Máquinas agrícolas

Conheças as principais máquinas agrícolas

Conheças as principais máquinas agrícolas

As máquinas agrícolas são consideradas essenciais no manejo da agricultura devido às muitas vantagens que oferecem ao produtor, como otimização do tempo, redução de custos e aumento da produtividade. Esses equipamentos são o resultado da mecanização agrícola, processo de modernização e aperfeiçoamento do setor rural. A seguir, vamos conhecer os principais tipos de máquinas agrícolas e suas vantagens, além de saber como fazer a manutenção correta destas ferramentas.

O que são máquinas agrícolas? 

Máquinas agrícolas são estruturas ou equipamentos utilizados na agricultura com o objetivo de otimizar os processos e aumentar a produtividade rural. As máquinas são o resultado de uma operação que vem evoluindo ao longo dos anos: a mecanização agrícola.

A mecanização agrícola pode ser definida como um conjunto de práticas empregadas dentro do campo para melhorar o desempenho da atividade rural. Para isso, são adotadas máquinas, implementos, ferramentas e acessórios automatizados.

Com a mecanização agrícola e com a melhoria dos processos, o trabalho desenvolvido no campo se torna mais rápido, produtivo, menos árduo e menos agressivo ao produtor rural e ao meio ambiente, além de aumentar a lucratividade.

Apesar de se destacar atualmente, a mecanização agrícola já vem sendo desenvolvida desde o século 18, com a Revolução Industrial. Nessa época, as primeiras máquinas começaram a ser inseridas no campo.

Antes disso, vale lembrar, a busca por práticas que pudessem melhorar a atividade rural já existia. Foi assim que o homem inventou a roda, criou arados com lâminas de madeira e fabricou as rústicas máquinas de tração animal.

Atualmente, a modernização da agricultura é ainda mais evidente com o uso de recursos digitais, máquinas automáticas, sensores eletrônicos e outros recursos que trouxeram agilidade e diversas vantagens ao segmento, como veremos adiante.

Leia também: O que é manutenção produtiva total e quais são os benefícios

Como as máquinas agrícolas transformaram o trabalho no campo?

A mecanização agrícola chegou para ficar e a tendência é de que as práticas adotadas sejam ainda mais aprimoradas com o passar do tempo. Atualmente, as vantagens obtidas com o uso de máquinas agrícolas são muitas. Confira algumas:

Produção em larga escala

O aumento da produtividade é um dos benefícios mais perceptíveis e que sempre foi perseguido pelo homem do campo. As máquinas ampliam a capacidade produtiva do agricultor, fazendo com que ele produza mais e cada vez melhor.

Com a produção em larga escala, o que antes era voltado apenas ao comércio local pode ser expandido e alcançar outros espaços, como o comércio internacional.

Redução de custos

A economia alcançada com o uso das máquinas agrícolas é percebida de diversas formas. A primeira delas é a redução do desperdício. Com o trabalho mais preciso das máquinas, há menos perda de insumos, além de uma colheita mais eficaz.

Outro ponto que se destaca é a redução de despesas com pessoal. As máquinas agrícolas conseguem realizar boa parte do trabalho humano, com muito mais precisão, rapidez e produtividade, o que afasta a necessidade de contratação.

Simplificação do trabalho rural

Além de aumentar a produção, o agricultor também viu na mecanização a oportunidade de tornar o trabalho no campo menos agressivo, menos cansativo e mais acessível a todos que se dispusessem a investir no ramo.

Otimização do tempo

Todas as fases do processo produtivo se tornam mais ágeis com o uso de máquinas e implementos agrícolas. Imagine que uma colheita manual pode demorar meses para acontecer, enquanto aquela realizada com colheitadeiras, por exemplo, pode ser concluída em poucas semanas.

As máquinas despertaram no homem do campo uma nova forma de ver e de usar o tempo a seu favor, aumentando a velocidade de execução das tarefas, diminuindo o tempo investido na atividade e usando a mão de obra de forma mais racional. 

Melhor adesão aos prazos

A otimização do tempo deu ao agricultor a chance de aderir a novas oportunidades de comercializar seus produtos, ainda que tenha um prazo mais curto para fazer as entregas acordadas.

Melhor aproveitamento do solo

Como a colheita acontece em bem menos tempo, a lavoura tem um período mais longo para se recuperar. Assim, a próxima produção tende a ser mais uniforme e vantajosa ao produtor.

Visite a loja virtual da Imdepa. São mais de 19 mil produtos e muitos benefícios: cashback, clube de vantagens, pagamento facilitado e muito mais. Confira!

