A mola pneumática, também conhecida como bexigão, é uma peça simples, porém essencial para o bom desempenho de máquinas e equipamentos de grande porte. Além de multifuncional, é um item resistente, durável e que exige baixa manutenção. Saiba mais sobre esse componente tão necessário para máquinas agrícolas, automotivas e industriais!
O que é mola pneumática?
A mola pneumática é o elemento mais importante do sistema de suspensão de veículos e equipamentos, como caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e industriais.
Ela foi desenvolvida para aprimorar a capacidade de suspensão e o amortecimento de máquinas pesadas, função exercida, até então, pelas molas feitas de aço.
As molas de aço foram usadas durante muito tempo, mas possuíam características indesejáveis, como rigidez, baixo amortecimento, alta vibração e barulho excessivo.
Por outro lado, o bexigão tem um desempenho silencioso e estável, além de alto amortecimento, qualidades relacionadas à sua estrutura física.
A mola é composta por foles de borracha, envolvidos em tecidos resistentes e fixados com dispositivos metálicos. Essa combinação promove firmeza e durabilidade, ainda que esteja operando sob alta pressão.
Leia também: Saiba tudo sobre eixo cardan
Para que serve uma mola pneumática
Por ser um elemento de suspensão, a mola pneumática foi projetada para absorver impactos e vibrações, além de controlar a altura e o nivelamento das cargas transportadas. Tudo isso acontece automaticamente.
Em pulverizadores, por exemplo, o bexigão garante uma aplicação mais precisa e eficiente de insumos, uma vez que os equipamentos operam na altura desejada pelo agricultor.
O princípio de funcionamento da mola pneumática é bem simples. Os foles de borracha formam uma pressão em seu interior, que resulta em uma força de direção axial.
A força gerada é capaz de suportar diversos tipos de cargas, mantendo-as estáveis, seguras e equilibradas, além de melhorar o desempenho da máquina ou veículo em uso.
No setor agrícola, as molas pneumáticas estão presentes em pulverizadores, como já vimos, e em plantadeiras. No setor automotivo, os caminhões e os ônibus são os veículos que mais se beneficiam com a peça.
Já no segmento industrial, a mola pneumática é aplicada em prensas, máquinas de corte, fresadoras e equipamentos que utilizam esteiras ou que realizam diferentes movimentos de rotação.
Podemos elencar as seguintes funções das molas pneumáticas:
- regulagem da altura e da força exercida por máquinas agrícolas, industriais e automotivas;
- absorção de impactos durante o transporte de materiais;
- redução de ruídos e vibrações;
- regulagem de esteiras;
- regulagem de tensão em correias industriais, etc.
Leia também: Rolamentos abaulados: características e funcionalidades
Molas pneumáticas para máquinas agrícolas
As máquinas agrícolas são exemplos de equipamentos pesados que utilizam bastante as molas pneumáticas para aperfeiçoar as suas atribuições. Veja como isso acontece em duas máquinas específicas: o pulverizador e a plantadeira.
Pulverizador
O pulverizador é um dispositivo agrícola usado para disseminar produtos químicos sobre o solo e sobre as plantas com o intuito de nutri-los ou controlar a ação de insetos, ervas daninhas e outras ameaças.
O bom desempenho do pulverizador é medido, basicamente, pela sua capacidade de alcance e pela quantidade de material liberado durante a aplicação.
Quanto maior a cobertura e o alcance, mais efetiva será a pulverização. Mas, onde entra a mola pneumática nesse processo?
A mola pneumática ajuda na regulagem do pulverizador, mantendo o aparelho na altura adequada, de forma que a sua cobertura e o seu alcance atinjam os parâmetros ideais de uso, sem desperdício de produto.
Essa regulagem acontece automaticamente e sem inconsistências, promovendo o máximo de aproveitamento do pulverizador e aperfeiçoando o seu alcance e a sua precisão.
Plantadeira
A plantadeira tem uma das funções mais importantes da agricultura, que é a introdução das sementes no solo para que seja feita a germinação e o cultivo efetivo das plantas.
A semeadeira, como também é chamada essa máquina agrícola, distribui as sementes sobre o solo, seguindo os padrões definidos pelo agricultor, que incluem:
- a profundidade ideal do sulco;
- a quantidade correta de grãos em cada sulco;
- a cobertura dos sulcos após o plantio.
Uma das dificuldades da plantadeira convencional é executar corretamente essas funções quando o terreno é desnivelado. Uma área com ondulações dificulta a distribuição regular das sementes e pode causar perda de material, além de baixa produtividade.
As plantadeiras mais modernas, com molas pneumáticas, conseguem fazer uma germinação uniforme, mesmo em terrenos desnivelados, mantendo a integridade e o aproveitamento satisfatório dos grãos.
A regulação automática de altura e o eficiente sistema de amortecimento, promovidos pela mola pneumática, garantem a introdução correta das sementes e o preenchimento adequado dos sulcos, ainda que o solo possua curvas e outras condições adversas.
