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Retentores: principais modelos e para que servem

Retentores: principais modelos e para que servem

Os retentores são peças fundamentais em máquinas industriais e veículos automotivos, desempenhando algumas funções consideradas essenciais. A principal delas é a vedação, que impede o vazamento de lubrificantes. A seguir, vamos saber o que é e o que faz um retentor, vamos conhecer seus tipos, como montá-lo e quando fazer a sua substituição. Continue lendo e aprenda mais sobre retentores.

O que é um retentor? 

Os retentores são elementos utilizados em diversos tipos de máquinas, desde aquelas que realizam movimentos mecânicos até aquelas que atuam de maneira estática, sendo imprescindíveis para garantir o funcionamento desses equipamentos.

O retentor tem o formato circular e é fabricado a partir de inúmeros materiais, sendo a borracha o mais comum. Além disso, ele está disponível em vários modelos diferentes, podendo, inclusive, ser criado sob medida, de acordo com as necessidades do dispositivo.

A principal função do retentor, como o nome sugere, é reter fluidos. Ou seja, a peça faz a vedação de um dispositivo ou sistema, evitando que o lubrificante utilizado neste local sofra com vazamentos. Conheça outras funções do retentor a seguir.

Para que servem os retentores? 

O retentor foi fabricado com uma intenção bem específica: garantir que graxas, óleos e outros tipos de lubrificantes permaneçam dentro do sistema em que foram aplicados, evitando vazamento e perda do material.

Além de reter essas substâncias, o retentor também atua como um mecanismo de proteção, impedindo que sujeiras e outros agentes nocivos invadam e contaminem a peça, prejudicando a integridade e a vida útil do maquinário.

Desta forma, podemos resumir a função dos retentores em duas:

  1. Vedar e evitar o escape de lubrificantes;
  2. Evitar a entrada de areia, poeira e outras sujidades contaminantes.

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Como funcionam os retentores? 

Vimos que o retentor exerce, ao menos, duas funções básicas: vedar e impedir a entrada de sujeiras. Mas, como é feito isso? Vamos conhecer, agora, o funcionamento das partes desta peça tão importante.

Vedação principal

O sistema de vedação do retentor é feito em dois níveis: vedação principal e auxiliar. A vedação principal exerce a primeira barreira, mantendo os fluidos seguros e impedindo o seu vazamento. Também chamada de lábio, a vedação principal é a parte do retentor que fica em contato direto com o eixo.

Vedação auxiliar

Já a vedação auxiliar é chamada de lábio externo ou guarda-pó e sua função é reforçar a barreira de proteção, mas, dessa vez, impedindo a entrada de resíduos indesejáveis no interior do dispositivo.

Mola

A principal função da mola é compensar a carga radial exercida sobre o eixo. Esse suporte garante o funcionamento regular da peça e ainda fortalece a função de vedação realizada pelo retentor.

Carcaça

A carcaça é a parte externa do retentor, que cobre e gera sustentação. Esse revestimento costuma ser feito de um material resistente, que pode ser o aço ou outro tipo de metal. A escolha é feita conforme a necessidade e a característica da máquina que vai receber o retentor.

Qual é a importância dos retentores? 

Os retentores são indispensáveis ao motor de máquinas e equipamentos automotivos e industriais, uma vez que são eles os responsáveis pelo armazenamento seguro de lubrificantes e demais fluidos aplicados.

Como sabemos, os lubrificantes são cruciais no desempenho do maquinário, pois reduzem o atrito entre as peças, diminuindo o desgaste, o reparo e a substituição de componentes, além de permitirem um movimento mais fluido do equipamento.

Além disso, o lubrificante mantém a temperatura da máquina estabilizada, devido ao desempenho regular do retentor, e também protege contra a corrosão. 

