Rolamentos

Graxa para rolamentos: saiba qual opção escolher

Graxa para rolamentos: saiba qual opção escolher

A graxa para rolamentos é um produto indispensável quando falamos em desempenho de maquinário. Isso porque, é com ajuda deste lubrificante que os dispositivos de rotação conseguem cumprir sua função da forma correta. Mas, como escolher a graxa ideal para a sua necessidade? A seguir, algumas dicas que vão auxiliar nesse processo.

Graxa para rolamentos: o que é e como funciona? 

A graxa para rolamentos é um lubrificante de aspecto pastoso, formado a partir da junção de vários tipos de materiais, como óleo, aditivos e espessantes.

Com essa mistura, a graxa ganha textura, consistência e outras propriedades que resultam em muitos benefícios para o maquinário, como veremos adiante.

Vale ressaltar que, apesar de ter ação lubrificante similar ao óleo, a graxa para rolamentos possui indicações específicas, sendo aplicada em situações nas quais o óleo não deve ser utilizado.

Por que utilizar graxa para rolamentos? 

Como já vimos em artigos anteriores, os rolamentos são peças essenciais para o uso correto e regular de máquinas e equipamentos. Contudo, para que funcionem, a lubrificação deve ser adequada e fazer parte de todo o processo de manutenção.

A graxa reduz o atrito e o desgaste das peças de rotação, protege contra a corrosão, além de diminuir o risco de contaminação por agentes externos, como água, poeira e outras sujidades.

Devemos ressaltar que os problemas de lubrificação são alguns dos grandes responsáveis pelas falhas mecânicas que acontecem em maquinários, situações que devem ser evitadas para que não comprometam a produtividade da empresa.

Desta forma, as graxas para rolamentos, quando escolhidas de forma adequada, são fundamentais para garantir um bom funcionamento dos rolamentos, das máquinas e de todo o processo produtivo.

Leia também: Como escolher um bom fornecedor de rolamentos

Para que serve graxa para rolamentos 

A graxa para rolamentos pode ser usada para as mais diversas finalidades. A seguir, conheça as principais funções e características desse tipo de lubrificante, de acordo com a sua funcionalidade.

Uso geral

Como o próprio nome sugere, a graxa de uso geral pode ser usada tanto em peças automotivas quanto em equipamentos industriais, como ventiladores e outros motores menores.

É a mais indicada para ambientes com temperatura média, que não causa o seu derretimento. Esse tipo de graxa também é ideal para eixos com velocidade média, além de cargas baixas e médias. 

Alta temperatura

Graxa indicada para situações em que a temperatura esteja acima de 100°C. Também é a mais adequada para velocidades que variam entre média e alta, além de suportar cargas baixas e médias.

A graxa de alta temperatura é apropriada para ventiladores e rolamentos industriais, bombas de água, aplicações de eixo vertical, vagões e rolos de estufa, dentre outros.

Alta rotação

Usada em engrenagens diversas, como mancais, molinetes, bicicletas, motocicletas e outros tipos de correntes, a graxa de alta rotação também opera em altas velocidades, mas em cargas baixas e temperaturas mais amenas.

Atividades extremas 

Aqui, temos a graxa voltada para equipamentos que experimentam uma temperatura extremamente elevada, como os fornos da indústria alimentícia e os equipamentos da indústria têxtil. Além de alta temperatura, são situações com altas cargas, apesar de operarem em velocidades baixas e médias.

Cargas elevadas

Esse tipo de graxa de rolamento precisa suportar o peso das grandes cargas. Logo, deve ter um espessante bastante resistente em sua composição para realizar um bom trabalho também em altas temperaturas.

Grau alimentício

A graxa para rolamentos usada no ramo alimentício é específica porque possui alta proteção contra contaminações. Esse cuidado também é observado no setor de produtos farmacêuticos, na fabricação e manuseio de medicamentos, por exemplo.

As graxas alimentícias operam em velocidades e temperaturas que variam de baixas a médias.

Como escolher o melhor tipo de graxa para rolamentos? 

Agora que você já sabe o que é e qual a importância das graxas para rolamentos, vamos conferir as dicas para escolher o melhor tipo para a sua necessidade. Veja a seguir:

Temperatura

O primeiro fator que deve ser observado é a temperatura à qual a graxa será exposta. Como vimos, existem tipos diferentes de graxa que melhor se adaptam às variações de calor.

Quando submetida a uma temperatura não condizente com suas propriedades, a graxa fica mais suscetível à oxidação e, claro, ao derretimento. Com isso, a sua função de proteger o rolamento é comprometida.

A temperatura inadequada também faz com que o espessante perca a capacidade de reter o óleo da sua composição, atrapalhando a sua ação lubrificante.

Carga

A graxa para rolamentos possui resistências variadas, de acordo com a carga à qual é submetida. Existem graxas para equipamentos com cargas mais ou menos pesadas e esse é um ponto que não deve ser negligenciado, sob risco de comprometer os movimentos dos rolamentos.

Velocidade de rotação

Por fim, temos o quesito velocidade que também interfere na escolha do lubrificante. A graxa de rolamento ideal é aquela que se encaixa no tipo de velocidade executada pelo equipamento. Do contrário, ela deixa de cumprir sua função corretamente.

