Rolamentos

Rolamentos abaulados: características e funcionalidades

Rolamentos abaulados: características e funcionalidades

Rolamentos são peças consideradas indispensáveis quando o assunto é movimentos rotativos realizados por máquinas e equipamentos. Dentro dessa categoria, os rolamentos abaulados se destacam pela função autocompensadora. Ou seja, eles conseguem realinhar o eixo superando os possíveis desníveis. Se você ainda não conhece o rolamento abaulado, continue lendo e saiba mais sobre esse dispositivo industrial tão importante.

O que são rolamentos abaulados? 

Os rolamentos são peças amplamente utilizadas na indústria. Multifuncional, o rolamento diminui o atrito entre as peças, auxilia no suporte e no transporte de carga e permite que as máquinas realizem seus movimentos de rotação, sejam eles controlados ou não.

Existem várias versões do rolamento, sendo o de esferas um dos tipos mais comuns e mais consumidos. A peça recebe essa nomenclatura devido aos pequenos corpos rolantes que existem em seu interior, também chamado de esferas. É uma peça rígida, durável e versátil, comportando cargas axiais, radiais e combinadas.

O rolamento abaulado é um rolamento do tipo esfera, mas com um diferencial. As esferas estão presentes na parte mais externa do anel interior. Esse detalhe é que dá ao eixo a estabilidade e a segurança que a máquina precisa para fazer seus movimentos.

Além das esferas posicionadas de forma estratégica, o rolamento abaulado possui anéis internos e externos mais largos, que facilitam a fixação do eixo, além de uma gaiola que pode ser feita de plástico ou de aço.

No geral, os rolamentos são feitos de materiais resistentes, como cromo e aço inox. Esses elementos conferem à peça maior durabilidade e maleabilidade, características indispensáveis aos elementos de transmissão mecânica.

Contudo, o bom desempenho do rolamento depende da qualidade de sua estrutura e também de uma peça igualmente importante: o mancal. Os mancais são estruturas fixas e rígidas que servem de apoio para o funcionamento dos eixos e dos rolamentos.

Leia também: Como utilizar o mancal de apoio?

Para que servem os rolamentos abaulados? 

Os rolamentos abaulados possuem um diferencial em relação às demais versões desse dispositivo. Por ser montado em mancais específicos e compatíveis com a sua estrutura física, o rolamento abaulado corrige os possíveis desníveis existentes.

Assim, essa combinação dá origem a um tipo de rolamento muito interessante e útil, que é o modelo autocompensador. O rolamento abaulado autocompensador permite que toda a engrenagem funcione corretamente, ainda que possua desalinhamentos.

Isso se dá exatamente à formação abaulada do rolamento em questão. Como os anéis sofrem menos inclinação, este tipo de rolamento oferece um desempenho mais suave.

Por esta razão, o rolamento abaulado também é chamado de pillow block, uma expressão que remete à sua função de base amortecedora, similar a uma almofada.

Conheça alguns tipos de rolamento abaulado:

  • Rolamento abaulado com vedação;
  • Rolamento abaulado com vedação e colar excêntrico;
  • Rolamento abaulado de furo cônico;
  • Rolamento abaulado de furo quadrado.

Em relação à utilização, os rolamentos abaulados estão presentes nos mais diversos segmentos, dentre eles, a agricultura, a produção de bebidas, a engenharia agrícola e a indústria de fabricação de semicondutores.

Visite a loja virtual da Imdepa. São mais de 19 mil produtos e muitos benefícios: cashback, clube de vantagens, pagamento facilitado e muito mais. Confira!

Aplicações dos rolamentos abaulados 

A função autocompensadora do rolamento abaulado é uma característica que faz com que este elemento seja bastante utilizado em equipamentos que precisam movimentar cargas volumosas e pesadas.

Além disso, como vimos, o rolamento de esfera é um acessório durável, resistente, acessível e compatível com diferentes tipos de cargas. São detalhes que elevam o seu desempenho, eficiência e custo-benefício.

