A sua máquina está sofrendo com oxidação? Saiba que esse é um problema bastante comum no segmento industrial e que gera muita dor de cabeça. Além de desvalorizar a máquina, a oxidação diminui a sua vida útil, pode causar acidentes e atrapalhar o processo de produção. A seguir, vamos conhecer algumas dicas para evitar a oxidação e garantir a durabilidade da sua máquina por muito mais tempo.
Por que ocorre oxidação em máquinas?
A oxidação é um fenômeno químico frequente em materiais metálicos e costuma aparecer quando esses objetos não recebem os cuidados necessários de manutenção, armazenamento e limpeza.
Quando uma peça metálica entra em contato com a umidade ou com o ar, sem a devida proteção e por tempo prolongado, ela sofre perda de elétrons, resultando em um desgaste da estrutura do material.
A oxidação é, portanto, um processo de degradação dos objetos metálicos e, apesar de ser considerada um fenômeno natural e comum, precisa ser controlada logo que é identificada.
Quando não tratada corretamente, a oxidação tende a evoluir para a corrosão e para a ferrugem, condições mais graves de desgaste, que podem comprometer a durabilidade e a resistência das máquinas afetadas.
Leia também: Como fazer manutenção de máquinas industriais
Oxidação x ferrugem x corrosão
Os termos oxidação, ferrugem e corrosão são comumente usados como sinônimo. Mas, na verdade, eles representam características diferentes, formando uma espécie de escala de degradação do metal. Saiba mais sobre cada um desses conceitos:
Oxidação
Como vimos, a oxidação é a etapa inicial do desgaste e começa quando o metal é exposto à umidade e ao ar por um tempo prolongado. O resultado dessa exposição é a perda de elétrons que se manifesta pela presença de pequenos pontos avermelhados na superfície metálica.
Esses sinais indicam que o metal foi afetado e está se deteriorando. Sem a devida proteção, a oxidação pode se espalhar por toda a camada metálica, danificando ainda mais o objeto.
Corrosão
Já a corrosão é o resultado da oxidação não controlada. Ou seja, é quando a superfície danificada anteriormente fica ainda mais comprometida com o avanço do desgaste.
Na corrosão, o metal apresenta perda de pequenas placas de material, além de uma poeira avermelhada que se estabelece sobre a área afetada. Podemos dizer que a corrosão é a decomposição do metal.
Ferrugem
A ferrugem, por sua vez, é a etapa final da degradação do metal, quando ele está bastante desgastado e começa a perder pedaços maiores de sua estrutura.
Nessa fase, a área afetada fica frágil e inconsistente, o que pode comprometer a segurança da estrutura metálica e dificultar a sua recuperação.
Leia também: O que é anel de vedação e para que serve?
Malefícios da oxidação em máquinas
A oxidação em máquinas é comum, mas deve ser evitada e controlada logo que o problema for identificado. Isso porque a deterioração causa muitos estragos nesses objetos, podendo alterar, inclusive, a sua capacidade de funcionamento.
Conheça algumas consequências negativas da oxidação em máquinas:
Estética alterada e desgaste do material
O primeiro malefício da oxidação é aquele que enxergamos logo que olhamos para a máquina: a pintura arranhada, destoando da aparência original. Essa alteração desvaloriza o equipamento e favorece a expansão do problema.
Fragilidade da peça
A oxidação pode evoluir até a ferrugem, um fenômeno que corrói e danifica severamente o metal, afetando a sua resistência e durabilidade.
Mais custos de manutenção
Peças oxidadas precisam de reparo constante, seja para consertar a área prejudicada ou para inspecionar o funcionamento geral da máquina, a fim de saber se alguma peça importante foi atingida pelo desgaste.
Necessidade de substituição da máquina
Caso a oxidação evolua, a ferrugem é difícil de ser reparada e, dependendo do local onde está localizada, o equipamento pode ser atingido não apenas na resistência, mas no próprio funcionamento, sendo necessária a substituição completa da máquina ou de peças específicas.
Aumento de custos inesperados
A manutenção, a substituição de peças ou equipamentos e as pausas na produção causadas pelo desgaste da oxidação resultam em custos diversos para a empresa, muitas vezes, gerando uma despesa que não estava prevista no orçamento.
Maior risco de acidentes
Peças oxidadas podem causar diversos acidentes de trabalho, como cortes e ferimentos. A oxidação também aumenta o risco de quebra de peças, de ruptura de sistemas e de vazamentos de substâncias, situações que podem gerar consequências negativas para a produção, para os profissionais e para o meio ambiente.
