangueiras hidráulicas 

A mangueira hidráulica é responsável por levar substâncias líquidas, gasosas ou sólidas de um ponto a outro. É uma peça bastante resistente e, por isso, pode ser usada para substituir tubulações em algumas ocasiões.

Além da robustez física, a mangueira hidráulica é resistente às altas pressões, ao calor excessivo, à umidade, aos produtos abrasivos e químicos e também é bastante flexível, com facilidade de manuseio.

A mangueira hidráulica é usada em equipamentos agrícolas que precisam de força hidráulica para desempenhar suas atividades, como as colheitadeiras e os guindastes, por exemplo.

Rolamentos 

Os rolamentos são peças presentes em máquinas e equipamentos que executam movimentos de rotação. Além de permitir a realização dos movimentos, o rolamento auxilia no suporte da carga e no equilíbrio do maquinário.

Para funcionar, essa peça agrícola precisa de uma base de apoio, chamada de mancal. É um dispositivo fixo que se adapta a cada tipo de rolamento utilizado.

Tanto o rolamento quanto o mancal sofrem uma pressão contínua devido à movimentação e por causa do peso frequente das cargas. Além disso, estão sempre em contato com a umidade, com a terra, com produtos químicos e abrasivos. 

Logo, são peças que precisam passar por manutenções periódicas e devem ser substituídas rapidamente, caso sofram alguma alteração que comprometa o desempenho da máquina.

Retentores 

O retentor é uma peça agrícola, cuja principal função é vedar o local onde está instalado, evitando a liberação de óleos e graxas ou a contaminação por substâncias externas, como areia e poeira.

Pode ser produzido a partir de materiais diversos, mas o retentor de borracha ainda é o mais comum. A aplicação da peça pode ser feita em máquinas estáticas ou dinâmicas, mas com a mesma função de vedação.

Uma característica básica do retentor é a resistência ao calor e à velocidade adotada durante o uso do equipamento das máquinas dinâmicas.

Correias 

As correias agrícolas são peças essenciais em máquinas como as colheitadeiras e os tratores, agindo no sistema de transmissão de potência e movimento. Essa força surge do contato das laterais da correia com a polia.

As correias podem ser usadas em pares ou apenas com uma unidade e devem ter alta resistência, pois estão suscetíveis diariamente a altas temperaturas, a chuva e a substâncias diversas, como óleo, graxa, poeiras e outros.

As correias são peças que precisam de manutenção periódica, assim como os outros componentes agrícolas. Quando apresentam algum defeito de instalação ou de funcionamento, interferem também na execução das demais peças, podendo, inclusive, danificá-las.

Correntes 

As correntes também são peças fundamentais no segmento agrícola, para o sistema de movimentação de máquinas, mais precisamente no processo de transmissão de força. São formadas por pequenos elos, ligados por pinos.

As correntes costumam seguir um padrão de fabricação, com definições estabelecidas em relação ao tamanho, largura, espessura e formato. Assim, são encontradas em modelos diferenciados, porém, de acordo com as normas legais.

Buchas 

Dentro do segmento agrícola, as buchas auxiliam no desempenho de tratores e colheitadeiras. São aplicadas entre o eixo e a carcaça ou dentro da caixa de câmbio da máquina, e têm a função de reduzir o atrito entre as peças.

Por esta razão, são conhecidas como elementos de desgaste dentro do sistema de engrenagem. A bucha agrícola é um anel de metal e pode ter fricção radial ou axial.

Porcas 

As porcas são peças de fixação. Elas servem para ajudar a fixar um objeto em alguma superfície. Em outras palavras, funcionam como travas para que o parafuso cumpra o seu papel de fixador.

As porcas podem ser encontradas em formatos variados, adequados às necessidades de cada peça que irá recebê-la. Por serem itens que ajudam na fixação de objetos, as porcas devem ser ajustadas sob medida, sem apertar demais e nem deixar o parafuso frouxo, situações que poderiam danificar a máquina.

Arruelas 

A principal função das arruelas é auxiliar na união de peças, protegendo e evitando o atrito entre as partes. Assim como as porcas, as arruelas também são elementos de fixação, indicadas especialmente para ambientes com muita trepidação.

As arruelas ajudam, ainda, na distribuição da força entre as peças vizinhas, no caso, as porcas e os parafusos, deixando-os mais firmes.

Visite a loja virtual da Imdepa. São mais de 19 mil produtos e muitos benefícios: cashback, clube de vantagens, pagamento facilitado e muito mais. Confira!

Como escolher as melhores peças agrícolas? 

Como vimos, as peças agrícolas são essenciais para as atividades realizadas por máquinas e equipamentos. Por isso, é importante investir em qualidade na hora de escolher cada produto. Veja, a seguir, algumas dicas para adquirir os melhores itens. 

Conheça suas necessidades 

Existe uma infinidade de peças agrícolas disponíveis. Escolha aquelas que realmente são necessárias para o funcionamento do seu maquinário, em vez de investir em itens com pouca utilidade.

Leve em consideração também as condições de trabalho das suas máquinas, que podem exigir mais ou menos resistência das peças utilizadas ou maior vedação, por exemplo.

Pesquise sobre o fabricante 

Contar com peças de qualidade é extremamente importante. Não basta que uma peça seja nova, ela precisa ser produzida com um material durável, ter um bom custo-benefício, dentre outros pontos importantes.

Portanto, procure saber mais sobre os fabricantes das peças. Conheça as suas certificações, os padrões de fabricação adotados, as garantias dos produtos e o que mais for necessário para uma compra segura.

Leia também: Embreagem: o que é e como funciona

Avalie a opinião dos consumidores 

Use a opinião de quem já usou determinado produto como critério para adquirir ou não a peça, sempre com bom senso, é claro. Como vimos anteriormente, as necessidades de cada empresa podem ser diferentes.

Mas, no geral, as opiniões de consumidores são muito úteis na hora de avaliar um fabricante ou fornecedor desconhecido, por exemplo. Além de averiguar as avaliações, faça perguntas, se possível, e tire o máximo de dúvidas.

Escolha um bom distribuidor 

Não foque apenas em preço. Mais importante é contar com bons fornecedores, que ofereçam peças de qualidade, com variedade, que tenham um bom relacionamento com os clientes e que possuam um atendimento de pós-venda eficaz.

Mesmo que você já tenha um fornecedor ativo, não deixe de estudar outras opções do mercado. Sempre é possível melhorar algo, seja a qualidade dos itens, uma entrega mais rápida ou um melhor custo-benefício.

Faça uma lista das opções disponíveis dentro ou fora da sua região, analise as condições de compra e de entrega, as peças do catálogo e avalie as vantagens de cada uma delas, escolhendo aquela que for mais benéfica para a sua empresa.

Conheça a IMDEPA

A IMDEPA é uma empresa fornecedora de peças agrícolas, industriais e automotivas com mais de 60 anos de experiência no mercado. Possui as principais certificações de qualidade e de garantia em relação a tudo que produz e também relacionado ao seu processo de distribuição.

A IMDEPA investe em qualidade para oferecer a você, nosso cliente, sempre o melhor produto e com o melhor custo-benefício do mercado. Ter um bom fornecedor de produtos é essencial para uma aquisição segura e com a IMDEPA as suas escolhas são sempre as mais vantajosas.

Categorias: Peças agrícolas