Padrão de qualidade

Aumentar a produção sem perder a qualidade é uma combinação perfeita para o agricultor, objetivo também atingido com a implementação das máquinas agrícolas.

Com as novas tecnologias aplicadas, é possível obter grãos mais completos e íntegros, versões cobiçadas e valorizadas pelo mercado. Além disso, o contato do grão com o solo, mãos ou acessórios de colheita é reduzido, o que eleva o grau de higiene da atividade.

Práticas de sustentabilidade

Com as máquinas agrícolas, o agricultor pode extrair todas as vantagens do campo sem, necessariamente, agredi-lo ou prejudicá-lo. Ao contrário, a mecanização permite a melhor implantação de práticas de sustentabilidade.

Essas ações estão contidas no uso racional do solo, na preservação de suas propriedades, no tempo disponibilizado para a sua recuperação, na exploração limitada a áreas previamente demarcadas e definidas.

O aumento da produtividade também reduz a necessidade de expansão da área explorada. Ou seja, é possível produzir mais com o espaço disponível, sem precisar alargar a área de cultivo. Além destas, outras vantagens são:

  • redução do uso de água;
  • redução do uso de produtos químicos no controle de pragas;
  • redução de desperdício em geral.

Leia também: Para que serve a plataforma de corte?

Principais máquinas agrícolas

Agora que você já conhece algumas das muitas vantagens das máquinas agrícolas, é hora de saber um pouco mais sobre os modelos atuais adotados na agricultura. Confira:

Colheitadeiras de grãos

Também chamada de colhedeira, ceifeira ou ceifadeira, a colheitadeira entra em ação na fase final do cultivo. É quando os grãos estão prontos para serem colhidos. A máquina substitui o trabalho humano que, antes, era responsável por esta função.

Além de colher, a colheitadeira faz a debulha e a limpeza dos grãos, eliminando folhagens, pedras e outros detritos inservíveis para o produtor. 

A colheitadeira é uma das máquinas agrícolas que mais agilizam a produção e o cultivo, sendo considerada indispensável. Por esta razão, está sempre evoluindo e oferecendo recursos mais vantajosos ao agricultor.

Escavadeiras

A escavadeira é um aparelho multifuncional, utilizado intensamente na construção civil e também na agricultura. Neste último segmento, a escavadeira é responsável por inúmeras funções. 

A força e a capacidade desta máquina fazem com que ela seja empregada em escavações, movimentação de itens pesados, abertura de estradas e valas e remoção de areia de um ponto para outro.

Também chamada de pá mecânica, a escavadeira é uma máquina muito versátil, além de muito potente. Por desempenhar as suas tarefas com muita rapidez, a escavadeira é uma excelente parceira do agricultor dentro da lavoura.

Harvesters

O harvester é um trator de grande porte desenvolvido para o manejo da madeira, sendo muito utilizado no segmento florestal. É uma máquina agrícola robusta, potente e multifuncional.

Com o harvester é possível desgalhar e derrubar árvores, além de empilhar os troncos e movimentá-los de um ponto a outro. O harvester executa em poucas horas uma tarefa que demoraria semanas para ser concluída, um exemplo claro de produtividade.

Plantadeiras

A plantadeira é responsável pela plantação. Ou seja, é ela que introduz as mudas no solo para que estas cresçam e se desenvolvam. A plantadeira precisa estar acoplada a um trator para desempenhar as suas funções. Por isso, também pode ser considerada um implemento agrícola.

Além de plantar, a plantadeira também dosa a quantidade correta e adequada de mudas, levando em conta a necessidade do produtor. 

Vale ressaltar a diferença básica entre semeadeira e plantadeira. Enquanto a plantadeira é encarregada de lançar mudas de plantas na areia, a semeadeira tem a função de introduzir apenas sementes nas covas.

Leia também: Por que utilizar um aplicador de graxa?

Pulverizadores

Os pulverizadores são máquinas agrícolas com a função específica de aplicar inseticidas, fertilizantes e defensivos na lavoura. O objetivo é evitar, controlar ou eliminar a ação de pragas, insetos e doenças.

Os pulverizadores permitem o manuseio seguro e correto destes produtos químicos, reduzindo os danos causados ao agricultor e às plantas.

A versão convencional do pulverizador funciona com a ajuda de um trator. Por isso, é chamado de tratorizado. Já o pulverizador autopropelido é a versão mais moderna da máquina e funciona sem necessidade de apoio de outra ferramenta. Temos, então, um pulverizador motorizado.

Skidders

O skidder é uma máquina amplamente utilizada no segmento florestal, assim como o harvester. Bastante parecido com um trator, o skidder extrai, movimenta e empilha toras de madeira.