Tudo isso faz com que a vida útil da máquina seja prolongada, claro, com a ajuda do retentor que mantém a graxa ou o óleo corretamente no lugar adequado. Confira um resumo dos benefícios do retentor:

  • É versátil, podendo ser fabricado sob medida para cada equipamento;
  • Atua como vedador e também como protetor: evita que o produto útil seja desperdiçado e, ao mesmo tempo, impede a entrada do que não é prejudicial;
  • É um produto resistente e durável;
  • Por ser um elemento comum e considerado essencial, é de fácil disponibilidade e substituição.

Quando utilizar um retentor? 

Considerando que o retentor é utilizado em equipamentos que possuem eixo com rotação, podemos dizer que ele é vital em máquinas que realizam movimentos repetitivos, sejam eles mecânicos, hidráulicos, elétricos ou pneumáticos.

Aliás, muitas máquinas que não executam movimento, com condição estática, apresentam retentores em sua composição devido à necessidade de proteção do lubrificante, ou seja, elas precisam da função primordial da peça.

Desta forma, sempre que for necessário manter o lubrificante seguro dentro do seu compartimento, evitando que ele vaze e escorra para outras peças, e quando for preciso barrar o acesso de resíduos nocivos à máquina, o retentor deve ser, obrigatoriamente, utilizado. 

O retentor vai auxiliar no prolongamento da vida útil da máquina, no aumento da eficiência do equipamento e na redução de custos, em geral. Vale lembrar que o retentor pode ser usado na vedação de substâncias de diferentes formatos: pastosas, gasosas e líquidas.

Quais são os principais tipos de retentores? 

Os retentores são itens versáteis e podem ser encontrados em modelos variados. Vamos conhecer os principais tipos de retentores e como eles trabalham?

Retentor de válvula

O retentor de válvula é usado em motocicletas e fica instalado no cabeçote do veículo. Desta forma, o lubrificante e demais fluidos são impedidos de invadir a área de combustão. É por esta razão que a motocicleta libera fumaça escurecida quando acontece a queima equivocada desses fluidos, desperdiçando o óleo da válvula.

Retentor de bengala

Esse tipo de retentor também é utilizado em motocicletas e funciona como um reforço na proteção contra o vazamento do lubrificante. A bengala faz parte do sistema de amortecimento da moto, um movimento hidráulico que exige uma lubrificação eficiente e constante. Daí a importância desse dispositivo.

Retentores industriais

Como o próprio nome sugere, os retentores industriais são utilizados em equipamentos mais pesados, como maquinários do segmento metalúrgico, florestal, papel e celulose e do setor energético. 

No mercado, esses tipos de retentores são encontrados em dimensões diferentes. Existem modelos com diâmetro abaixo de 203 mm e outros com diâmetro acima de 203 mm.

Por serem retentores voltados para atividades com grande sobrecarga de trabalho, também são mais robustos, mais resistentes, possuem variações de temperatura e de velocidade conforme as exigências de cada máquina.

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Como fazer a montagem de um retentor? 

O retentor é um material bastante resistente, mas também delicado. A sua eficiência depende diretamente da forma como é montado e utilizado. 

Portanto, é preciso muito cuidado na hora de encaixar um retentor para não inviabilizá-lo, não alterar a sua função e não danificar a máquina. 

Confira um passo a passo simples e explicativo para fazer a montagem e a desmontagem do retentor com segurança e do jeito certo.

1. Retire o retentor e faça a inspeção

Seja prudente na hora de retirar o retentor para não danificar ou alterar a sua estrutura. Em seguida, verifique a presença de cantos vivos ou fissuras, por onde o lubrificante poderá fugir. 

Continue buscando qualquer outra característica que possa comprometer a vedação do retentor, como a presença de trincas, fendas, rasgos ou outras deformações.

2. Comece a limpeza da peça

A higienização do retentor é muito importante e deve ser feita com um pano seco e limpo, que não libere resíduos ou fiapos. Faça também uma boa limpeza do alojamento.

3. Cuidado ao manusear o retentor

Por ser um objeto de fácil deformação, o retentor deve ser manuseado com muita atenção, delicadeza e apenas no ato da montagem para evitar contaminação ou estragos. Esse cuidado deve ser mais intenso no lábio de vedação, que precisa ser tocado o mínimo possível.

