A arruela autotravante é um integrante que compõe o conjunto de elementos de fixação, como porcas e parafusos, sendo responsável por potencializar a função dessas peças, além de desempenhar outras tarefas igualmente importantes. Ela é produzida, na maioria das vezes, em aço, mas também pode ser encontrada em outros materiais, como alumínio, bronze e cobre. A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre a arruela autotravante que, apesar pequena, é tão necessária em equipamentos industriais dos mais diversos segmentos.
O que é arruela autotravante?
Assim como a porca e o parafuso, a arruela autotravante é um elemento de fixação que trabalha em conjunto com as demais peças. A arruela tem o formato de um pequeno disco achatado, com uma abertura no centro, por onde passa o parafuso durante o processo de montagem.
A arruela autotravante é uma variação da arruela tradicional, já conhecida pelos profissionais. O seu formato específico facilita o seu afrouxamento quando for necessário fazer a desmontagem, o que a torna muito prática, além de versátil.
No mercado, encontramos versões diferentes da arruela, como as peças lisas, onduladas, dentadas, estriadas e de pressão. A arruela autotravante possui capacidade de pressão e fixação maior e mais potente do que o modelo convencional.
A arruela autotravante é feita de liga de aço e também pode ser do tipo zincada, quando passa pelo processo de banho de zinco. Por esta razão, é uma peça muito resistente à oxidação e à corrosão, o que eleva a sua vida útil e eficiência.
Leia também: Mangueira hidráulica: o que é e para que serve?
Como funciona a arruela autotravante?
A principal função da arruela autotravante é atuar como um assento entre a porca e o parafuso, fazendo com que a força que circula entre eles seja exercida com uniformidade e em uma extensão maior da superfície de contato, o que aumenta a eficiência da fixação das peças.
Além disso, a arruela autotravante cumpre outros papéis importantes, como a redução das trepidações, a diminuição da pressão sobre as peças, a cobertura de buracos superdimensionados, a capacidade de vedação e a proteção da superfície.
Mas, de onde vem todo o potencial da arruela autotravante? A alta capacidade de travamento desse tipo de arruela está associada às ranhuras existentes na peça, além dos dentes serrilhados que garantem uma melhor e maior fixação.
Tais características dessa minúscula peça impedem que a porca deslize ou gire, o que causaria afrouxamento dos elementos. Esse afrouxamento aumenta a trepidação, o desgaste, o ruído, o atrito e a temperatura da região.
Quais são os benefícios da arruela autotravante?
A arruela autotravante é uma peça robusta e com um elevado índice de desempenho, além de ser durável e resistente. Com ela, máquinas e equipamentos executam suas funções com muito mais segurança e rapidez. Confira com mais detalhes as vantagens desse tipo de arruela.
Custo-benefício
As arruelas autotravantes são peças fáceis de encontrar e possuem um preço bastante acessível. Desta forma, por ser importante e vantajosa em diversos sentidos, esse tipo de arruela possui um excelente custo-benefício.
Estabilidade
Como vimos, a arruela autotravante confere mais estabilidade ao equipamento, pois evita que as peças fiquem balançando devido ao afrouxamento. Essa característica também reduz o atrito, equilibra a temperatura e reduz o desgaste dos componentes, além de atenuar as trepidações do equipamento.
Redução da necessidade de reapertos
Um sistema de fixação inadequado ou ineficiente faz com que os componentes fiquem frouxos e instáveis, exigindo apertos frequentes da equipe de manutenção. A arruela autotravante diminui essa necessidade, pois promove uma fixação de alto desempenho, abrangendo uma extensão maior da superfície e atuando por muito mais tempo, se comparada aos modelos tradicionais.
Leia também: O que são correias e para que servem?
Economia de tempo e de recursos
Por não exigir reparos e consertos frequentes, as arruelas autotravantes não demandam muita atenção do setor de manutenção, reduzindo o tempo empregado nessa atividade. Ou seja, é possível alcançar pontos bastante positivos, como agilidade e aumento do desempenho no trabalho.
Além disso, os custos envolvidos em inspeção, restauração e substituição diminuem consideravelmente, devido à eficiência e durabilidade da peça.
Contudo, reiteramos a necessidade de investir em uma manutenção regular, fundamental para o aumento da vida útil da arruela autotravante. Falaremos mais dela em um tópico mais adiante.
Durabilidade
A arruela autotravante tem uma vida útil de longa duração devido ao material do qual é composta. O aço, por exemplo, é o mais utilizado. Por esta razão, é uma peça resistente a impactos, à umidade e à corrosão. Por ser uma peça que não se desgasta facilmente, ela é muito vantajosa para a indústria.
Segurança
Com um travamento bem feito, as arruelas aumentam a estabilidade do conjunto de peças responsável pela fixação e, consequentemente, elevam a segurança de todo o equipamento. Assim, há redução de acidentes causados por afrouxamentos e diminuição de danos aos componentes das máquinas.