É uma máquina agrícola de grande porte, extremamente potente e robusta, capaz de movimentar árvores inteiras.

O modelo mais comum do skidder possui uma garra mecânica na extremidade, utilizada para prender objetos e cargas. É chamado de skidder grapple.

Em outra versão a garra é substituída por um guincho. Neste caso, temos o skidder chocker. Já o skidder clambunk possui as duas opções de pinçamento: a garra e o guincho.

O skidder é uma máquina que otimiza bastante o tempo na agricultura, em especial na área de extração da madeira.

Tratores 

O trator é aquela máquina agrícola considerada, de fato, vital em toda fazenda, independente do porte. Multifuncional e muito potente, o trator é uma das máquinas de tração mais antigas e adotadas no setor rural.

É um equipamento versátil e útil em inúmeras tarefas, como aragem e descompactação do solo, movimentação e reboque de máquinas e cargas, dentre outras.

O trator é peça-chave na utilização dos implementos agrícolas, como os pulverizadores, as plantadeiras, os arados, as grades e outros acessórios.

Existem tipos diferentes de tratores. Eles podem variar conforme o tamanho, dividindo-se em peças de micro, pequeno, médio e grande porte. Também se diferenciam em relação ao sistema de tração, indo do mais simples ao mais complexo.

Em sua versão mais comum, o trator é composto por uma cabine aberta e motor tradicional. Já o modelo mais moderno possui cabine fechada, motor hidráulico, além de recursos tecnológicos, como o GPS.

Leia também: Quais são os tipos de mangueira e para que servem?

Como fazer manutenção de máquinas agrícolas? 

As máquinas agrícolas são equipamentos robustos, duráveis e desenvolvidos para operar em ambientes áridos e exigentes. Contudo, essas características não fazem destas máquinas itens indestrutíveis.

Ao contrário, tais pontos sugerem a necessidade de investir em manutenção para manter esse maquinário em pleno funcionamento.

A manutenção de máquinas agrícolas deve fazer parte do calendário da fazenda, sendo fundamental a sua execução através de um bom planejamento. Essa organização deve definir o que precisa ser feito, quando e como.

Quando fazer?

O momento certo para fazer a manutenção de máquinas agrícolas varia bastante, mas escolher os períodos de pausa do equipamento, como as entressafras, é uma boa pedida.

O que fazer?

Algumas práticas comuns e consideradas indispensáveis durante a manutenção são:

  • a lubrificação de peças e engrenagens;
  • a substituição ou reparo de peças danificadas;
  • a calibragem dos pneus;
  • a verificação do nível de combustível;
  • a identificação dos prazos de validade dos itens;
  • a limpeza dos sistemas de circulação;
  • a identificação de vazamentos, rasgos e rachaduras;
  • a verificação do freio e dos demais sistemas de segurança;
  • a fixação de peças, dentre outros pontos.

Um cuidado muito importante que se deve ter durante a manutenção das máquinas agrícolas, em especial, na substituição de peças e acessórios danificados é a qualidade do material adquirido.

É fundamental utilizar sempre peças originais, específicas para aquele equipamento, de procedência conhecida e proveniente de fornecedores confiáveis. Esse cuidado é essencial para a continuidade do bom desempenho das máquinas.

Sem dúvidas, é um investimento que vale a pena, pois vai impactar de forma positiva na extensão da vida útil da máquina, na segurança do profissional responsável, na redução de custos e na eficiência do equipamento.

Como fazer?

Existem três tipos de manutenção: preventiva, corretiva e preditiva. 

A manutenção preventiva deve acontecer periodicamente e de forma programada. É a melhor forma de identificar problemas antes que eles se formem e paralisem as máquinas. O reparo e substituição leva em conta a vida útil do equipamento, peça e acessório.

Já a manutenção corretiva é aquela que acontece de forma emergencial, quando a máquina já apresentou defeito. Tem como desvantagens o alto custo e a parada repentina da produção, o que pode resultar em bastante prejuízo ao agricultor.

Por fim, temos a manutenção preditiva, que é realizada com base no monitoramento e análise de índices de desenvolvimento. Apesar de não ser muito comum a sua utilização em máquinas agrícolas, é uma tarefa a ser considerada eventualmente.

IMDEPA: peças de qualidade com procedência garantida

A IMDEPA é referência em distribuição de peças e acessórios, com mais de 60 anos de experiência no mercado. Temos clientes nos mais diversos setores, dentre eles, o segmento agrícola, automotivo e industrial. Conheça a nossa loja virtual e confira de perto o nosso catálogo e a qualidade dos nossos produtos. Acreditamos que a sua satisfação será garantida.

Categorias: Máquinas agrícolas