4. Faça a pré-lubrificação

A pré-lubrificação deve ser feita no eixo e no retentor antes da sua instalação para uma melhor acomodação. Esse lubrificante, graxa ou óleo, deve ser o mesmo que será aplicado à máquina para não ocorrer incompatibilização de produtos. Obviamente, esse fluido deve estar livre de contaminações.

5. Por fim, inicie a montagem

No alojamento, o retentor deve ser montado observando o ponto central do revestimento. O ideal é que essa etapa seja executada com a ajuda de materiais adequados, como uma prensa mecânica ou hidráulica.

Outra observação é em relação à posição da superfície de apoio, que deve estar muito próxima do diâmetro externo do retentor. Desta forma, o risco de danos e deformações é menor.

No eixo, o retentor deve ser montado com a ajuda de luvas de proteção, para evitar danos durante a atividade. Outro cuidado é jamais usar ferramentas de força, como martelos ou chaves de fenda, pois podem entortar a carcaça e quebrar a peça.

Vale ressaltar que os eixos também devem estar em perfeitas condições de uso. Por isso, descarte aqueles que apresentarem amassados, indícios de oxidação e outras características inapropriadas e que facilitem a contaminação. 

Outro cuidado importante é em relação ao armazenamento dos retentores. Mantenha-os em caixas específicas e sempre em uma temperatura que não ultrapasse os 25° C. Além disso, jamais ponha objetos pesados sobre essas caixas para não deformar as peças.

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Quando substituir o retentor? 

Os retentores são elementos que devem ser incluídos na inspeção realizada pela manutenção preventiva e pela manutenção preditiva. Afinal, é um dispositivo que sofre desgaste com o passar do tempo e com o uso constante, precisando de reparo e substituição. Do contrário, altera todo o funcionamento do equipamento.

Mas, será que dá para saber a hora certa de trocar o retentor? Considerando a sua função de vedação, um simples vazamento já deve ser observado como um indício que merece ser investigado. Afinal, é uma demonstração clara da disfunção do retentor.

Portanto, a dica essencial é verificar a presença de vazamento, seja através de manchas no motor ou da produção de fumaça de cor escurecida ou azulada, resultado da queima irregular dos fluidos. No caso dos veículos automotivos, é possível observar essa alteração assim que eles são ligados pela manhã.

Os retentores de válvula apresentam uma característica de desgaste que também merece investigação. Devido ao movimento frequente e repetitivo de sobe e desce da haste da válvula, a mola fica mais frouxa e o diâmetro do retentor alarga, criando folgas que também favorecem o vazamento do lubrificante.

Essas e outras falhas devem ser averiguadas em uma avaliação rotineira e aprofundada de toda a área onde o retentor está presente.

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E na hora de escolher o retentor? Como fazer?

Escolher um retentor é uma atividade que também deve ser feita com atenção, devido à variedade de peças disponíveis no mercado, como já vimos. Portanto, confira algumas dicas para fazer a melhor aquisição:

  • Considere o local onde a peça irá funcionar: os retentores são versáteis e podem ser, inclusive, feitos sob medida para atender cada maquinário específico. Por isso, não compre produtos sem critério, mas escolha aquele que supre as necessidades da sua máquina.
  • Preze pela qualidade: escolha sempre os retentores fabricados por marcas reconhecidas no mercado, que investem na criação de peças resistentes e duráveis. Esse ponto é indispensável, pois um retentor ruim não cumpre a função para a qual foi designado e compromete a vida útil da máquina.
  • Invista em durabilidade: os retentores são itens leves, mas devem ter muita resistência e durabilidade para suportar os movimentos repetitivos e a sobrecarga desempenhada pelas máquinas onde estão alojados. Quanto mais durável for o retentor, menos despesa você terá com manutenções e substituições. 

Ou seja, qualidade e durabilidade devem ser os diferenciais na hora da decisão, uma vez que oferecem também o melhor custo-benefício. Portanto, nessa situação, o preço baixo não deve ser a principal prioridade.

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