Parada forçada das máquinas
Devido às manutenções e às substituições mais frequentes, as máquinas são impedidas de funcionar, promovendo uma ociosidade não planejada e que irá refletir na produção, nos prazos e na lucratividade da empresa.
Essas pausas podem se tornar ainda mais frequentes quando as manutenções preventivas regulares são negligenciadas.
Como evitar oxidação em máquinas?
A oxidação é um processo químico natural, mas causado pela falta de cuidado e manutenção das máquinas. Portanto, pode ser evitado e seu avanço pode ser barrado. Vamos conhecer algumas práticas para manter as máquinas protegidas dessa degradação? Confira:
Verifique a localização dos equipamentos
As máquinas devem estar dispostas em um local seco e limpo, longe da umidade e de fatores externos, como o sol, a chuva e as altas temperaturas.
O local também deve ter boa circulação para que os equipamentos sejam movimentados e manuseados sem risco de impactos e outros incidentes.
Mantenha as máquinas limpas
As máquinas devem ser higienizadas periodicamente, uma vez que a sujeira é um fator de aceleração do processo de oxidação. Portanto, evite que elas sejam expostas à poeira e outras sujidades.
Evite contato com água
A água é o principal agente causador da oxidação. É o contato contínuo com a umidade que estimula o desgaste e a corrosão do material. Por isso, é importante evitar essa proximidade, até mesmo, na hora da higienização.
Ao limpar, prefira métodos que utilizam pouca água e não esqueça de secar bem esses equipamentos para evitar a oxidação.
Leia também: Rolamento axial: o que é, classificação e para que serve?
Faça manutenções preventivas
As manutenções são os momentos ideais para identificar qualquer tipo de desgaste na máquina. Caso seja identificada no estágio inicial, é possível impedir o avanço da oxidação e reparar o dano causado.
Por isso, é tão importante planejar e seguir o calendário de manutenções preventivas e, durante a inspeção, buscar pontos de oxidação para interromper a sua evolução.
Uma dica para eliminar a oxidação ao encontrar os primeiros sinais é lavar o local com água e sabão, secar bem a superfície e, em seguida, aplicar um revestimento protetor sobre o local afetado.
Evite impactos
Os impactos sofridos pelas máquinas facilitam a oxidação e devem ser evitados. Arranhões e amassados removem a tinta protetora e expõem o metal ao ar, originando o desgaste.
Quando for preciso mudar uma máquina de lugar, é fundamental usar equipamentos adequados de transporte, além de uma equipe treinada para evitar quedas e outros problemas com sua estrutura física.
Use lubrificante
Os lubrificantes são uma das principais formas de evitar a oxidação em peças metálicas. Isso porque alguns desses produtos, especialmente aqueles usados em máquinas com alta exposição à umidade, possuem propriedades anticorrosivas, que impedem a oxidação.
A troca de lubrificante acontece durante os períodos de manutenção, segundo as orientações do fabricante ou de acordo com a intensidade de uso da máquina.
No site da Imdepa, você encontra mais informações e opções de lubrificantes, que podem ser utilizados em máquinas industriais.
Veja mais algumas dicas de como evitar a oxidação em máquinas:
- Galvanização: trata-se da aplicação de uma camada de zinco sobre a peça metálica com o intuito de criar mais uma barreira protetora contra a ação da umidade;
- Pintura específica: algumas tintas disponíveis no mercado possuem ação anticorrosiva e impermeabilizante e funcionam como uma camada protetora do metal;
- Ajuda especializada: diante de casos de oxidação, corrosão e ferrugem, é importante procurar a orientação de um técnico especialista. Ele irá avaliar a situação da máquina, identificar as causas do problema e indicar a melhor forma de controlá-lo.
Imdepa: uma distribuidora com foco em qualidade e eficiência
A oxidação em máquinas é comum no segmento industrial, especialmente, quando os equipamentos estão localizados em áreas úmidas e com pouca ventilação. Quando o problema não é controlado corretamente, pode evoluir para corrosão e ferrugem, causando desgaste e comprometendo o desempenho e a durabilidade.
Por isso, é importante investir em manutenção preventiva, limpeza e lubrificação com ação anticorrosiva, estratégias que ajudam a evitar a oxidação e aumentam a vida útil da sua máquina. Para conhecer as nossas opções de lubrificantes e outros produtos para a indústria, visite a loja virtual da IMDEPA. Temos uma ampla variedade de produtos com a qualidade que a sua empresa precisa.
Categorias: Indústria