As mangueiras são acessórios indispensáveis para o transporte correto e seguro de substâncias necessárias ao funcionamento de máquinas e equipamentos. A seguir, vamos conhecer os principais tipos de mangueira e vamos saber também quais são as aplicações destes dispositivos. Continue lendo e saiba mais!
Qual é a função da mangueira?
As mangueiras são peças flexíveis utilizadas para transportar substâncias sólidas, líquidas ou gasosas de um ponto a outro, sendo essenciais para o desempenho de diversos sistemas.
Por este motivo, são muito utilizadas como substitutas de tubulações. Porém, as mangueiras têm algumas vantagens, tais como:
- Maior flexibilidade;
- Resistência à alta pressão;
- Resistência a altas temperaturas e à corrosão;
- Capacidade de absorção de vibrações;
- Fácil de instalar e de manusear;
- Fácil manutenção;
- Melhor custo-benefício;
- Diversas aplicações, conforme veremos mais adiante.
As mangueiras foram projetadas para transportar as mais diversas substâncias, sendo as mais comuns: combustível, óleo, água e outros fluidos, que vamos explicar ao longo do texto.
Leia também: Retentores: principais modelos e para que servem
Quais são os principais tipos de mangueira?
As mangueiras podem ser encontradas em muitos modelos diferentes. Confira os tipos mais comuns:
Mangueira hidráulica industrial
A resistência e a durabilidade da mangueira estão diretamente relacionadas à sua composição. Apesar de existir uma grande diversidade de modelos, destacamos a formação da mangueira industrial hidráulica para que você possa conhecê-la melhor. Ela possui três partes específicas:
- Tubo interno
Local por onde circula a substância transportada. Por esta razão, precisa ser feito de um material que seja compatível com o fluido. Geralmente, o tubo interno é de borracha sintética ou natural ou, ainda, PVC.
- Camada de reforço
Estrutura metálica que fica entre o tubo e a camada externa, criada para evitar que a mangueira sofra rasgos e outros danos. É feita de material metálico de alta resistência, como o aço.
- Camada externa
Parte exterior da mangueira, criada para protegê-la das agressões externas, como a temperatura, a abrasão e os raios solares. Pode ser feita de PVC ou de borracha sintética.
Obviamente, essas características não se estendem a todos os modelos de mangueira existentes. A seguir, falaremos com mais detalhes sobre outros tipos de mangueira e suas especificações.
Mangueira de PVC
Esse tipo de mangueira é feito de policloreto de vinila, popularmente conhecido como PVC. Por não ser totalmente derivado do petróleo, tem um preço mais acessível.
A mangueira de PVC é muito utilizada em ambiente industrial devido à sua alta resistência, flexibilidade e leveza. Algumas de suas características podem ser priorizadas no ato da fabricação, de acordo com a indicação de uso.
Uma vantagem da mangueira de PVC é a transparência de sua estrutura, disponível em algumas versões. Dependendo do uso, essa transparência é de grande utilidade, pois possibilita o acompanhamento da substância transportada.
Mangueira de silicone
A mangueira de silicone também possui diversas propriedades vantajosas, como resistência a altas temperaturas, flexibilidade, além de ser atóxica e inodora. Por esta razão, é muito utilizada na indústria hospitalar e alimentícia.
Outra vantagem da mangueira de silicone é o fato de ser esterilizável, o que torna o seu uso muito mais seguro. Assim como a mangueira de PVC, a mangueira de silicone também pode ser encontrada com o corpo transparente, permitindo a visualização do líquido conduzido em seu interior.
Mangueira de borracha
A mangueira de borracha é uma das versões que mais se destacam devido à sua versatilidade e diferentes aplicações. É um produto de alta resistência e de fácil adaptação ao local onde está instalado.
A borracha é um material naturalmente durável, resistente, além de ser produzido com baixo custo. O preço acessível da mangueira de borracha reduz também os custos de aquisição da empresa interessada.
A mangueira de borracha pode ser encontrada em dois modelos diferentes. O primeiro é voltado para a condução de ar comprimido de alta pressão. É muito utilizado no transporte de óleos e demais derivados de petróleo.
O segundo tipo de mangueira de borracha é utilizado em temperaturas extremas, sendo elas altas ou baixas. Por isso, é conhecido como mangueira de solda. É uma peça altamente resistente à abrasão, razão pela qual, é muito aplicada no segmento industrial.
Leia também: Quais são os tipos de porcas?
Aplicação da mangueira nos diferentes setores
Dadas as suas muitas vantagens e características, a mangueira é um acessório imprescindível nos mais diversos setores, como indústrias petroquímicas, siderúrgicas, construção civil e indústrias de mineração.
Saiba mais sobre como a mangueira é utilizada nos seguintes segmentos:
- Setor agrícola: condução de água e produtos químicos, além de participação em sistemas hidráulicos, presentes em máquinas de grande porte que operam nesse ramo. É o caso de colheitadeiras e guindastes, por exemplo;
- Setor automotivo: condução de lubrificantes, combustível, água, gás proveniente do ar-condicionado, ar e fluidos hidráulicos;
- Ambiente doméstico: condução de água de torneira e gás de cozinha. Ampla utilização também em redes de esgotos domésticos e industriais;
- Indústria hospitalar: aplicação de vacinas, condução de oxigênio, medicamentos, soro e sangue, além de interligar outros aparelhos específicos, como os respiradores. Tem uso intenso em hospitais, clínicas e laboratórios;
- Odontologia: a aplicação de anestesia com uso de gases específicos pode ser feita com a ajuda da mangueira;
- Indústria alimentícia: condução de alimentos, água, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, produtos de limpeza etc.