Benefícios das molas pneumáticas para máquinas agrícolas
As molas pneumáticas, quando utilizadas nas máquinas agrícolas, conseguem tornar o trabalho no campo muito mais produtivo, econômico, e menos exaustivo. Conheça mais sobre esses e outros benefícios:
Conforto operacional
Diferente dos sistemas convencionais de amortecimento, os bexigões conferem mais estabilidade à máquina agrícola, além de baixo ruído. Com isso, o condutor ganha um controle maior sobre o equipamento, aumentando a sua segurança durante o uso.
Maior integridade da carga
Quando instaladas em caminhões, as molas pneumáticas ajudam a suportar a carga transportada, evitando o movimento indesejado e excessivo causado pelas oscilações das estradas.
Nos ônibus, os passageiros experimentam um conforto parecido e realizam uma viagem mais silenciosa e estável, mesmo em rodovias com muitos buracos, lombadas e outras alterações no asfalto.
Nas máquinas agrícolas, temos maior segurança e integridade das sementes e dos produtos químicos aplicados pela plantadeira e pelo pulverizador, respectivamente, com máximo aproveitamento dos itens.
Estabilidade para as máquinas
As molas pneumáticas promovem o nivelamento automático da máquina, independente das características do solo e sem a necessidade da interferência direta do operador.
Menos desperdício de material
A regulagem da mola pneumática ajusta a altura do pulverizador, fazendo com que a aplicação de herbicidas, fungicidas e fertilizantes aconteça na parte correta da planta, sem perdas significativas.
Um processo similar acontece com a semeadeira, que cumpre com precisão o seu papel de lançar as sementes nos sulcos do terreno, driblando as dificuldades causadas pelo solo irregular.
Produtividade e eficiência
O bexigão assegura às máquinas agrícolas um desempenho acima do esperado, com o máximo de eficiência e mais produtividade, além de reduzir o tempo dedicado à tarefa.
Redução dos custos
Com mais rendimento, precisão nas operações e eficiência no uso de insumos, o agricultor tem seus custos reduzidos em relação ao consumo de combustível e ao desperdício de material.
Além disso, a mola pneumática cria uma camada de proteção sobre peças e sistemas vizinhos, reduzindo o contato direto e contínuo desses itens com outras estruturas e evitando o desgaste precoce dos elementos.
A mola pneumática prolonga a vida útil de máquinas e equipamentos agrícolas, reduzindo as necessidades de manutenção e postergando a substituição de peças e correção de falhas.
Como consequência, o tempo de inatividade é reduzido, ou seja, o fluxo de produção sofre menos interrupções.
Leia também: Cubo de roda: o que é e para que serve?
Manutenção de molas pneumáticas
As molas pneumáticas são peças duráveis e com excelente desempenho ao longo da sua vida útil. A durabilidade pode chegar a 100 mil km rodados. Apesar disso, assim como acontece com todas as peças em uso, a manutenção dos bexigões é essencial.
Após o tempo de vida útil estipulado, já é possível perceber uma queda no rendimento da peça. Além disso, vale destacar que esse prazo pode diminuir em decorrência de acidentes e agressões externas.
Por isso, realizar a manutenção preventiva é a melhor maneira de identificar pequenas falhas e corrigi-las antes que elas se tornem ainda mais danosas.
A manutenção preventiva é feita de forma programada e recorrente, com datas estabelecidas pelo agricultor, de acordo com os períodos de utilização da máquina agrícola e conforme as suas necessidades.
Quando realizada de forma estratégica, é possível inspecionar a máquina sem interferir na execução das suas atividades e sem atrapalhar o fluxo da produção.
Durante a inspeção, deve ser verificado se a mola possui desgastes, trincas ou alguma irregularidade em seu formato. Uma grande vantagem do bexigão é que ele não precisa de lubrificação, o que reduz bastante os custos com manutenção.
Na hora de substituir as molas pneumáticas, algumas orientações devem ser seguidas para garantir o bom desempenho do novo item. Confira as dicas:
- substitua as molas sempre aos pares, evitando juntar uma mola antiga e uma mola nova em um mesmo sistema;
- na hora da instalação, evite que a linha de ar encoste na mola para que a peça não sofra rasgos causados pelo atrito;
- priorizar a qualidade do material é um investimento necessário. Portanto, prefira molas pneumáticas de boa procedência, que também são mais duráveis e resistentes. Na loja virtual da IMDEPA você encontra vários tipos de molas pneumáticas para máquinas agrícolas com os melhores preços do mercado;
- outro cuidado importante, relacionado ao uso diário da mola, é não movimentar a máquina ou o veículo enquanto a peça não estiver totalmente cheia de ar, o que poderá desgastá-la rapidamente.
Imdepa: peças de qualidade para máquinas agrícolas
A mola pneumática é uma peça que não pode faltar no seu estoque de itens de reposição. Com ela, as suas máquinas agrícolas ganham muito mais autonomia, precisão e rendimento. Conheça as molas pneumáticas disponíveis na loja da IMDEPA e potencialize a produtividade da sua lavoura.
Categorias: Autopeças , Peças agrícolas , Peças industriais