É por estas e outras razões que o rolamento abaulado é bastante aplicado na agricultura, na montagem de equipamentos de grande porte e de uso contínuo, como as colheitadeiras e os tratores.

A indústria também é um segmento que aposta nos rolamentos abaulados, pois precisa que as suas máquinas tenham a desenvoltura esperada na fabricação de seus produtos. Os trilhos industriais, por exemplo, são estruturas que se beneficiam com a função autocompensadora deste tipo de rolamento.

Além disso, por ser resistente à corrosão, o rolamento abaulado é frequentemente encontrado em máquinas que têm contato direto e frequente com umidade, como os equipamentos náuticos e agrícolas.

Outras áreas que utilizam esse modelo de rolamento, são:

  • Indústria agrícola;
  • Indústria química e farmacêutica;
  • Indústria naval;
  • Indústria automotiva;
  • Fabricantes de bombas industriais etc.

Leia também: Para que serve o extrator de rolamento?

Benefícios dos rolamentos abaulados 

Por que os rolamentos abaulados são tão comuns em diferentes segmentos? A resposta está nas suas características, que também resultam em vantagens e benefícios para seus usuários. Confira os principais:

Vedação extrema

O rolamento abaulado tem um alto poder de vedação, com bloqueio em seus dois lados. Essa característica diminui falhas comuns nesses dispositivos, como vazamentos e contaminação de lubrificantes por resíduos externos. Alguns modelos possuem lábios triplos em sua estrutura, elevando ainda mais a vedação da peça.

Correção automática de desníveis

Quando acoplado a um mancal condizente com sua estrutura física, o rolamento abaulado se torna um eficiente corretor de desnivelamentos, executando movimentos contínuos, firmes e suaves.

Isso significa que, embora o eixo apresente desequilíbrios, o movimento não será prejudicado, uma vez que o rolamento saberá ajustar essa variação.

Resistência

O rolamento abaulado é resistente e tem excelente durabilidade, já que é feito de aço inoxidável, o que o torna resistente à corrosão. Foi projetado para atuar no suporte de cargas moderadas e altas, auxiliando na movimentação segura e eficiente do equipamento.

Fácil instalação

O rolamento abaulado é fácil de instalar, exigindo apenas o uso de colares excêntricos, parafusos e buchas fixadoras. A montagem, contudo, deve ser feita com ferramentas adequadas e com bastante atenção para evitar erros que possam danificar a peça.

Movimentação segura e eficiente

Com rolamentos abaulados, as máquinas realizam movimentos mais silenciosos, com baixo atrito e temperatura equilibrada, mesmo que estejam operando com cargas pesadas, axiais ou radiais.

Baixa manutenção

Os rolamentos, em geral, exigem baixa manutenção. O tipo abaulado, portanto, não foge à regra. Normalmente, a peça deve passar por manutenção preventiva, preditiva e corretiva, conforme veremos adiante.

Leia também: Retentores: principais modelos e para que servem

Como aumentar a vida útil dos rolamentos abaulados?

O rolamento abaulado tem ótima durabilidade, compatível com o material utilizado em sua fabricação. De qualquer forma, é possível aumentar ainda mais a sua longevidade investindo em manutenções regulares e eficientes.

Manutenção preventiva

Feita de forma programada, a manutenção preventiva leva em conta a vida útil de cada aparelho e utiliza momentos específicos, e marcados no calendário, para averiguar possíveis falhas já esperadas por estes dispositivos.

Neste momento, devem ser observados pontos importantes, como a lubrificação, a eficiência, o funcionamento de algumas peças e também do equipamento.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é feita com base em parâmetros já existentes. Esses critérios servem de referência para avaliação do desempenho apresentado pela máquina e devem ser averiguados ainda que não sejam compatíveis com os dias já estabelecidos para a manutenção preventiva.