Principais aplicações da arruela autotravante
Devido ao excelente custo-benefício, preço acessível e variação de modelos, a arruela autotravante é utilizada em inúmeros setores industriais.
Podemos listar como exemplo o segmento automotivo, o setor de eletrônicos, a construção civil, a construção naval, a gestão de resíduos, a produção de energia eólica e solar, o setor de máquinas industriais e também o setor de transporte.
Em relação às aplicações mais específicas, destacamos os ambientes que operam com muita vibração. É o caso das tarefas executadas por máquinas robustas, que movimentam um grande volume de materiais, exigindo mais esforço das peças de fixação.
Como exemplo, podemos citar as colheitadeiras, as empilhadeiras e os veículos automotivos, em especial, modelos de grande porte, como os caminhões.
A arruela autotravante é fabricada a partir de tecnologias inovadoras e modernas, o que confere à peça um desempenho acima da média, se comparada a outros modelos.
Apesar de possuir uma função principal, que é a melhora do desempenho de porcas e parafusos, a arruela autotravante também tem outras aplicações, podendo ser utilizada na fixação de rolamentos, polias e engrenagens.
Como pudemos perceber, a arruela autotravante é um elemento indispensável em ambientes industriais diversos por ter um excelente custo-benefício e oferecer uma gama enorme de aplicações e vantagens.
Leia também: Conheça as diferenças entre a bucha de fixação e desmontagem
Como usar a arruela autotravante?
A arruela autotravante é uma peça simples e fácil de usar, além de possuir uma vida útil bastante duradoura. Entretanto, o seu uso exige alguns cuidados que irão interferir não só na sua eficiência, mas também na sua durabilidade. Confira algumas dicas importantes de uso da arruela autotravante:
Escolha a arruela autotravante correta
Vimos que existem diversos tipos de arruelas autotravantes, com modelos e tamanhos diferentes. Antes de adquirir a sua, é importante saber qual é a melhor opção para a necessidade do seu equipamento. Esse cuidado interfere totalmente no desempenho da arruela.
Não esqueça do torque aplicado ao parafuso
O torque, ou a força empregada para prender um parafuso em seu local de fixação, precisa deixar o parafuso firme, mas não de forma excessiva. Do contrário, a rigidez extrema poderá exigir mais das peças e atrapalhar o movimento realizado pela máquina, além de causar quebras e necessidades de substituição.
Por outro lado, um parafuso com torque abaixo do recomendado resulta em peças frouxas, o que piora ainda mais com as vibrações produzidas pela movimentação do equipamento. Portanto, mesmo com uma boa arruela autotravante, aplicar o torque correto ainda é indispensável.
Crie e siga um calendário de inspeção regular
A inspeção é o momento de verificar com mais detalhes e precisão como estão as peças de fixação, como os parafusos, as porcas e as arruelas. Esse monitoramento deve fazer parte da manutenção preventiva de máquinas e equipamentos.
Considerada fundamental para a detecção precoce de problemas em maquinários, a manutenção preventiva deve ser feita de forma programada e com o auxílio de um profissional experiente em identificar falhas nesse tipo de peça.
Durante a observação, o mecânico poderá identificar peças frouxas ou apertadas demais, além de itens quebrados ou trincados que vão exigir substituição ou reparo.
Além da manutenção preventiva, temos também a manutenção preditiva, que avalia se a máquina está operando dentro do esperado e indicado pelo fabricante. E temos a manutenção corretiva, que tem caráter emergencial, corrigindo falhas que surgem inesperadamente.
Todos os tipos de manutenção são importantes e devem estar incluídas no calendário da empresa.
Invista em peças de qualidade
A etapa final da manutenção também contém uma dica importante, que é a substituição de componentes danificados ou que já cumpriram a sua vida útil. Na hora de comprar peças de reposição, prefira sempre produtos de qualidade reconhecida.
Opte por empresas renomadas e experientes no segmento de fabricação e distribuição de peças, que invistam em bons materiais e tecnologias e que estejam empenhadas em oferecer sempre o melhor para o seu cliente.
Leia também: Retentores: principais modelos e para que servem
IMDEPA: sua distribuidora de peças e acessórios
A IMDEPA é uma distribuidora de peças e acessórios com mais de 60 anos de experiência no mercado. Além de colecionar conhecimento, a IMDEPA também se orgulha de compartilhar qualidade através dos seus produtos e do seu atendimento, sempre personalizado e orientado à satisfação do cliente. Venha conhecer o catálogo de produtos da IMDEPA.
Além de arruelas autotravantes, temos arruelas convencionais, correias, lubrificantes, rolamentos, correntes, mancais e tudo mais que você precisa para manter seu maquinário em pleno funcionamento. E o melhor é que você pode acessar nosso catálogo de forma totalmente online, através da nossa loja virtual. Não perca mais tempo e tenha as melhores peças com a IMDEPA.
Categorias: Peças industriais