Como escolher a mangueira adequada?
Devido às muitas versões da mangueira, escolher o modelo mais adequado pode ser uma tarefa bastante difícil. Entretanto, existem alguns detalhes que, ao serem verificados, vão facilitar essa decisão. Veja, a seguir, o que levar em consideração na hora da sua compra:
Finalidade da mangueira
O uso que vai ser feito da mangueira vai definir o modelo e as especificações que você deverá comprar. Uma mangueira de uso hospitalar é bem diferente de uma mangueira de uso automotivo, não é mesmo? Portanto, esse é o ponto de partida.
Tipo de líquido transportado
Como vimos, a mangueira pode transportar inúmeras substâncias. Entretanto, tais elementos interferem de forma diferente na estrutura da mangueira. Transportar óleo de alta pressão não é o mesmo que transportar água de torneira, por exemplo. Escolha a mangueira mais indicada para o fluido que deseja movimentar.
Local de utilização
As mangueiras são resistentes, mas sua durabilidade depende do local onde está instalada. Para operar em ambientes de elevada temperatura e alta pressão, a opção deve ser uma mangueira de resistência extrema, condizente com tais exigências.
Temperatura e pressão suportadas
Esses dois pontos também impactam diretamente na estrutura da mangueira. Entretanto, isso não significa que a versão mais resistente é a melhor para o seu caso. Mais uma vez, a escolha deve ser feita com base na sua necessidade específica.
Nível de concentração da substância transportada
Essa característica vai interferir na estrutura da parte interna da mangueira. Nesse caso, estamos nos referindo à mangueira hidráulica industrial que, devido ao tipo de substância transportada, possui uma composição mais resistente.
Custo-benefício
Por fim, fique atento ao custo-benefício da mangueira. Nem sempre o melhor produto é o mais caro. E, muitas vezes, o mais caro não é o que, de fato, entrega o que você procura. Foque na sua necessidade e invista em mangueiras de qualidade, com boa durabilidade.
Leia também: Qual a função da arruela autotravante?
Como aumentar a vida útil da mangueira?
Assim como outros produtos industriais, a mangueira possui uma vida útil definida. Essa durabilidade pode se estender ou diminuir conforme aplicação e armazenagem. A seguir, algumas dicas para prolongar o tempo de uso da mangueira:
- Faça uma limpeza periódica: essa limpeza é necessária para evitar entupimentos, identificar falhas e necessidade de substituição;
- Realize inspeções regulares: verifique se há danos na mangueira, se ela está fixada corretamente, se há vazamentos e acúmulo de detritos;
- Armazene a mangueira corretamente: mantenha as mangueiras protegidas do sol, do calor excessivo e demais situações que possam ressecar ou rasgar a mangueira;
- Utilize o modelo adequado: a durabilidade da mangueira também está relacionada à sua utilização. Evite usar mangueiras menos resistentes ou de má qualidade em operações que exijam um produto de maior desempenho;
- Observe as formas de uso: evite estender demais a mangueira, entortá-la, forçar o uso ou usá-la como apoio para objetos e máquinas pesadas.
Terminais de mangueira
Os terminais de mangueira são pequenas estruturas acopladas na extremidade das mangueiras hidráulicas. A função desses dispositivos é fixar essas tubulações, garantindo a conexão entre um ponto e outro de forma eficiente.
Assim como existem modelos diferentes de mangueiras, temos também terminais com tamanhos, formatos e aplicações distintas. Veja só:
Terminais prensáveis
Indicados para mangueiras de baixa, média e alta pressão, os terminais prensáveis são feitos de aço carbono e aço inoxidável.
Terminais reusáveis
Os terminais reusáveis são aqueles que não precisam ser prensados na mangueira, facilitando a montagem da peça em qualquer local sem a necessidade de máquinas específicas, apenas com aplicação manual.
Os terminais de mangueira também possuem outras especificações. Confira:
- Terminal macho: faz a conexão com roscas do tipo fêmea, como a NPT cônica, BSP, métrica e UNF/UN;
- Terminal para tubo: faz a conexão entre tubos com dimensões entre 4 mm e 42 mm;
- Terminal ponta lisa: faz a conexão com terminal tipo tubo;
- Terminal flange: com superfície plana, anel de vedação e capa de prensagem, que faz muito bem a função de braçadeira;
- Terminal curvo: faz a conexão com terminal do tipo tubo.
Tão importante quanto escolher a mangueira mais adequada às suas necessidades é escolher o terminal correto. Afinal, um conector ruim reduz a eficiência e desempenho da mangueira, pode resultar em vazamentos e elevar os custos da empresa.
IMDEPA: distribuindo peças de qualidade há mais de 60 anos
A IMDEPA é uma distribuidora de peças e acessórios diversos e oferece, além de muita experiência, um excelente padrão de qualidade. É o que justifica a parceria de sucesso que firmamos com clientes dos mais diversos segmentos, como o automotivo, industrial e agrícola. Conheça a loja virtual da IMDEPA e confira, por conta própria, a variedade e a qualidade do nosso catálogo de produtos.
Categorias: Peças industriais