Podemos citar como exemplo, a validade de uma determinada peça, que estabelece um momento específico para a sua substituição. Mesmo que a data da troca não coincida com a data da manutenção preventiva, essa tarefa precisa acontecer.

O que observar durante a manutenção preditiva dos rolamentos abaulados:

  • Lubrificação: as engrenagens devem ser lubrificadas periodicamente, com substância específica, de qualidade e na quantidade adequada à necessidade da máquina; 
  • Peças com folgas ou soltas: providenciar apertos e troca de peças, se necessário;
  • Presença de deformidades, como peças amassadas ou trincadas: nesses casos, a substituição é obrigatória para que toda a engrenagem não seja afetada.

Manutenção corretiva

Por fim, temos a manutenção corretiva, que acontece em tempo real, como uma resposta às falhas apresentadas pela máquina enquanto ela está em operação. Em outras palavras, a manutenção corretiva soluciona questões diversas que o equipamento apresenta durante o funcionamento, como:

  • ruídos estranhos;
  • aumento excessivo de temperatura;
  • movimentos descontrolados;
  • desempenho abaixo do esperado;
  • vazamentos e outros sinais de má operação.

Para a empresa, a manutenção preditiva só deve acontecer em último caso, quando o problema foge do controle e surge de forma inesperada.

Isso porque, com a inatividade da máquina, o ciclo de produção também sofre uma parada forçada, exigindo do gestor a troca rápida de peças ou equipamentos e a renegociação de prazos com clientes e parceiros.

Tudo isso resulta em custos não programados, redução do lucro e, até mesmo, desconfiança por parte dos parceiros da organização devido à alteração dos prazos acordados.

Além da manutenção, os cuidados com a montagem não podem ser esquecidos. Usar peças inadequadas, usar força extrema ou deixar peças folgadas podem incidir em danos ao material e também em mau funcionamento da máquina como um todo.

Leia também: Diferenças entre peças genuínas, originais e genéricas

Como escolher rolamentos abaulados? 

A durabilidade dos rolamentos abaulados e o bom desempenho das máquinas que utilizam esse dispositivo estão relacionados à qualidade destes elementos. Por isso, na hora de comprar esse tipo de rolamento, é importante averiguar alguns detalhes, como:

Tamanho

Escolha rolamentos perfeitamente adequados às necessidades físicas do seu mancal, eixo e demais engrenagens.

Velocidade

Os rolamentos operam em maior ou menor velocidade, dependendo da exigência do equipamento. Tenha isso em mente ao escolher uma peça.

Qualidade

Sem dúvidas, é um critério indispensável para a sua compra. Sempre prefira peças de boa procedência e qualidade indiscutível.

Modelo

Como vimos, existem diversos modelos de rolamentos abaulados. Prefira o que melhor atende à sua demanda.

Capacidade de carga

Equipamentos que movimentam cargas muito pesadas precisam de um rolamento igualmente robusto e resistente.

Capacidade de vedação

Especialmente se as máquinas operam em ambientes úmidos ou com grande exposição a resíduos, uma boa vedação impede a contaminação do lubrificante.

Quando não dá atenção a esses e outros critérios na escolha do rolamento, o consumidor precisará lidar com problemas oriundos de uma compra impulsiva e de baixa qualidade, como:

  • máquinas apresentando problemas com frequência;
  • máquinas ociosas ou com baixo desempenho;
  • equipe de trabalho igualmente ociosa;
  • custos frequentes com manutenção;
  • maior risco de acidentes;
  • crises no relacionamento com clientes e parceiros etc.

IMDEPA: sua distribuidora de peças e acessórios

A IMDEPA atua há mais de 60 anos na distribuição de peças e acessórios para os mais diversos segmentos, incluindo os setores agrícola, automotivo e industrial. Conheça a nossa loja virtual e confira a variedade e a qualidade dos produtos que compõem o nosso catálogo.

Categorias: Rolamentos