Além destes pontos, ao escolher a sua graxa para rolamentos, observe outros detalhes que podem definir ou não a compra. São eles:

  • Resistência à umidade, que também aumenta a resistência à corrosão;
  • A possibilidade de usar graxas atóxicas ou biodegradáveis;
  • Graxas específicas para o ramo alimentício e farmacêutico;
  • Uso específico da graxa. Graxas de uso geral não devem ser usadas para funções específicas, como vimos no tópico anterior.

Existe uma graxa considerada a melhor?

Na verdade, a escolha da melhor graxa para rolamentos depende das características do equipamento que vai receber o produto e das propriedades da graxa, que devem ser verificadas antes da aquisição.

Então, apesar da variação existente no mercado, a escolha sempre deve ser baseada nas necessidades do maquinário, nas condições de uso do equipamento e na aplicação do lubrificante.

Visite a loja virtual da Imdepa. São mais de 19 mil produtos e muitos benefícios: cashback, clube de vantagens, pagamento facilitado e muito mais. Confira!

Quando utilizar graxa para rolamentos? 

A graxa para rolamentos é imprescindível, uma vez que sem o lubrificante, o rolamento não executa o seu papel, o que também compromete o desempenho da máquina que está em uso.

Desta forma, a graxa deve ser aplicada até mesmo em peças que já vêm lubrificadas de fábrica e reaplicada sempre que necessário. E quando a lubrificação deve ser feita?

Bom, levando em consideração a função do lubrificante que é reduzir o atrito, evitar a corrosão e o desgaste das peças e permitir o desempenho regular do maquinário, podemos concluir que a reaplicação da graxa pode seguir dois parâmetros.

O primeiro deles é um cálculo específico feito a partir da análise de um diagrama de intervalo de relubrificação ou de uma fórmula específica que leva em conta as operações do rolamento.

O diagrama define, em horas, o intervalo necessário de lubrificação. Mas, para isso, é preciso saber a rotação do eixo, o diâmetro interno e o tipo de rolamento.

Já a fórmula usa os seguintes dados: a rotação do eixo, o diâmetro interno do rolamento, além do produto de todos os fatores de correção. O resultado da reaplicação também é informado em horas.

O segundo parâmetro de lubrificação é a observação dos sinais da peça que possam indicar a necessidade de manutenção e reaplicação do lubrificante. Os principais indícios são barulhos estranhos, velocidade abaixo da esperada, desempenho ruim e outros sinais similares.

Leia também: Conheça as principais peças agrícolas e suas funcionalidades

Como aplicar a graxa para rolamentos? 

Tão importante quanto escolher a melhor graxa para rolamentos é saber a quantidade adequada de produto para evitar faltas ou excessos. Para isso, existem ferramentas exclusivas para esta função.

Uma delas é a engraxadeira manual ou a pistola de graxa. É um equipamento bem fácil de usar e que evita o desperdício do lubrificante. Equipamentos mais modernos contam com visor de led e indicação de volume.

Outra opção é o lubrificador automático que, como o nome já diz, já aplica a graxa automaticamente, sem intervenções manuais. Além disso, a ferramenta automática alcança locais de difícil acesso, o que também é uma grande vantagem.

Qual é a quantidade ideal de graxa para rolamentos? 

A quantidade ideal de graxa para rolamentos pode ser calculada de várias maneiras diferentes. Conheça mais sobre elas a seguir:

A primeira é a seguinte fórmula: Q = De x L x 0,005, onde:

Q = quantidade de graxa

L = largura do rolamento (em milímetros)

De = diâmetro externo do rolamento (em milímetros)

0,005 = fator de conversão.

Apesar de ser uma fórmula simples, seus resultados podem ser imprecisos. Por isso, existe outra maneira de quantificar o volume ideal de graxa para rolamentos. Veja só:

Volume de lubrificante = (espaço livre do rolamento x densidade da graxa) x porcentagem de espaço livre a ser considerado. A densidade da graxa consta na embalagem de cada lubrificante.

Por fim, existe uma dica prática muito utilizada que diz que o rolamento deve ser totalmente coberto de graxa pelo espaço livre no seu mancal até que chegue a 50% de sua altura. Desta forma, o excesso de graxa será eliminado durante o funcionamento da peça.

Compre sua graxa para rolamentos com a IMDEPA

Na hora de escolher a melhor graxa para rolamentos, conte com a IMDEPA e tenha em mãos as marcas mais reconhecidas do mercado, com durabilidade e qualidade exemplares. A IMDEPA possui graxas de Lítio EP2, Cálcio CH2 e Graxa Azul MP2.

Além de graxas para rolamentos, a IMDEPA também oferece um catálogo completo de rolamentos, mancais, óleos lubrificantes, retentores, adesivos, selantes e uma infinidade de peças e autopeças que não podem faltar na sua loja ou na sua estação de trabalho.

Venha conhecer de perto nossos produtos e conte com a experiência da IMDEPA em oferecer sempre as melhores opções para a sua necessidade.

Categorias: Rolamentos